IA generativa, segurança cibernética, futuro do trabalho, singularidade, human augmentation pautam primeiro dia do Congresso SUCESU 2023

Salvador, 15/06/2023 – Pode a Inteligência Artificial criar consciência e entender a sua própria existência? Em quanto tempo o Orga (ser orgânico, biológico, racional) será substituído pelo Mecha (forma de vida criada pelo homem)? Na obra de ficção científica criada por Stanley Kubrick e Steven Spielberg, o filme A. I.: Artificial Intelligence vemos robôs (androides) que replicam a aparência humana, chegando a emular sentimentos. A película tem nuances filosóficas e leva o expectador a um paradoxo existencial: máquinas inteligentes, com sentimentos, empatia, e teoricamente imortais vão subverter a finitude humana?

Na palestra de abertura do maior evento de Tecnologia da Informação da Bahia, o Congresso SUCESU BA 2023, no Hotel Deville Prime, em Itapuã, o CEO da empresa de Inteligência Artificial Woopi e Diretor de P&D do Stefanini IT Group, corporação brasileira de alcance global com 35 anos de atuação no mercado de tecnologia e transformação digital nos negócios na América Latina, Alex Winetzki falou sobre os atuais sistemas de IAgen ou Inteligência Artificial Generativa conseguem resolver uma gama de problemas complexos, contudo, não são conscientes como é amplamente alardeado.

Winetzki apresentou a palestra memorável: Como a IA generativa muda o mundo, de trabalho a educação, da criatividade a relações pessoais, para 750 congressistas inscritos, maior público do evento até hoje.

Alex falou sobre LLM – Language Large Model, algoritmo de inteligência artificial que usa técnicas de aprendizado profundo (machine learning) e conjuntos massivos de dados para resumir, gerar e prever novos conteúdos. O termo IAgen também está ligado aos LLMs, que são, na verdade, um tipo de IA generativa que foi arquitetada especificamente para ajudar a gerar conteúdo baseado em texto.

“O grande salto é o que chamamos de singularidade, quando a IA toma algum tipo de consciência, onde teremos outra entidade inteligente habitando nosso planeta. O fato é que nesse momento não vivemos essa realidade, nem temos tecnologia para sustentar isso. Hoje temos um papagaio hiperinteligente, capaz de imitar a maneira que o ser humano fala com muita propriedade, mas não é capaz de pensar a respeito do que está fazendo”, analisa o especialista.

Singularidade Tecnológica é a hipótese que relaciona o crescimento tecnológico desenfreado da super inteligência artificial a mudanças irreversíveis na civilização humana.

Talento, propósito, human augmentation, futuro do trabalho e carreiras

De acordo com o CEO, a IA generativa tem o potencial de criar projetos de alta complexidade em termos de produtividade, além de impactar no mercado de trabalho. Para ele, o desemprego virá em posições estratégicas, ao contrário do que se pensa.

“Quando qualquer grande tecnologia surge temos sensíveis mudanças no modo de produção e nas relações de trabalho. Os profissionais mais ameaçados são aqueles no meio da cadeia produtiva, com 4 a 5 anos de carreira. A ameaça não é para o profissional sênior, nem para quem está na base. Eu não vejo pessoas talentosas ameaçadas pela nova tecnologia, pois quem se destaca vai aproveitar as novas ferramentas para evoluir. Não se fala em substituição ou replacement, a visão é mais alinhada ao que o Gartner chama de Human Augmentation, ou seja, um modelo centrado no ser humano trabalhando em parceria com a IA para aprimorar o desempenho cognitivo”, pontua.

A experiência do cliente é uma das áreas que pode ser beneficiada com sistemas de Augmented Intelligence, que permitirão agilidade, redução de erros e personalização, sobretudo nas áreas jurídicas, financeira e suporte técnico.

Enquanto postos de trabalho podem ser extintos, novas carreiras devem ser criadas com a aceleração dos processos de Augmented Intelligence trazendo grande impacto no futuro do trabalho, com exponencial possibilidade de automação em setores que os humanos terão de se adaptar a trabalhar em conjunto com as máquinas. A IA pode abrir novos cenários para profissões em nichos como: redação especializada, ciência forense, diagnóstico médico, finanças, suporte de saúde.

Painéis, patrocinadores, segurança cibernética, happy hour

No primeiro dia de Congresso, patrocinadores Diamante, Ouro e Prata apresentaram painéis concorridos, como a apresentação do Patrocinador Diamante POSITIVO & INTEL, com Leandro Belli, Pre Sales para Instituições Públicas e Tiago Scalco, Tecnologia Educacional Instituições Públicas da POSITIVO.

O painel do Patrocinador Diamante: Como os clientes usam as soluções Extreme Networks para levar engajamento total ao público, como o palestrante Renato Chaves, Regional Director Brazil & Southern Cone da SERVIX.

Painel do Patrocinador Prata: Como gerar eficiência na sua organização com o uso de IA, com os palestrantes João Lourenço Botti, Diretor Presidente da ACP Group, Hugo Morais, Account Executive for Public Sector da SAS Brasil e Aline Riquetti, Senior Industry Consultant – Fraud Solutions na SAS Brasil.

Para encerrar o primeiro dia de Congresso SUCESU 2023, A palestra da Patrocinadora Prata: Inteligência de Ameaças Cibernéticas para o Mundo Smart, apresentada pela CEO da TecnoAtiva, Andrea Campelo que trouxe um panorama da constante evolução dos riscos e vulnerabilidades cibernéticas e vazamento de dados.

“A inteligência de ameaça cibernética é um componente fundamental na arquitetura de cibersegurança. Então, como o risco cibernético evolui muito rápido é muito importante ter um novo olhar para esse contexto, para evoluirmos a partir dos ataques que estão ocorrendo. Buscando aprender e manter nosso ambiente digital cada vez mais seguro, até com a jornada da inteligência artificial. Estamos trazendo para o Congresso a solução Cisco Umbrela, que proporciona segurança de borda, para ter um DNS seguro e prover uma camada de segurança inteligente. A TecnoAtiva já participa do Congresso SUCESU BA há 24 anos e nos sentimos honrados em fazer parte desse evento tão importante para a nossa comunidade TI na Bahia”, concluiu Campelo.

No final das palestras que ocorreram na Plenária principal do hotel, os congressistas participaram do Coquetel de Lançamento do Congresso, à beira da piscina com música ao vivo e muita descontração.

O Congresso SUCESU 2023 continua neste dia 15 de junho com muito conteúdo e apresentações como a do Especialista em IA Generativa, Gil Giardelli que abordará a temática: AI Economy – A era da economia da inteligência artificial.

A mesa redonda com o tema do evento: Tecnologias que Impulsionam Negócios, com o Superintendente de Gestão Administrativa do Ministério Público do Estado da Bahia, Frederico Welington Silveira Soares, o CTO da LM Soluções de Mobilidade, Alexandre Bianco, o Diretor Executivo no Gartner, Jaime Gama e o Diretor de Tecnologia da Rede Bahia, Romildo Fausto.

Foto: Equipe SUCESU

E finalizando com premiações, sorteios e a apresentação do humorista Renato Piaba, no Momento de Diversão.

Para a realização de mais uma edição, o Congresso SUCESU BA conta com o incentivo dos:

Patrocinadores diamante: TLD Teledata, Fortinet, Intel, Positivo Tecnologia, Servix, Ingram, IBM, VS Data, Forcepoint, Extreme Networks, TD Sidney.

Patrocinadores Ouro: XSite, Netskope, Kaspersky, VTech, Systech, ESY, Convergint, Seal Telecom, Varonis.

Patrocinadores Prata: RedHat, Dell Technologies, Compushop, Sysdesign, Selbetti, ACP, Avansys Ciberian, TecnoAtiva, ACP Group, TD Synnex.

Patrocinadores Flex: 3Corp, Service IT, Login Informática, Lanlink, ComDados, XLogic, Algar Telecom, Chip, Horus, With Secure.

E os Apoiadores: TI Bahia, Epson, VMware, Simpress, SonicWall, Ahgora, PureStorage, Brasoftware, Diagrama Tecnologia, Green4T, Studio Games, Gaspari Tecnologia, Abas – Associação Baiana de Startups, Cirion, Techchannel IT Solutions, CLM.

Mais info e inscrições no link: https://sucesuba.org.br/congresso2023/

Últimas notícias