Fundação Amazônia Sustentável avança na gestão de dados com SAP Datasphere e SAP Analytics Cloud

Salvador, 04/09/2024 – A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) alcançou um importante avanço na gestão de dados relacionados aos projetos conduzidos na região Amazônica, graças à adoção do SAP Datasphere e do SAP Analytics Cloud. A coleta, o cruzamento e a análise integrada de dados relacionados aos negócios apoiados pela incubadora da FAS nas comunidades ribeirinhas e indígenas da região Amazônica já se traduzem em tomadas de decisão mais sustentáveis para os projetos atendidos.

O objetivo principal do projeto, além da governança financeira e da transparência das prestações de contas da Fundação, é cruzar temporalidade e territórios de atuação, permitindo diferentes combinações e análises preditivas relacionadas à alocação de recursos e ao impacto real na comunidade, dos pontos de vista ambiental e social.

“Agora temos acesso a painéis bastante completos para, por exemplo, fazer o acompanhamento de cotas fluviométricas, o que nos permite ajustar o cronograma de projetos; compreender a tendência de dados da seca, o que afeta diretamente os negócios ribeirinhos e de comunidades indígenas; é possível visualizar resultados e impactos das iniciativas por território de atuação; além de enxergar vários projetos de forma integrada”, explica Michelle Costa, Superintendente de Gestão de Planejamento da FAS. “Como consequência, aumentamos a segurança no direcionamento de investimentos, com decisões impulsionadas por dados, direcionando projetos vigentes e confirmando apoios que ainda sejam necessários para o alcance da prosperidade”, complementa Michelle.

Desde 2015, a SAP apoia a Fundação Amazônia Sustentável por meio de tecnologia, educação e empreendedorismo, num projeto inédito de consolidação e análise de informações, com uso de tecnologia da SAP para o desenvolvimento e a conservação da Amazônia. O suporte da SAP envolve doação de softwares, organização de voluntariado, treinamentos e consultoria, inclusão digital e mentoria a pequenos empreendedores, envolvendo respectivamente os programas de Gestão e Transparência (PGT) e de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa), além da Incubadora de Negócios da FAS.

“A equipe da FAS visualiza séries históricas de aplicação de recursos e produção, além do detalhamento financeiro de cada projeto, permitindo ampliar a eficiência e a transparência sobre a alocação de recursos. Com base nos dados estão tomando as melhores decisões. Estamos entusiasmados com os avanços alcançados”, avaliou Junior Freitas, vice-presidente de Business Technology Platform da SAP Brasil.

Os projetos de empreendedorismo na área de turismo movimentam aproximadamente 6 milhões de reais por ano e apoiam, diretamente, 16 empreendimentos que atuam na área de pesca esportiva e turismo de base comunitária, beneficiando mais de mil famílias atendidas pela FAS. O projeto de gestão do conhecimento entrega para a FAS uma visão holística que possibilita relacionar suas doações, ajudando empresas parceiras a distinguir suas atuações na conservação da floresta e no desenvolvimento sustentável.

Outra iniciativa a destacar envolve as decisões de investimentos sobre a cadeia do pirarucu, cujos projetos específicos envolveram a construção de uma câmara frigorífica e de uma salgadeira do pescado. Isso reduziu significativamente a dependência de atravessadores, proporcionando maior autonomia às comunidades e assegurando o estoque de pescado com vistas à regulação de preços no mercado.

O aumento de assertividade na tomada de decisões nesta cadeia também se reflete no planejamento de aumento de investimentos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçú-Purus, dividindo o foco com a RDS Mamirauá e atendendo a um anseio dos moradores e usuários deste território. A decisão envolve o potencial de pesca na região e os resultados alcançados com investimentos já realizados – um cruzamento de informações que foi possível pelo uso da tecnologia SAP. A RDS Piagaçú-Purus, que abriga 1517 famílias e mais de 6 mil habitantes, é forte na produção de castanha e pescado.

Além de apoiar a FAS em sua jornada de dados, a SAP incluiu na doação de soluções o SAP Sustainability Control Tower, que possibilitou à FAS iniciar o processo de digitalização da estratégia sustentável, publicando incialmente cinco indicadores, suas metas e suas ambições estratégicas. Entre os planos futuros está a inclusão de todos os indicadores que atendem as premissas das ODS pautadas pelo World Economic Fórum.

Como próximos passos, a FAS iniciou um conjunto de ações voltadas à democratização de informações, planejando e realizando oficinas nas comunidade, focadas nos líderes e empreendedores, para que se familiarizem com as ferramentas SAP e possam interpretar gráficos e painéis contendo seus próprios resultados e estabelecem uma lógica mais inteligente de pensar seus negócios, interpretando seus melhores e piores resultados, possibilitando que a solução parta de quem é diretamente afetado pelas circunstâncias.

Últimas notícias