Live3 reúne empresas da Bahia em evento exclusivo sobre Cibersegurança na Indústria 4.0

Salvador, 25/09/2019 – Se a internet é a chave para muitos problemas, a cibersegurança é uma barreira da quarta revolução industrial. Com o crescente aumento do número de crimes digitais, existem diversas ameaças para os usuários, empresas e governos. Pensando nisso, que a Live3 promoveu um evento, em Salvador, voltado para esses novos desafios.

Focada em fornecer as melhores soluções em TI, a Live3 se juntou ao time da Barracuda NetworksEsyWorld, Furukawa, Ponto da Rede e Prime Telecom para receber um grupo de empresários e executivos da indústria regional. O objetivo principal foi a união de competências das empresas na construção de redes à prova do futuro, para manter dados e processos seguros em ambientes complexos e dinâmicos – como nas áreas de internet das coisas (IoT), além da redução de custos na expansão de redes, através de fibra ótica.

De acordo com o CEO da Live3, Roney Gesteira, é um compromisso trazer esse debate para o mercado local. “Nós buscamos aliados que tragam tecnologia e inovação. O ambiente industrial é crítico e possui suas particularidades com diversas formas de interferência. Em função disso, é necessário uma infraestrutura também segura e adequada, onde entra os nossos parceiros nessa áreas”.

A solução de hardware e software da Barracuda é composta por cerca de dez camadas de proteção. O índice de bloqueio contra ameaças chega a até 99%, e o controle para as empresas pode não ser apenas na esfera digital. Aldir Falheiros (ao lado), Partner Enablement Manager Latin América da Barracuda citou exemplos de proteção em redes de supermercados, hospitais, caixas eletrônicos e até no setor de energia eólica.

“É preciso se adaptar às tendências que tem acontecido ultimamente. Uma delas é o controle de normas da Lei Geral de Proteção de Dados brasileira. A LGPD demanda que as empresas tenham controle de segurança das informações de dados de seus clientes, parceiros ou pessoas que as empresas se relacionam. Então onde a Barracuda entra é, ter dispositivos para empresas de todos os tamanhos, com cinco usuários, até 15 mil, onde temos mais de 20 modelos de soluções para poder cumprir com pontos das normas, garantir que não vai ter vazamento e seus clientes não passem por nenhum tipo de manipulação, roubo ou fuga de informações”, pontuou Aldir. Vale lembrar que a LGPD – Lei 13.709/18 tem prazo para adequação que se encerra em 16 de fevereiro de 2020.

A sociedade conectada demanda também muita velocidade e flexibilidade nas redes físicas. Além de segurança, a implantação requer ainda uma infraestrutura de comunicação adequada e longe de interferências. Para atender essa necessidade, a Furukawa apresentou a linha de soluções específicas para ambientes críticos. A fabricante de equipamentos para redes ópticas aposta em microcabos e na instalação em microdutos, substituindo o tradicional cabeamento estruturado.

“Ela pode ser aplicada em um novo projeto, retrofit, substituição e sempre que o cliente estiver necessidade de mais banda. Ou com problemas como a distância. Com a solução de fibra ótica, conseguimos mostrar para o consumidor final que ele tem algumas vantagens: maior velocidade e economia em relação a espaço ou energia”, reforçou Fernando Gomes (acima), Key Account Maneger da Furukawa.

Últimas notícias