UCSal recebe final da 26a Olimpíada Brasileira de Informática

Pela segunda vez, a Universidade sediará a final regional da competição em Salvador. O evento acontece nos dias 21 e 28 de setembro.

Salvador, 20/09/2024 – A Universidade Católica do Salvador (UCSal) sediará a final regional da 26a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma das principais competições educacionais da capital baiana, que tem como objetivo despertar o interesse pela área de Computação e promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas. As finais regionais acontecem nos dias 21 e 28 de setembro, reunindo alunos de diversas escolas da Bahia.

A OBI, organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), oferece uma oportunidade única para que os estudantes desenvolvam habilidades, como pensamento crítico e criatividade. Pelo segundo ano consecutivo, a UCSal recebe a terceira fase da competição em Salvador, isso proporciona aos alunos da região uma oportunidade de participar de um evento de alto nível sem precisar se deslocar para outros estados.

“A participação de alunos do ensino médio e do primeiro ano do ensino superior é muito importante para o desenvolvimento de habilidades lógicas e de programação, que são essenciais na formação de futuros profissionais da área de tecnologia da informação”, relatou o professor Osvaldo Requião, coordenador da Escola de Tecnologias da UCSal.

A competição é dividida em duas modalidades, programação e iniciação. Na modalidade de programação, a prova exige conhecimento em programação e é necessário prover um computador por participante. Já na modalidade de iniciação, os estudantes que ainda não sabem programar competem resolvendo problemas de lógica e problemas de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel na ocasião da prova e cada modalidade possui diferentes níveis de complexidade.

“Essa experiência proporciona aos alunos, tanto de ensino fundamental quanto médio, o contato com a área da Computação. Talvez jovens que têm aptidão para essa área não a escolhessem
simplesmente porque não a experimentaram. Ter essa experiência dentro de uma universidade aproxima os estudantes desse ambiente”, contou a profa. Christianne Dalforno, professora de
Engenharia de Software da UCSal e organizadora desta fase.

A final regional da OBI é mais uma ação que a UCSal desenvolve para fortalecer a tecnologia e a educação. Com a realização de eventos como este, a Universidade se posiciona cada vez mais
como referência no cenário acadêmico e tecnológico da Bahia, aproximando jovens estudantes de uma carreira promissora na área da Inovação.

Últimas notícias