Congresso Sucesu 2019 reúne cerca de 450 CIOs no Hotel Deville

Salvador, 21/10/2019 – O Congresso de Informática e Telecomunicações realizado pela Sucesu Bahia já tem a marca de um evento de referência na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O presidente da entidade, Luiz Henrique Prates, confirma a avaliação comparando 2019 com as edições anteriores.

“Este ano tivemos uma lotação maior do que esperávamos. Estou muito feliz porque a adesão foi grande, as palestras estão excelentes e o nível está muito bom. Acho que já é um sucesso”, destacou.

O público estimado desta 9ª edição é de, aproximadamente, 450 participantes, entre profissionais, CIOs, diretores e gerentes de TI, acadêmicos e estudantes. A associação é uma das mais expressiva organização não governamental do setor no Brasil. Luiz Prates (foto) destaca que a SUCESU-BA sempre promoveu eventos para fomentar o uso da TIC e desenvolver a área no estado.

“A cada edição trazemos temas atualizados, como a LGPD, que é uma das grandes preocupações para os CIOs e Gestores de Empresas privadas e órgãos públicos. Porque na realidade o papel da SUCESU-BA é fomentar a tecnologia e mostrar o que há de novidade no meio”, completou o presidente.

Outro ponto forte do evento é a oportunidade de networking que o ambiente oferece. Cerca de 20 patrocinadores estiveram presentes como expositores, mostrando seus serviços e soluções para os CIOs presentes. É o que pontua o diretor comercial da TeleData.

“A gente entende que o mercado de tecnologia está em evolução, a SUCESU, há alguns anos, tem uma representatividade importante nesse mercado e nosso objetivo maior aqui é nos fazer presente e trocar informações com clientes e quem sabe fazer negócios com os parceiros que estejam, por aqui”, disse Ricardo Luiz. A TeleData é uma empresa de quase 30 anos, que trabalha com soluções integradas de comunicação e de infraestrutura, com foco na segurança da informação. Atua nos estados da Bahia e Sergipe.

Uma outra empresa presente foi a Xlogic, que atua tanto no mercado público quanto privado. Para o diretor de negócios da marca, o público do evento é misto e ajuda eles atingirem – de forma estratégica – os dois lados em uma oportunidade única.

“Atuamos no mercado há 13 anos, com foco na infraestrutura e segurança de TI. Estamos no estande com o parceiro Arcserve – que é uma solução de backup, mas com conceito não apenas da cópia de dados, e sim de continuidade de negócios. É você pensar que, se perder um dado, ou um servidor, como é que a ferramenta vai lhe ajudar a continuidade desse negócio? Além disso temos outros parceiros que ajudam entregar produtos e serviços como, firewall, antivírus, gestão e credencial de senhas e outros”, explicou Vicente Vale.

Além da troca de experiência sobre tendências e estratégias do mercado de TIC, o encontro permite mesmo a aproximação entre organizações públicas e privadas – ponto destacado pelos participantes. Entre eles a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia e Companhia de Governança Eletrônica – da Prefeitura de Salvador.

Comissão Organizadora do Evento

Carlos Borges, diretor de infraestrutura tecnológica e conectividade da PRODEB, reforçou que esse é o maior congresso de TI da Bahia. E a companhia não poderia deixar de estar presente num momento desse. Ele considera positiva a presença no evento e citou ainda como o setor pode dinamizar a economia baiana.

“Eu acho que a principal iniciativa do estado hoje para área de tecnologia é o SAC digital. Hoje se você for fazer qualquer tipo de operação no SAC, você faz agendamento na plataforma que da infraestrutura para diversos serviços. Que é o que o mundo está fazendo, tornando os serviços mais eficientes, rápidos, baratos e com qualidade de atendimento maior”.

Geral do Público no Evento

Já Cláudio Maltez, diretor de tecnologia da Cogel, falou que nesses últimos seis anos e meio a prefeitura tem passado por um processo de transformação digital muito forte e que vai continuar trabalhando para permitir uma melhor prestação de serviço ao cidadão na área de educação, saúde, assistência social e também turística.

“A gente está fazendo agora uma licitação grande para tentar harmonizar esses outros temas todos de tecnologia. Temos pensado em como fazer Salvador uma cidade inteligente. Temos feito uma série de investimentos para melhor conectar a população, conseguir processar tudo isso numa nuvem híbrida, com toda segurança para que a gente tenha maior governança dos dados”, completou.

Últimas notícias