Inscrições para 4º Programa de Empreendedorismo Industrial são prorrogadas até o dia 17/10

A EDP é uma das empresas parceiras da iniciativa e tem dois desafios a serem executados pelas startups

Salvador, 13/10/2022 – As inscrições para a 4ª edição do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial foram prorrogadas até o dia 17/10. Essa é a maior chamada de inovação aberta do Espírito Santo e tem como objetivo conectar os desafios de grandes empresas com as propostas de soluções de startups. A EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, é uma das empresas parceiras da iniciativa com dois desafios abertos. As inscrições podem ser realizadas na plataforma Inovação para Indústria por startups e spin-off de base tecnológica de todo o país.

Os projetos selecionados passam pelo método de aceleração do Findeslab. O processo inclui acompanhamento estruturado, investimento necessário para criar um produto inovador viável, com acesso à tecnologia e ambiente de alta densidade, com networking e conexões. Por meio do programa, serão destinados R$ 6 milhões em recursos para financiar o desenvolvimento das soluções selecionadas.

Desafios da EDP

A EDP é uma das parceiras do programa e busca soluções inovadoras para dois desafios. Em um deles, a ideia é desenvolver uma solução computacional em nuvem que utilize técnicas de machine learning e analytics na auditoria, identificação de outliers e Business Inteligence (BI) para identificar possíveis melhorias no processo de trabalho das equipes de campo. Já no outro desafio, o objetivo é desenvolver uma solução que contribua para a inspeção de anomalias nas unidades consumidoras causadas por falhas ou intervenções no sistema de medição. Mais informações sobre os desafios da EDP estão disponíveis aqui.

A participação da EDP no 4º Programa de Empreendedorismo Industrial está alinhada ao compromisso assumido pela empresa para impulsionar a inovação no Espírito Santo junto às instituições que compõem a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Como funciona

As empresas propõem os desafios, que são divulgados em edital pelo Findeslab. As startups submetem suas propostas de solução para os desafios. Os projetos são selecionados com base na sua competência tecnológica, e os planos de projeto são elaborados. Depois, ocorre a execução colaborativa do projeto.

Cada projeto selecionado receberá até R$ 220 mil em recursos financeiros, aportados por meio do edital, para serem desenvolvidos. Durante um ano, as startups terão acesso à rede de mentores e especialistas para apoio no desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking e apoio dos laboratórios do Findeslab. O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional atuará em conjunto às startups para concepção e desenvolvimento de protótipos.

Últimas notícias