Congresso SUCESU 2023: Fortinet e TLD TeleData mostram tendências para a cibersegurança para os próximos anos

Salvador, 20/06/2023 – O Patrocinador Diamante Fortinet, empresa líder mundial em segurança de redes trouxe para o Congresso SUCESU BA 2023, a palestra: Desafio dos CIOs e Tendências da Cibersegurança para os Próximos Anos, apresentada pelo Business Delevelopment Manager da Fortinet, Leonardo Andrade.

O relatório, produzido em parceria com a Marsh & McLennan e o Zurich Insurance Group é baseado em pontos de vista de mais de 1.200 especialistas em risco global, formuladores de políticas e líderes da indústria.

O documento mostra ainda a escassez de habilidades profissionais em segurança cibernética é crítica, automação e DevOps serão críticos para a segurança, Code to Cloud e os Fabrics de segurança passarão soluções pontuais em segurança na nuvem, a pesquisa é fundamenta nos seguintes números: 34% dos entrevistados dizendo que há lacunas de habilidades em suas equipes e 14% dizendo que carecem de habilidades específicas para proteger suas organizações.

De acordo com o Gartner, 99% das falhas de segurança na nuvem serão ocasionadas por um erro humano até 2025, seja um erro do usuário, caindo em um ataque de phishing ou uma ação interna maliciosa, mas a maior parte é por uma implementação de segurança incorreta.

“No relatório do Fórum Econômico Mundial 2023, tanto no recorte de curto prazo, quanto de longo prazo, uma das grandes preocupações de riscos globais está relacionada à cibersegurança. Na análise com foco no Brasil, o risco cibernético não está entre as principais preocupações. A gestão ainda não enxerga a cibersegurança como uma questão de negócio. Com o agravante de que a falta de profissionais qualificados é crítica. É crucial a capacidade de aportar uma adicional de segurança nas corporações. São vários vetores que auxiliam na tomada de decisão”, analisa Andrade.

Parceira local da Fortinet e também Patrocinador Diamante do Congresso, a TLD TeleData, empresa com sede em Salvador e forte expertise na oferta de soluções de segurança da informação avançadas e omnichannel reafirmou a parceria com a SUCESU por aproximadamete 10 anos.

“Estamos felizes com quase uma década de profícua parceria com a SUCESU e o resultado das ações promovidas ao longo de todo o ano. O Congresso deste ano superou todas as expectativas do ponto de vista de público, conteúdo e engajamento dos participantes: congressistas e patrocinadores. No Congresso entregamos muita informação olhando o contexto da cibersegurança, junto com a Fortinet. Apresentamos os conceitos e tendências de cibersegurança ratificando o nosso propósito que é conectar a sociedade em transformação e tornar os ambientes organizacionais cada vez mais seguros”, explicou o CEO da TLD TeleData, Ricardo Oliveira.

Detecção e resposta de rede

O FortiNDR identifica incidentes de segurança cibernética em andamento com base em atividades anômalas de rede, acelerando a investigação e a resposta a incidentes.

Para combater a sofisticação das ameaças cibernéticas atuais e o volume de atividade de rede onde os invasores podem se esconder, a Fortinet utiliza IA artificial para reduzir tarefas exaustivas que um analista de SOC precisa realizar.

Um modelo de Machine learning (aprendizado de máquina) avalia a atividade normal da rede, encontra desvios, classifica o código associado ao tráfego anormal e realiza uma pesquisa de surto para determinar o escopo de possíveis incidentes. Quando integrado a outras ferramentas em todo o Fortinet Security Fabric, o FortiNDR pode iniciar respostas automáticas para melhorar a eficiência do SOC.

Previsões para Segurança em Nuvem

Dentre as ameaças previstas pelo laboratório de segurança da informação da Fortinet para 2023 destacam-se: Cybercrime as a Service – Com a ação dos cibercriminosos por meio do Ransomware as a Service, a dark web será inundada de novos vetores de ataques, crescimento da inteligência dos atacantes com cibercriminosos atuando na dark web para reunir dados sobre um alvo específico, lavagem e automação de dinheiro com o crime usando automação para dificultar rastreamento de dinheiro ilícito, metaverso e uma nova onda de crimes cibernéticos, aumento de malware Wiper como sinal de alerta.

Assim, se torna necessário entender o ciclo de vida de um ataque para proteger suas redes, implementar segmentação da rede, trabalhar com plataforma de rede de segurança ampla, integrada e automatizada, usar serviços de sandbox e de DRP.

Últimas notícias