Anatel realiza workshop sobre Wi-Fi 6

Evento virtual é aberto a todos os interessados

Salvador, 26/09/2022 – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza na próxima terça-feira, 27 de setembro, o workshop virtual Wi-fi 6: possibilidades de negócio e soluções tecnológicas. O evento é aberto a todos os interessados e será realizado por meio da plataforma Teams.

O workshop está estruturado em dois painéis. No primeiro, que terá início às 10h, serão discutidos Novos usos do espectro: oportunidades e inovação no ambiente de negócios (a transmissão desse painel será feita pelo endereço bit.ly/WorkshopWi-Fi6-10h); o segundo painel, às 14h, discutirá Os desafios e as soluções para uma alocação dinâmica do espectro (a transmissão será realizada por meio do endereço bit.ly/WorkshopWi-Fi6-14h).

O evento contará com palestras de representantes da Abranet, da Broadcomm, da Cisco, da Federated Wireless, da HPE Aruba, da Intel e da Qualcomm.

O Wi-Fi 6 é o padrão mais recente para conexões sem fio, também conhecido como 802.11ax. O protocolo evolui as especificações anteriores, permitindo velocidades, escala e flexibilidade superiores, adaptando-se à nova demanda de conectividade decorrente da massificação da Internet das Coisas e de aplicações intensivas em dados, como realidades aumentadas/virtuais ou transmissões em 4K e 8K.

Com o evento, a Anatel pretende fomentar o ecossistema nascente de aplicações inovadoras baseadas no uso não licenciado da faixa de 6 GHz, a partir da apresentação de novos modelos de negócio diretamente pelas principais referências do mercado. O workshop também contará com a participação dos responsáveis pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas como a Automated Frequency Allocation (AFC), que habilitarão esses usos por meio de uma alocação dinâmica do espectro plena e funcional.

O AFC – ou Automação de Frequência Automatizada – é um sistema computacional que permite a coordenação dinâmica do espectro entre emissores licenciados e não licenciados em uma mesma faixa de frequência. A partir dessa alocação de espectro, a tecnologia habilita o uso de aplicações não licenciadas outdoor, transmitindo nessas bandas, sem prejuízo para serviços licenciados prioritários.

Últimas notícias