Primeira Sala de Aula Digital para CFCs é lançada no Brasil

Salvador, 05/06/2020 – A Procondutor acaba de lançar a Sala de Aula Digital, plataforma para ensino presencial on-line desenvolvida para manter instrutores e alunos conectados. O recurso tecnológico conta com ferramentas de videoaulas que atendem as regras de ensino remoto da Deliberação Contran Nº 189/2020, que autoriza a realização de aulas técnico-teóricas a distância como forma de garantir a segurança da população em meio à atual crise de saúde ocasionada pela pandemia de Covid-19.

Segundo a diretora da Procondutor, Claudia de Moraes, as ferramentas surgem como aliadas para que os CFCs sigam funcionando e os alunos possam obter a primeira habilitação. “A plataforma é totalmente comandada pelo instrutor teórico e disponibiliza tudo o que ele precisa para criar a experiência de uma sala de aula presencial, só que on-line”, diz.

Para iniciar a aula, o instrutor gera um código de acesso e envia aos alunos por e-mail ou aplicativo de mensagens e, ao clicar no link, o aluno é direcionado para a Sala de Aula Digital, que conta com mecanismos de segurança de acordo com a Deliberação do Contran 189/2020 e também está apta para atender requisitos adicionais estabelecidos pelas portarias dos Detrans. Obrigatoriamente, no começo e final de cada aula, a plataforma faz a validação de identidade através do reconhecimento facial de ambos. O sistema organiza a carga horária das horas de aulas realizadas pelo aluno e depois envia os dados para o Detran, garantindo que o CFC tenha certeza da carga horária aplicada para cada aluno.

O sistema de transmissão ao vivo permite que o instrutor dê aulas em tempo real, pelo computador, tablet ou celular, interagindo com os alunos e esclarecendo dúvidas, com segurança e controle de presença. Eles podem trocar arquivos, documentos e imagens pelo chat durante a aula.

Facilidades para instrutores e alunos

Além de permitir a interação entre instrutores e alunos com toda a segurança, a plataforma disponibiliza o conteúdo para o curso de 1ª habilitação em duas versões: a do instrutor e a do aluno. Na primeira opção, o instrutor encontra orientações pedagógicas de como abordar os conteúdos, dinâmicas para serem realizadas durante a aula, debates e uma curadoria de vídeos conectados com o conteúdo. Além disso, ele conta com vídeos, animações, infográficos, exercícios e simulados para montar a aula presencial on-line como quiser e, assim, torná-la mais atrativa e dinâmica aos alunos. “Há também a opção de sugestões de cronogramas de aulas para facilitar a vida do instrutor, mas ele continua com total liberdade para utilizar os temas de cada módulo na ordem e da maneira que desejar”, sugere Claudia.

Já a versão do aluno permite o acesso a matérias de apoio e exercícios que podem ser utilizados durante ou após a transmissão das aulas. É possível acessar o conteúdo exposto pelo instrutor, fazer anotações e realizar as tarefas utilizando computador, tablet ou celular quando e onde quiser. “O aluno também pode testar seus conhecimentos com exercícios e um simulado ao final de cada módulo”, diz.

Mesmo com a quantidade de recursos oferecidos pela plataforma, Claudia de Moraes reforça a importância do instrutor durante todo o processo. “A tecnologia é apenas uma ferramenta e o papel do instrutor é e sempre será fundamental na formação de novos condutores”, conclui.

Últimas notícias