Senac finaliza primeira fase do maior sistema educacional do país
Salvador, 05/12/2019 – Em 2015 o Senac abraçou uma importante missão: desenvolver uma ferramenta que otimizasse todo processo educacional para centenas de regionais em todo o Brasil. Em setembro de 2017, o Senac Mato Grosso do Sul, que liderou o projeto, deu o pontapé inicial para a construção do Sistema Integrado de Gestão (SIG), que contou com o trabalho da DB1 Global Software, uma empresa do DB1 Group especializada no desenvolvimento de software e tecnologias sob demanda.
Trata-se de um dos maiores sistemas de gestão educacional do Brasil, com impacto direto em mais de um milhão de alunos em programas de capacitação técnica profissional, além do corpo docente e área administrativa.
O objetivo do SIG é padronizar o sistema de gestão de ensino de todas as regionais do Senac no país, permitindo a troca de informações entre essas unidades e o Senac nacional.
“Já tínhamos um sistema de gestão que diversas regionais do SENAC utilizavam, mas não havia padronização. Então coube a nós desenvolvermos um recurso que abrangesse todos os 27 estados, ou seja, um sistema único e padronizado para todo Brasil. O Senac vai ser outro após a instalação dessa nova solução! Temos certeza que esse sistema vai cumprir a missão que nos foi dada no início: unir o Brasil de forma digital”, explica Vitor Mello, diretor regional do Senac Mato Grosso do Sul. “Tivemos a grata felicidade pela DB1 ter se disposto a participar da licitação que fizemos no Senac para as contratações, que consiste num processo dificílimo, contendo toda uma pontuação técnica, e na qual a DB1 se consagrou vencedora. Sinal de que é uma empresa sólida, consistente e que eu recomendo”, conclui.
A partir da definição das capacitações, realizada pelo Senac Nacional, todas as unidades poderão usufruir do sistema que centraliza os processos de matrícula (online ou presencial), gestão e recursos necessários para as aulas, presença, desempenho dos alunos, emissão dos certificados e gestão financeira.
Nesta primeira fase, o sistema já foi implementado com sucesso no Mato Grosso do Sul e na Bahia, tendo a primeira matrícula efetuada na unidade de Corumbá – MS. Outros 24 estados devem iniciar a implementação a partir de 2020.
O desenvolvimento do SIG, em linguagem .Net, contou com a dedicação de quase 100 pessoas, entre profissionais da DB1 Global Software e do Senac, que atuaram no desenvolvimento de software, gestão de projetos, UX, entre outros. O SIG também foi integrado aos sistemas já existentes, como o de gestão empresarial (ERP, Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês) contratados anteriormente pela instituição.
“O SIG é um dos maiores programas e um dos mais estratégicos para o Senac em nível nacional. A primeira fase de implementação no Mato Grosso do Sul e na Bahia, diretórios regionais que serviram de piloto para testes de usabilidade, ajudará a aperfeiçoar o sistema para que ele possa chegar aos demais estados de forma que atenda todas as expectativas. É um sistema ´vivo´, sempre em mudança, conforme as sugestões e necessidades que forem surgindo”, explica Giulliano Cassio de Souza Rosa, diretor de Sistemas Integrados de Gestão do Senac MS.
Para Edson Marco Ferrari Junior, gerente de projetos da DB1 Global Software, “desenvolver um projeto desse porte para o Senac e com abrangência nacional nos enche de orgulho. Construir o SIG a quatro mãos em parceria com o Senac MS foi um marco para a DB1 Global Software, que contou com mais de 54 pessoas envolvidas no desenvolvimento desta solução, ajudando a levar ainda mais inovação ao Senac e ao ensino profissional no Brasil”, comenta.
O DB1 Group anunciou no último dia 21/11 um novo escritório em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para estar ainda mais próxima da equipe do Senac MS e para aproveitar as oportunidades de negócios em tecnologia e inovação e atrair talentos que o estado apresenta. Atualmente o grupo conta com 28 colaboradores e 17 vagas abertas na cidade.
Integração
Há alguns anos, o Senac vem unificando suas operações, com a padronização da marca, a integração da rede de EAD e do modelo de ensino (hoje, um curso ministrado no Acre tem o mesmo formato e conteúdo de um ministrado no Rio Grande do Sul, por exemplo). “Tínhamos sistemas educacionais diferentes e não integrados, o que dificultava a operação do Senac. A partir dessa premissa, surgiu a necessidade de desenvolver um sistema educacional unificado de acordo com a legislação vigente para educação profissional, que é totalmente diferente das regras para o ensino médio ou educação superior. Era preciso desenvolver um novo projeto, já que não há no mercado um modelo totalmente aderente ao negócio do Senac”, conta Giulliano.
Para o executivo, a DB1 mostrou seu profissionalismo desde o início, com um atendimento sempre pronto para ajudar e com grande conhecimento técnico.