Começa amanhã o Hackathon do Ministério Público da Bahia

Salvador, 06/11/2019 – O Hackathon MPBA 2019 – Maratona de Programação em Prol da Sociedade é um evento no qual os participantes desenvolverão soluções de tecnologia da informação, que serão disponibilizadas à população e aos integrantes do Ministério Público do Estado da Bahia, para que possam ser utilizadas como ferramentas de defesa social.

Esta primeira edição do Hackathon MPBA 2019 – Maratona de Programação em Prol da Sociedade, que tem como tema DEFESA SOCIAL e subtemas Combate à CriminalidadeProteção da Infância e Juventude e Combate a Improbidade Administrativa, será realizada entre os dias 07 e 09 de novembro, na Sede Principal do Ministério Público do Estado da Bahia, localizada na 5ª Avenida, n° 750, do CAB. Os objetivos do evento são como fomentar o espírito cívico e explorar a utilização de diferentes formas de defesa social com o apoio de soluções de tecnologia da informação.

Mas, o que significa DEFESA SOCIAL e seus subtemas ?

DEFESA SOCIAL é um conceito amplo mas que remete a proteção da sociedade e garantia dos seus direitos. Nesta linha, são propostos três subtemas para o evento.

Atuando no Combate à Criminalidade, na defesa dos direitos do cidadão na área criminal, individual ou coletivamente, o Ministério Público do Estado da Bahia atua incessantemente em atividades de orientação e proteção, realizando atendimentos, analisando as questões criminais apresentadas e seu devido encaminhamento, a exemplo de uma singela ocorrência de furto ou roubo de celular, passando por situações de racismo e violência doméstica, bem como os complexos casos de atuação do crime organizado no tráfico de drogas ou lesão ao patrimônio público.”

Proteção e Promoção dos direitos da Infância e Juventude atua na defesa da criança e do adolescente, numa sociedade democrática, e se torna um princípio fundamental para seu engrandecimento. Investir, proteger e, acima de tudo, criar mecanismos para o desenvolvimento desses pequenos seres é a chave para que qualquer país, o nosso em especial, tenha uma chance no futuro. O Ministério Público do Estado da Bahia tem, nesse campo, um papel primordial, não somente como fiscalizador das implantação das normas que viabilização essa proteção mas, acima de tudo, como fomentador das políticas públicas necessárias para esse fim, tanto na área da saúde, convivência familiar, proteção, segurança e bem-estar, como coibindo violências perpetrados contra elas.

Combate à Improbidade Administrativa relaciona-se com o dever dos agentes públicos têm de promover o bem comum, agindo em obediência ao que determinam a Constituição Federal e as leis. Por isso, aquele que utiliza o cargo público para favorecer interesse seu ou de terceiros, em confronto com o que impõem a Constituição e as leis, age de maneira corrupta. O Ministério Público do Estado da Bahia tem como missão defender o patrimônio público e a moralidade administrativa e, para isso, atua de forma a orientar a ação dos gestores, para que se conformem à Constituição e às leis. Sua missão inclui, ainda, adotar providências judiciais para responsabilizar aqueles que eventualmente praticam atos de corrupção, garantindo a reparação dos danos causados e a aplicação das punições previstas no ordenamento jurídico. Além disso, o Ministério Público do Estado da Bahia age de maneira a incentivar o aprimoramento do controle social, fazendo com que os cidadãos tenham cada vez mais condições de acompanharem os atos dos agentes públicos e participarem da gestão governamental. Todos os cidadãos têm direito de saber como aqueles que ocupam cargos públicos estão desempenhando suas funções e a principal ferramenta para isso é a transparência na gestão pública.

Quais serão os desafios de TI relacionados com o tema e subtemas ?

Para cada subtema relacionado acima, serão apresentados dois desafios de tecnologia da informação. Mas isso só ocorrerá na ABERTURA do Hackathon MPBA 2019 – Maratona de Programação em Prol da Sociedade quando, também, Promotores de Justiça realizarão palestras explicativas sobre cada um desses subtemas.

Quanto custa para participar?

Nada. É um evento totalmente gratuito, basta fazer sua inscrição na maratona e trazer seu espírito cívico e ideias. Hackathon MPBA 2019 – Maratona de Programação em Prol da Sociedade disponibilizará alimentação sem custos para todos os maratonistas durante todo o evento.

Últimas notícias