Número de projetos inscritos no Solve For Tomorrow Brasil cresceu 402% desde 2014

Programa global de educação da Samsung já impactou mais de 6 mil escolas públicas e realiza a sua 10ª edição brasileira em 2023; Confira o balanço da iniciativa desde 2014

Salvador, 03/02/2023 – O Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, já impactou mais de 6 mil escolas públicas em todo o território nacional, a iniciativa tem coordenação geral realizada pelo Cenpec e é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem protótipos com soluções inovadoras utilizando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Além de representar o compromisso da Samsung em usar a tecnologia como ferramenta para promover avanços no sistema educacional, o Solve For Tomorrow tem sido uma forma de reconhecer os esforços de alunos e professores que criam soluções inovadoras e criativas em prol das pessoas e do planeta, tornando a sociedade um lugar cada vez melhor para todos. Veja abaixo informações de balanço do programa desde 2014, quando foi anunciada a primeira edição brasileira.

Solve For Tomorrow em números

Um comparativo entre a primeira e a última edição do Solve For Tomorrow, aponta um aumento de 402% no número de projetos inscritos. Outro número significativo é na quantidade de professores participantes, que cresceu em 809% ao longo dos últimos nove anos. Além disso, aumentou em 28% o número de escolas inscritas no programa em todas as edições.

“A programação do Solve For Tomorrow é permeada de acordo com o contexto educacional do país, trazendo ações específicas, oferecendo materiais e experiências que colaboram para o surgimento de soluções de impacto, capazes de contribuir com a sociedade e as comunidades em que vivem os alunos e professores envolvidos”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. E complementa: “Para aqueles interessados no tema, mas que não participam da iniciativa por meio de um projeto inscrito, também são disponibilizadas na plataforma do Solve for Tomorrow materiais gratuitos com base nas temáticas relacionadas à iniciativa. São conteúdos acadêmicos abertos ao público em geral”.

“A cada edição, o Solve For Tomorrow estabelece um diálogo direto com os desafios reais do cotidiano dos estudantes. Nesta última, por exemplo, foram muitos os projetos que abordaram questões sobre sustentabilidade, educação e saúde, temas em alta no contexto em que vivemos. Então, de muitas maneiras, o Prêmio reforça o potencial da nossa juventude para inovar e transformar positivamente a sua realidade. Trata-se de uma iniciativa realmente comprometida com o enfrentamento das desigualdades”, afirma Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec.

Mentoria Solve For Tomorrow

Em sua 7ª edição, realizada em 2020, o Solve For Tomorrow incluiu na programação cursos digitais e webinars, bem como sessões de mentoria. Com elas, as 20 equipes semifinalistas e as 10 finalistas puderam contar com o suporte de mentores e especialistas voluntários da Samsung para aprimorar seus projetos. Já em 2022, as mentorias foram ampliadas e disponibilizadas logo na primeira etapa do programa, possibilitando o atendimento para alunos e professores no período de inscrições e aumentando suas chances de avançar paras as etapas seguintes.

Alguns professores das últimas edições do programa compartilham sua experiência com relação às mentorias e concordam que são ações importantes para o desenvolvimento dos projetos e dos alunos. “A mentoria é um forte apoio teórico e metodológico para refletirmos, ela auxilia a equipe e complementa o projeto”, afirma Minelly Azevedo da Silva, professora de química da equipe que ficou em 2º lugar entre os vencedores nacionais da 9ª edição do programa.

Já para a professora de anatomia e fisiologia Pachiele da Silva Cabral, orientadora da equipe de Araci, Bahia, que ficou entre os mais votados pelo júri popular também na 9ª edição do programa, as mentorias foram importantes para lidar com as dificuldades no processo de criação do protótipo. “É muito bom porque às vezes chegamos com uma ideia e o mentor levanta questionamentos e orientações importantes para que tenhamos um protótipo em mãos. Ele mostra o caminho, nos fazendo repensar o que é possível dentro das nossas limitações”.

Estados de maior destaque

O Nordeste é a região de maior destaque do Solve For Tomorrow Brasil desde sua primeira edição. Além disso, o estado do Ceará é o primeiro na lista de Vencedores Nacionais, sendo o município de Cascavel o que contabiliza mais vitórias. Já os estados de São Paulo e Pernambuco ocupam as duas seguintes posições em relação ao número de projetos vencedores. Confira abaixo a lista de municípios na categoria Vencedores Nacionais e Juri Popular em todas as edições até hoje:

Ceará – Total de prêmios: 12
2014: Martinópole – Júri Popular

2015: Granja – Vencedores Nacionais

2016: Granja – Júri Popular

2017: Granja e Cascavel – Vencedores Nacionais

2018: Cascavel – Vencedores Nacionais

2019 e 2020: Cascavel – Vencedores Nacionais (1º e 2º lugar)

2021: Crateús – Vencedores Nacionais (2º lugar)

2022: Cascavel – Vencedores Nacionais (1º lugar)

São Paulo – Total de prêmios: 6 – Vencedores Nacionais
2014: Cerqueira César

2015 e 2016: Iguape

2019: Franca (3º lugar)

2021: São Carlos (1º lugar)

Pernambuco – Total de prêmios: 5 – Vencedores Nacionais
2014: Petrolândia

2016: Jatobá

2018: Salgueiro

2020: Recife (3º lugar)

2021: Flores (3º lugar)

Para saber mais sobre o Solve For Tomorrow Brasil, acesse o site oficial do programa.

Últimas notícias