Microsoft Brasil apoia Olimpíada de Matemática Matific e vencedores visitarão seu escritório

Salvador, 13/09/2022 – A Microsoft anuncia o apoio à nova edição da Olimpíada de Matemática da Matific, plataforma que utiliza a gameficação como ferramenta para o ensino de matemática. A competição, presente em mais de 20 países, ocorre no Brasil, entre os dias 12 e 16 de setembro, entre crianças e jovens do Ensino Infantil e do Fundamental, de escolas públicas e privadas. Como prêmio, os vencedores da etapa Brasil visitarão a sede da Microsoft, em São Paulo, e poderão conversar e se conectar com profissionais de tecnologia da companhia.

Durante cinco dias, os estudantes serão desafiados a jogar os mais de 2.000 jogos disponíveis na plataforma da Matific com o objetivo de conquistar 200 estrelas, sendo que a pontuação máxima é de cinco estrelas por jogo. Por meio da gameficação a companhia busca estimular o ensino de matemática e, também, ajudar os alunos a desenvolverem habilidades como resolução de problemas e raciocínio lógico com desafios próximos à realidade do estudante.

“O perfil dos estudantes tem mudado ao longo dos últimos anos, mostrando alunos cada vez mais conectados e dinâmicos. O ensino, assim como eles, também deve se modificar para acompanhar a nova realidade que os professores encontram nas salas de aula. O uso de gameficação no ensino, como propõe a Matific, é um caminho importante para atualizar métodos de ensino, ampliar a aprendizagem e trazer a atenção de crianças e jovens para áreas como a matemática”, afirma Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil.

A executiva alerta também para o gap de força de trabalho técnica, como mostram os dados Brasscom- Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. O Brasil terá mais de 700 mil vagas de trabalho nas áreas de Analytics, Cloud e Inteligência Artificial e outras habilidades ligadas a tecnologia da informação e comunicação. “O número de ingressantes nos cursos técnicos e de ensino superior nas áreas de tecnologia e de STEM não é suficiente para atender ao mercado. Precisamos, cada vez mais, atrair crianças e apresentar aos jovens as oportunidades que o segmento disponibiliza, pois isso pode gerar novos caminhos profissionais e contribuir com o crescimento econômico do país”, explica Vera.

A plataforma da Matific também é uma ferramenta de apoio aos professores, pois fornece diagnósticos sobre o processo de aprendizagem dos estudantes, disponibilizando dados com os resultados das atividades dos alunos na plataforma. Por meio dessas informações, os docentes conseguem ter uma visão holística das lacunas de conteúdo de cada estudante e propor soluções eficazes para melhorar o aprendizado dos alunos.

Dennis Szyller, CEO da Matific Braisl, conclui: “O maior objetivo da Matific com essa competição é promover um ensino personalizado que incentive a paixão pela matemática, reduza a defasagem escolar e melhore os resultados. A olimpíada vem para combater os grandes impactos causados pela pandemia na educação, buscando despertar o amor pelo aprendizado e construir hábitos duradouros”.

Últimas notícias