Lenovo apresenta inovações com AI na FEBRABAN TECH 2024

Nova geração de dispositivos e servidores, parcerias, inovação e lançamentos com AI embarcada serão apresentados pela companhia para o setor financeiro durante o evento

Salvador, 26/06/2024 – A Lenovo, líder global no fornecimento de tecnologia inteligente, apresenta na FEBRABAN TECH 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, novos modelos ao portfólio Think com o ThinkPad E14 de 6ª geração e a workstation móvel ThinkPad P16v de 2ª geração, projetados para cargas de trabalho complexas e tecnologias de IA de ponta, assim como a nova linha de servidores, Lenovo ThinkSystem V4, habilitado para IA com o processador Intel Xeon. A companhia também apresentará inovações da sua parceria estratégica global com a Cisco, para fornecer redes e soluções de infraestrutura integradas, além das novidades de soluções de TI com Commvault, Nutanix e RedHat, a fim de impulsionarem o setor financeiro e bancário brasileiro com tecnologia baseadas em IA.

Em sua 34ª edição e com o tema central “A jornada responsável na nova Economia da IA”, a Febraban Tech traz para esse ano a preocupação de bancos de como toda a economia e, principalmente, o setor financeiro, estão se preparando para utilizar de forma responsável novos recursos e avanços da Inteligência Artificial. Mantendo o olhar atento a este cenário, a Lenovo encomendou à consultoria IDC a pesquisa ‘CIO Playbook 2024’, que revela que o Brasil é o maior investidor em infraestrutura de IA da América Latina, com estimativa de investimento de US$ 240 milhões para o país em 2024.

O segmento de bancos, serviços financeiros e seguros (BFSI) se destaca como o mais dinâmico na adoção de IA na América Latina, segundo a pesquisa. Entre as prioridades de negócio de CIOs, a adoção de tecnologias emergentes – como a IA Generativa –, modernização da infraestrutura digital e melhorias na experiência e satisfação do cliente são os motivos pelo aumento nos investimentos em computação de borda e IA, que reflete a tendência de integrar tecnologias cada vez mais inovadoras para obter eficiência e inovação nas operações. Cerca de 51% das instituições financeiras já investiram em IA Generativa, enquanto 45% estão planejando implementar a tecnologia para impulsionar a automatização e otimização de processos, identificação de padrões e na realização de consultas de forma mais eficiente para obtenção de insights mais rápidos.

“A adoção estratégica da IA no setor financeiro pode gerar mais ganho de eficiência, inovação em operações e melhorias na experiência do cliente, e é uma realidade que está sendo muito impulsionada pela necessidade de lidar com grandes volumes de dados, demanda por automação e busca por insights rápidos para melhorar a tomada de decisões. O mercado financeiro está na vanguarda da adoção de tecnologias emergentes, como a IA Generativa, para fortalecer suas operações e serviços, impulsionando a inovação e a competitividade na América Latina.”, explica João Bortone, presidente da Lenovo ISG para América Latina.

MoU com a Cisco

Em junho, a Lenovo e a Cisco firmaram parceria estratégica global para oferecer soluções integradas de infraestrutura e rede, projetadas para acelerar a transformação digital e aumentar a produtividade empresarial por meio de recursos avançados de IA Generativa e ambiente de trabalho digital. A parceria inclui um Memorando de Entendimento (MoU) para desenvolver planos de design, engenharia e execução de soluções turnkey, abrangendo desde a borda até a nuvem, para empresas de todos os tamanhos. Somando o portfólio abrangente habilitado para IA da Lenovo ao ecossistema de rede Cisco Nexus, ambas as empresas querem proporcionar mais desempenho, segurança e escalabilidade aos clientes, com o objetivo de simplificar a implantação operacional, melhorar os resultados dos negócios, dar oportunidades a parceiros, experiência de usuário hiper personalizada, além de acelerar a inovação para uma transformação digital completa.

Parcerias e soluções

A Lenovo também oferece soluções com parceiros líderes do mercado. Com a Commvault, a Lenovo oferece uma solução para proteger e recuperar dados valiosos de organizações empresariais por meio de uma plataforma de proteção de dados, líder da indústria e das premiadas opções de servidores e armazenamento, no qual as companhias estão redefinindo a proteção de dados para garantir a resiliência cibernética para o mundo híbrido.

Já a Nutanix e a Lenovo oferecem uma solução de cluster de infraestrutura hiperconvergente (HCI) que roda na plataforma ThinkAgile HX HCI da Lenovo com o software Nutanix em uma plataforma de gerenciamento de nuvem híbrida para fornecer aos clientes uma solução virtualizada de computação, armazenamento e rede. Com a Red Hat, a Lenovo oferece uma abordagem de nuvem híbrida totalmente aberta e um portfólio que combina as principais plataformas de código aberto da Red Hat e a liderança da Lenovo em hardware empresarial e gerenciamento de infraestrutura. Essas soluções reduzem drasticamente os custos operacionais e aumentam a produtividade para ajudar a impulsionar a inovação.

Lenovo Neptune: Revolução Sustentável na Refrigeração de Data Centers

A Lenovo se destaca por sua exclusiva tecnologia Neptune em soluções de HPC (High Performance Computing), sendo uma abordagem mais inteligente e sustentável para a refrigeração líquida de data centers. Combinando tecnologias que removem o calor dos sistemas, o sistema Lenovo Neptune permite que os componentes operem de forma mais eficiente e a temperaturas mais baixas do que os sistemas tradicionais de refrigeração a ar. Isso resulta em um aumento significativo no desempenho e uma redução de até 40% no consumo de energia. Além de reduzir os custos, o Lenovo Neptune otimiza as cargas de trabalho e promove a sustentabilidade, sendo ideal para o processamento de grandes volumes de dados.

Portfólio Lenovo

Segundo a pesquisa da Lenovo, o setor financeiro vê a IA como uma oportunidade transformadora. Atualizar sistemas e dispositivos para suportar operações financeiras modernas também é uma prioridade, juntamente com o investimento em plataformas de HPC (High Performance Computing), que são extremamente relevantes para a diversidade de aplicações financeiras que demandam alta performance para a eficiência energética e a redução de ruído operacional.

Com parte da sua produção sendo fabricada no Brasil, a Lenovo tem investido constantemente na tecnologia de ponta e processos de produção modernos a fim de garantir qualidade e eficiência ao mercado corporativo. Essa abordagem não só fortalece a posição da Lenovo como líder em soluções tecnológicas avançadas, mas também demonstra seu compromisso em atender às necessidades específicas do setor financeiro, que em colaboração com a Intel, tem sido fundamental para impulsionar a inovação e atender às demandas crescentes do mercado. A parceria tem se destacado cada vez mais por trazer inovações abrangentes no campo da IA, vitais para oferecer soluções robustas e eficientes.

“A Intel está trazendo inovações para todas as áreas do mercado de IA – desde a produção de semicondutores até os sistemas para PCs, redes, bordas e data centers. Nossas plataformas mais recentes, como Intel Xeon, Gaudi e Core Ultra, aliadas ao nosso robusto ecossistema de hardware e software, estão proporcionando soluções versáteis, seguras, sustentáveis e econômicas. Todo esse ecossistema é fortalecido e aprimorado através da colaboração com parceiros como a Lenovo.”, complementa Ricardo Ferraz, diretor da área de AI PC da Intel para Américas.

ThinkPad E14 de 6ª geração

Ideal para profissionais que buscam um dispositivo durável, poderoso e adaptável às necessidades de um ambiente de trabalho híbrido, a nova geração do ThinkPad E14 foi projetada para oferecer um design moderno e de alto desempenho, a fim de aumentar a produtividade e ampliar a colaboração entre times, enquanto impulsiona a mobilidade e otimização de tarefas com recursos de IA. Fabricado no Brasil, é equipado com a plataforma Intel vPro com processadores Intel Core Ultra, com até 64GB de memória DDR5 de 5600MHz, o modelo oferece opções de armazenamento flexíveis com slots duplos para SSDs geração 4×4, permitindo expansões de até 1TB, o que prolonga a vida útil do dispositivo, que se adaptada às crescentes demandas do trabalho moderno.

Quanto ao seu design robusto e elegante, disponível na cor Preto Grafite e com versões em metal ou plástico de até 1,44kg, o ThinkPad E14 de 6ª geração conta com uma tela de 14 polegadas WUXGA (1920×1200) ou WUXGA+ (2240×1400) de proporção 16:10 e até 100% sRGB. Já sua câmera FHD RGB com HDR e áudio imersivo da Harman com Dolby Atmos completam a experiência com os aprimoramentos de IA integrados da Lenovo, que otimizam o dia a dia com a máquina, garantindo videoconferências e multimídia de alta qualidade, além de oferecer recursos mais inteligentes como desfoque de fundo, autoenquadramento, avatar digital e cancelamento de ruído.

Além disso, o ThinkPad E14 de 6ª geração conta com uma ampla gama de portas e conexões: entradas Thunderbolt 4, USB-C, USB-A, HDMI 2.1, RJ45 e para fone de ouvido, garantindo que o usuário esteja sempre conectado e preparado para qualquer tarefa, assim como também com suporte para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.1, para conexões de internet e a dispositivos de forma mais rápida e estável. Já seu teclado proporciona uma experiência de digitação mais confortável e eficiente, destacando-se pelo icônico TrackPoint vermelho com função de ‘Menu Rápido’ com acesso em simples toque duplo, resistência a derramamentos de líquido, além de um touchpad maior (115 x 65 mm).

ThinkPad P16v de 2ª geração

Feito para lidar com cargas de trabalho complexas junto a tecnologias de IA de ponta, a Lenovo apresenta na Febraban Tech 2024 o novo ThinkPad P16v de 2ª Geração, um de seus recentes lançamentos ao portfólio brasileiro de workstations móveis. Com fabricação no Brasil, o modelo vem equipado com processadores Intel Core Ultra, com unidade de processamento neural (NPU) integrada, e GPUs NVIDIA RTX Ada Generation.

A segunda geração da ThinkPad P16v traz produtividade aos usuários em uma ampla gama de setores da indústria. Com sua capacidade de acelerar fluxos de trabalho, desde análise de dados até processos criativos, a nova workstation mobile da Lenovo tem como objetivo transformar a forma como os profissionais trabalham, proporcionando eficiência e inovação em cada tarefa, além de serem adaptadas para atender às demandas emergentes para desenvolvimento de modelos de IA.

Lenovo ThinkSystem V4 equipado com processadores Intel Xeon

A próxima geração da linha Lenovo ThinkSystem V4 chega com soluções equipadas com processadores Intel® Xeon®. Projetado para tornar a IA acessível ao mesmo tempo que flexível às necessidades de qualquer empresa, o portfólio inclui novas soluções habilitadas para IA que garantem a combinação certa para ajudar clientes a integrar a IA em seus fluxos de trabalho com novos servidores otimizados para maximizar o desempenho e a eficiência para cargas de trabalho específicas. Além disso, as novas soluções de Gerenciamento de Sistemas da Lenovo, agora alimentadas por IA generativa, automatizam e simplificam a implantação e configuração em redes de computação cada vez mais distribuídas.

Serviço

FEBRABAN TECH 2024

Data: 25, 26 e 27 de junho

Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo, SP

Últimas notícias