Estado do Ceará é destaque nas edições do Solve For Tomorrow Brasil

Salvador, 17/01/2023 – O Solve For Tomorrow, iniciativa global de educação da Samsung, está no Brasil desde 2014. Desde então, o estado do Ceará contabiliza participações de destaque em sete das nove edições. A iniciativa é conhecida por estimular alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem protótipos inteligentes e inovadores com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para solucionar problemas e atender demandas existentes no Brasil e no mundo. Com base nisso, as equipes cearenses inscritas nas últimas edições do programa têm apresentado uma importante presença, com ideias e protótipos cada vez mais inovadores e de alta relevância para a sociedade. Confira algumas delas abaixo.

2016 – A 3ª edição do Solve For Tomorrow Brasil teve como Vencedores Nacionais os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia, no município de Granja. Na ocasião, os alunos participantes desenvolveram um Sistema de filtragem e beneficiamento de águas cinzas para produção sustentável de alimentos.

2017 – Já a 4ª edição do Solve For Tomorrow Brasil foi estruturada para premiar 5 equipes vencedoras em cada uma das regiões do país. No caso da região Nordeste, foram selecionados dois projetos do estado do Ceará entre os Vencedores Nacionais. O primeiro deles, também da Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia, foi um protótipo chamado Consustime, ferramenta interativa para a gestão eficiente do uso da água; a segunda equipe vencedora do estado foi da escola Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, em Cascavel. Eles criaram o projeto SOS CASA, para a criação de pisos ecológicos para casas de taipa.

2018 – Na 5ª edição do programa, o projeto Reflexologia Experimental de Cencrus echinatus e Jatropha gassypiifolia no desenvolvimento de culturas-alvo da agricultura familiar, também da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, em Cascavel, estiveram entre os vencedores. A ideia do protótipo era contribuir com a produção agrícola familiar local e a consequente melhoria na produtividade de alimentos da comunidade.

2019 – No ano em questão, o Solve For Tomorrow América Latina premiou projetos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Méximo, Panamá, Peru, Paraguai e Uruguai. Os representantes do Brasil, novamente de Cascavel, foram os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, que criaram uma matriz polimérica biodegradável a partir de folhas de goiaba (Psidium), que pode ser usada em curativos para vítimas de queimaduras ou pessoas com lesões cutâneas.

O mesmo projeto foi premiado na 6ª edição do programa no Brasil, além da equipe da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, que esteve entre os três grupos vencedores da edição com o projeto AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis.

2020 – A 7ª edição do Solve For Tomorrow Brasil teve quatro projetos do Ceará entre os dez semifinalistas, três deles do estado de Cascavel e um de Crateús. Os vencedores da edição foram os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, que ficaram em primeiro lugar ente os Vencedores Nacionais com o projeto Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar. O robô, montado pela equipe com materiais recicláveis e movido à energia solar, é capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes.

2021 – Na 8ª edição do Solve For Tomorrow, o estado do Ceará teve destaque com um total de quatro equipes semifinalistas e três delas chegaram à final. Venceram a categoria Júri Popular os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva, em Ocara, com o projeto Descastanhador Môsa, um protótipo de separação da castanha. Já os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, na cidade de Crateús, ficaram entre os Vencedores Nacionais com um Sistema solar de purificação da água com radiação solar.

2022 – A 9ª e mais recente edição do programa, estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, em Cascavel, levaram o primeiro lugar entre os Vencedores Nacionais, com o projeto ARBOCAPS – Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à arboviroses. A ideia apresentada pela equipe foi criar cápsulas que, quando colocadas em contato com água parada liberam, de forma gradual, biocompostos capazes de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Para saber mais sobre a 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, acesse o site oficial.

Últimas notícias