Campus Mobile reúne mais de 160 estudantes para imersão em inovação e temas sociais

Salvador, 06/03/2023 – Criado com o objetivo de fomentar a participação de universitários, mestrandos, doutorandos e recém-formados do ensino superior no ecossistema de inovação aberta, o Campus Mobile, todos os anos, reúne jovens para desenvolver aplicações mobile que promovam impacto social. Para inspirar e contribuir para a formação dos participantes, chamados de mobilianos, o Instituto Claro promove uma maratona de atividades que acontece entre os dias 5 e 10 de março e contará com importantes profissionais do segmento de tecnologia e de diversos setores da sociedade. Neste ano, depois de dois anos sendo realizado de forma online, o encontro volta a ser presencial.

O programa Campus Mobile é realizado pelo LSI-TEC, braço tecnológico do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP. A professora de Sistemas Eletrônicos na POLI-USP e coordenadora geral do programa de talentos, Roseli de Deus Lopes, reitera que o objetivo do concurso é identificar talentos e incentivar os jovens a acreditarem no seu potencial, seguirem carreira acadêmica ou empreender em seu próprio negócio. “O Campus Mobile é de fundamental importância para que os estudantes possam estar sempre atentos às dificuldades sociais para tentar resolver problemas reais.”- afirma Roseli.

Na programação da Semana Imersiva, como é conhecida a série de palestras, mentorias, maratonas de programação e oficinas, serão abordados temas como inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e direitos humanos. Ela foi criada para aprofundar o conhecimento e incentivar os talentos que desejam atuar no segmento de conteúdo e serviços mobile a pensarem em soluções que priorizem o impacto social.

Incluído na programação da Semana, o “Mix Up” é um evento de integração realizado na sede da Claro para dar boas-vindas aos jovens, falar sobre empregabilidade na área de tecnologia, oferecer oportunidade de networking para quem já esteve no Campus Mobile ao mesmo tempo em que participantes da edição atual terão acesso a referências da evolução de carreira e de startups do programa. O momento também promove a integração dos participantes com as diversas áreas da Claro.

“O Campus Mobile foi criado com a missão de capacitar talentos que consigam usar a tecnologia em prol da transformação social, pensando soluções que tragam impactos benéficos à população. Somado a isso, a pluralidade do conteúdo compartilhado durante a Semana Imersiva torna-se um ativo extremamente rico para a formação profissional e pessoal de cada um dos participantes, contribuindo para democratizar o conhecimento para a população como um todo e deixar um legado ao país. É uma honra estar presente neste momento”, afirma Daniely Gomiero, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Claro e Vice-presidente de Projetos do Instituto Claro.

“O beOn Claro está sempre em busca de oportunidades para colaborar com jovens empreendedores e estudantes universitários para o desenvolvimento de soluções que possam contribuir para a melhora de importantes áreas da sociedade. Como um dos principais promotores do ecossistema de inovação aberta, o beOn vem apoiando todas as edições do Campus Mobile, iniciativa fundamental para a promoção de um ambiente favorável à criação de projetos e o aperfeiçoamento dos jovens durante a jornada de criação”, afirma Rodrigo Assad, diretor do beOn Claro.

Ao final da Semana de Imersão, serão escolhidos, em uma cerimônia de premiação, três projetos finalistas de cada uma das seis categorias: Diversidade, Educação, Saúde, Smart Cities, Smart Farms e Games. E, ao final do programa, são eleitos os seis projetos vencedores, um de cada categoria. Além de um prêmio em dinheiro, os ganhadores recebem uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecerem algumas das mais importantes universidades e empresas de tecnologia do mundo, criando a oportunidade de troca de experiências com grandes pesquisadores e profissionais de inovação da Califórnia.

Esta é a 11ª edição do concurso de inovação e conta com a participação de 89 equipes, formadas por até três participantes, somando 165 universitários, 9 mestrandos e 8 doutorandos, além de recém-formados 62 de universidades. Os grupos contam com a mentoria de 6 mentores e 18 embaixadores.

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