Capco comenta na Febraban Tech como o uso da nuvem pode acelerar retorno de investimento

Tema será abordado durante o maior evento de tecnologia e inovação do setor, a Febraban Tech, no qual a consultoria também é uma das patrocinadoras

Salvador, 29/06/2023 – A Capco, consultoria global de gestão e tecnologia do grupo Wipro para o setor financeiro, estará no principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, a Febraban Tech, que acontece de 27 a 29 de junho, no Transamérica Expo Center, na capital paulista. Além de ser uma das patrocinadoras do evento, a consultoria comentará sobre o relatório global “Cloud Transformation Accelerators For Banks To Maximize ROI” (em tradução livre: Aceleradores de transformação em nuvem para maximizar ROI dos bancos) da série “Bancos Globais Alcançando as Nuvens – Propostas para Líderes”, realizada pela Wipro.

O estudo foi feito com base em pesquisas com executivos sêniores de organizações bancárias. Eles demonstram estar cientes que precisam estar envolvidos na transformação trazida pelo uso da nuvem, pois ela é capaz de ajudar os bancos a maximizar seu ROI e construir um modelo de negócios altamente capacitado para atender desafios que surgem a cada segundo. “Os bancos devem ter abordagens bem direcionadas para ter uma gestão bem-sucedida de seus ativos num cenário de transformação digital intensa, além de manter as equipes em constante troca de informações. Além disso, não é recomendado apenas seguir modelos prontos, mas estarem atentas às suas demandas internas e às de seus clientes para construírem seu DNA organizacional rumo a um futuro ascendente e desafiador que a tecnologia traz”, explica o Luciano Sobral (foto), partner na Capco Brasil.

A análise da Capco destaca 5 aceleradores que podem impulsionar essa transformação:

1) Abraçar a inovação e a eficiência de custo – A combinação dessas duas características pode melhorar o ROI. Pesquisas com executivos sêniores de organizações bancárias mostraram que as instituições registraram crescimento médio de receita de 4% ao usar a nuvem para criar novos produtos, serviços e modelos de negócio, e reduziu o custo médio em 3,2%.

2) Consolidar a supremacia funcional para tornar a nuvem uma poderosa agenda para toda a empresa – O suporte integrado de todos os executivos seniores é outro acelerador crucial da transformação da nuvem e pode ser alcançado estabelecendo uma nuvem central para sincronizar os esforços de transformação em toda a empresa.

3) Estar preparado para mudanças rápidas e frequentes no ambiente operacional – Os bancos terão que antecipar a dinâmica do mercado externo e as mudanças internas em modelos de TI existentes. O mais recente exemplo foi a pandemia. A pesquisa Wipro FullStride Cloud Survey mostrou que aproximadamente 70% dos bancos aumentaram a prioridade do uso da nuvem para melhorar a experiência do cliente e cerca de 50% aumentaram seu investimento geral em nuvem devido à pandemia.

4) Adoção síncrona de nuvem e tecnologias contemporâneas – À medida que os bancos adotam novas tecnologias e atualizam sistemas e processos, enfrentam desafios de duplicação, escassez de talentos, continuidade dos negócios e disparidade funcional, que os impede de maximizar o ROI. Os bancos precisam combiná-los com a adoção da nuvem, pois isso oferece benefícios significativos e abre caminhos para a inovação digital.

5) Usar o poder do ecossistema de nuvem para produzir um efeito de recuperação – Um modelo de parceria bem planejado com fornecedores de TI pode ajudar os bancos a ter melhor gestão de custos no longo prazo.

“Investimentos em nuvem bem planejados e direcionados para as necessidades dos bancos e seus clientes invariavelmente se convertem em bons resultados para as organizações. Na velocidade com a qual a tecnologia avança e propõe desafios às empresas, os benefícios serão percebidos cada vez mais rápido como é inerente à transformação digital”, conclui o Sobral.

A análise (em inglês) pode ser acessada AQUI.

Últimas notícias