Evento na Bahia vai apresentar tecnologia capaz de salvar vidas na indústria de petróleo e gás

Bahia Oil&Gas Energy destacará dispositivo que agiliza em 30% a evacuação em áreas de risco

Salvador, 20/05/2024 – Nas últimas duas décadas, a indústria de petróleo e gás na Bahia registrou pelo menos quatro graves acidentes, com sérios danos ambientais, sendo um deles com morte. O mais recente ocorreu em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, em 2021, ainda presente na memória da comunidade. Mostrar como a tecnologia pode ajudar a salvar vidas nessa atividade de grande risco é uma das atrações da Bahia Oil&Gas Energy, que ocorre de 20 a 24 de maio na capital baiana.

O evento atrai profissionais do cenário nacional e internacional, tendo como foco assuntos relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e integração energética.

Na Arena Inovação do evento, a startup baiana Trackfy está com um estande demonstrando como uma solução tecnológica agiliza a identificação de sinistros e, mais que isso, acelera a evacuação nessas áreas. O co-fundador e CEO da empresa, Túlio Cerviño (foto), também ministrará uma palestra apresentando histórias de sucesso no uso da tecnologia no sentido de salvar vidas. Dados comprovam que ela é capaz de reduzir em 30% o tempo de evacuação de uma área acometida por incidente. Além disso, a eficiência na resposta também tem impacto financeiro, podendo gerar economias de até R$ 2 milhões ao evitar as consequências dessas ocorrências.

Em linhas gerais, a solução que estará em destaque consiste em um dispositivo que fica acoplado em capacetes e crachás dos funcionários de uma planta industrial ou canteiro de obras. Esse dispositivo emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. Por meio de recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos, os gestores têm uma análise online de onde esse profissional está e a situação no ambiente de trabalho.

Ao primeiro indício ou sinal de acidente ou outro evento do gênero, decisões podem ser tomadas de imediato. A solução logo permite enxergar quando trabalhadores estão em zonas de risco ou afetadas pelos sinistros. Dessa forma, a evacuação e qualquer outra medida necessária (socorro, por exemplo) podem ser providenciadas antes que o pior aconteça, explica Cerviño.

“Abordaremos na Bahia Oil&Gas Energy cases que comprovam a melhoria da segurança e da produtividade na indústria de petróleo e gás, principalmente. Além da palestra, estaremos com um estande na Arena Inovação, explicando a nossa solução e detalhando tais cases”, pontua o CEO da Trackfy.

A startup baiana já fornece a inovação a grandes empresas de polos fabris, tanto da Bahia como de São Paulo (Cubatão e Mauá). Tratam-se de corporações dos setores químico, petroquímico, siderurgia, mineração e construção civil.

O CEO da Trackfy reitera que a solução tem como finalidade exclusiva a gestão operacional de canteiros e plantas. Assim, todos os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da legislação trabalhista são rigorosamente respeitados. “É, também, uma solução alinhada a três dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, sublinha Cerviño.

A Bahia Oil&Gas Energy ocorre no Centro de Convenções de Salvador. Deve reunir mais de 10 mil participantes, 200 estandes, representantes de 15 países e cinco segmentos da cadeia produtiva de óleo e gás.

Últimas notícias