Udemy oferece recomendações para capacitar equipes em habilidades de IA generativa

Salvador, 26/06/2024 – Com a crescente adoção da inteligência artificial no mundo corporativo e a necessidade das equipes em aplicá-la nas suas tarefas diárias, as empresas precisam implementar programas de aprendizado eficazes para equipar as suas equipes com as habilidades necessárias para aproveitar ao máximo as capacidades associadas à IA generativa.

De acordo com um relatório do McKinsey Global Institute (MGI), prevê-se que até 2030 sejam necessárias 12 milhões de transições de carreira, devido à adoção acelerada da IA generativa. Nesse contexto, a Udemy, um dos principais marketplaces de habilidades e plataformas de aprendizado online, indica um passo a passo para gerir um programa de aprendizado de IA generativa numa empresa, com o objetivo de obter os melhores resultados e, ao mesmo tempo, envolver os funcionários no seu próprio aprendizado.

1. Dedique tempo para aprender habilidades de IA generativa em equipe.

Para os líderes, declarar que estão focados nesse aprendizado não é suficiente. É importante também dedicar tempo para aprender junto com as equipes. Para isso, agendar horários dedicados a isso e organizar reuniões estruturadas que permitam o aprendizado conjunto é fundamental para alcançar resultados.

Um relatório recente da Udemy revelou que, embora a maioria dos funcionários (88%) concorde que uma liderança eficaz é essencial para o sucesso das iniciativas de IA generativa, quase metade (45%) duvida da prontidão da alta administração para aproveitar as oportunidades e mitigar os riscos trazidos pela IA generativa. Portanto, os líderes devem aprender junto com as suas equipes, para aumentar o seu compromisso tanto com os funcionários quanto com outras partes interessadas.

2. Aprender junto é melhor.

A rápida adoção da IA generativa exige o desenvolvimento de novas habilidades. Embora o aprendizado que se baseia em conhecimentos e estudos prévios seja eficaz, medidas adicionais podem ajudar as pessoas a adquirirem novas habilidades mais rapidamente.

Para obter melhores resultados, começar com grupos pequenos, com o objetivo de construir confiança e reduzir a pressão de aprender individualmente, assim como iniciar com o aprendizado de conhecimentos básicos, ajudará as equipes a entender e trocar informações e opiniões sobre esse tópico desde o início.

3. Celebre conquistas e aprendizados.

À medida que as equipes aprendem a usar essas ferramentas e começam a aplicá-las com mais frequência e eficácia, elas descobrem o valor que elas trarão para as suas vidas profissionais dentro e fora da organização.

Para isso, é necessário implementar essas ferramentas nas suas funções e atividades diárias. Permitir que a equipe tome a iniciativa de aplicar o que aprendeu em várias tarefas incentiva a responsabilidade e a experimentação criativa, aumentando a probabilidade de que os colaboradores continuem a usar a IA generativa e desenvolvam habilidades mais avançadas.

Algumas ideia são criar espaços nos quais as equipes possam compartilhar conquistas usando IA generativa e acompanhar cada uma dessas conquistas com uma breve discussão sobre o que foi aprendido. Por exemplo, como a qualidade do trabalho melhorou, se tempo ou dinheiro foi economizado ou como os membros da equipe se beneficiaram. Destacar e celebrar essas conquistas é muito importante.

4. Prepare-se para diferentes níveis de entusiasmo.

O uso de novas tecnologias pode ser avassalador para os funcionários; é importante lembrar que sempre existe uma curva de aprendizado. A taxa de adoção não é a mesma para todos e a IA generativa não é exceção.

Educar as equipes e fornecer a elas as informações necessárias para que estejam cientes das suas capacidades e da importância de aprender essa nova tecnologia, além de possuir certas habilidades que as ajudarão no seu trabalho diário, é fundamental para o uso a longo prazo dessa tecnologia.

5. Garanta o uso consistente e responsável.

À medida que as equipes aprendem a usar essa ferramenta, surge a oportunidade de discutir as regras e expectativas de uso.

É importante ter conversas frequentes e antecipadas com a equipe sobre as expectativas para o uso da IA generativa. Criar políticas oficiais e compartilhar os padrões e princípios da empresa ajuda as equipes a se manterem informadas e alinhadas dentro da organização.

Integrar essas abordagens ao processo de aprendizado com as equipes ajuda a orientá-las de maneira mais eficaz na jornada para adquirir novas habilidades em IA generativa, tornando o trabalho mais produtivo, estratégico e eficaz.

Últimas notícias