Maior evento de criatividade e mídia do Nordeste celebra de 3 mil inscritos e 137 palestrantes

Ana Coelho, fundadora do Scream

Salvador, 06/12/2020 – Com a missão de realizar pela primeira vez de forma 100% online e partindo de mais de três mil inscritos, o Scream Festival 2020 – maior evento de criatividade e mídia do Norte e Nordeste – promoveu gratuitamente, nos dias 4 e 5 de dezembro, 55 painéis e palestras, reunindo 137 palestrantes.

O Scream trouxe como mote central de sua terceira edição o conceito “Chega de normal”. Na programação, quatro trilhas temáticas conectaram com o universo do mercado criativo abordagens complementares às verticais: Cidades – a melhor invenção da humanidade; Cultura e Vocação; Empreendedorismo focado; Inovação aplicada.

A partir do estúdio montado no Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, o Scream contou em sua abertura com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, a presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP e fundadora do festival, Ana Coelho, e Isaac Edington, presidente da Empresa de Turismo – Saltur. No primeiro dia de painéis, discussões que pontuaram desde a conservação, economia e impactos sociais na Baía de Todos os Santos; passando por debate para a produção de conteúdo em casa; até esclarecimentos pontuais sobre LGPD e Publicidade Digital, por exemplo.

Na segunda rodada de conversas – e para encerrar de forma brilhante – o Scream colocou entre as discussões a nova educação, mulheres líderes contra a pandemia, autoconhecimento e o ressignificar do fracasso, marcas e propósitos e agrotech. No painel a Comunicação Afroempreendedora – Iniciativas que Impulsionam o Mercado Criativo – com Jéssica Almeida da W3 Haus e escritora e o publicitário e professor Caio Costa, ponderaram sobre a potência da união de pretos na comunicação para que existam mais lideranças e, com isso, mais diversidade (contemplando neste caso não só pretos, mas outras minorias como PCDs, por exemplo) nas agências de publicidade. “Aquilombar, no sentido de reunir e juntar, para transformar a sociedade”, comentou Jéssica.

Um dos últimos painéis trouxe uma discussão importante: papel das marcas em tempos da infodemia e discursos de ódio, Kika Brandão , da Líder Eixo Consultoria Criativa, Aline Scherer, jornalista, com mediação de Lucas Reis, CEO da Zygon, fizeram uma rica discussão sobre a pandemia de informações – entre verdadeiras e falsas.  Reis em uma das suas falas destacou “como os  anunciantes, as corporações podem escolher se sua verba publicitária financiará conteúdo de qualidade ou produtores de fake news. Já sabemos que dá para se posicionar sem afetar os lucros, e que a comunicação digital deve estar alinhada às políticas de responsabilidade social das companhias, que têm um papel importantíssimo na construção de uma sociedade saudável.”

Sobre o evento, Ana Coelho afirma que “2020 foi desafiador para todo mundo e para o Scream não foi diferente. Desde março, foram meses de análise, pensando em como as coisas estariam em dezembro, como as pessoas queriam, até decidirmos fazer o festival 100% virtual, na primeira semana do último mês do ano, seguindo a tradição, com conteúdo inspirador e todos os protocolos de segurança para realizá-lo em um estúdio que foi ozonizado, instalado em Salvador para manter o endereço característico. Assisti muita coisa do Scream e fiquei muito satisfeita com o conteúdo. Inclusive, o feedback do público foi ótimo, pois a ampla maioria aprovou o resultado final do nosso projeto. E, de fato, há muito o que comemorar, batemos recorde de inscrições, recorde de palestrantes, o evento foi gratuito e abrimos as salas até para os não inscritos no YouTube. Mesmo com a saudade das pessoas e daquela movimentação no centro histórico, é possível afirmar que o evento foi um verdadeiro sucesso”.

Realização – O Salvador Creativity and Media Festival é realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP e Prefeitura Municipal de Salvador, através da Empresa de Turismo – Saltur, em parceria, mais uma vez, com o Sebrae. Nesta edição, contou ainda com apoio da Youpper Insights, Sympla, Bem Querer Consultoria, Bendito Salgado, além das seguintes entidades, agências e veículos de comunicação: Grupo Aratu, Rede Bahia, TV Itapoan, Jovem Pan, Bahia FM, iBahia, GFM, Band, A Tarde, Piatã FM, Rádio Metrópole, Tribuna da Bahia, Bahia Notícias, Let’s Go Bahia, Zygon, Nova Lapa, Meio e Mensagem, Sinapro, Abap, Central de Outdoor, Sepex, Ampro, Uranus 2, Morya, ITS Brasil e Hub Salvador.

Últimas notícias