DataStrategy lança programas de inclusão e capacitação profissional na área de Dados

Salvador, 23/02/2022 – A área de dados apresenta oportunidades expressivas para profissionais que estão ingressando no mercado ou até mesmo para aqueles que desejam fazer uma transição de carreira. Neste contexto, a DataStrategy, empresa especializada em serviços de dados, anuncia os programas Catapulta — direcionado a jovens que estão cursando ensino médio (técnico) ou superior, em tecnologia ou áreas correlatas, e que possuem conhecimentos básicos de informática e pacote Office, além do Travessia — voltado para os profissionais que enfrentam dificuldades de recolocação em suas áreas originais e desejam fazer a transição para a área de Dados.

A primeira etapa de ambos os programas é a inscrição pelo site, que acontecerá até o dia 07 de março para a primeira turma do programa Catapulta, e até 03 de maio para o Travessia. A partir disso, cada turma terá duração de 30 dias, nos quais especialistas da DataStrategy ministrarão treinamentos dentro de suas especialidades, como Data Visualization, Engenharia de Dados, Data Science, entre outras. Serão 30 pessoas selecionadas em cada turma, que receberão, também, sessões exclusivas com o fundador da empresa sobre os caminhos da carreira e empreendedorismo nessa área. A principal apoiadora dos programas é a Cogna Educação, um dos principais grupos educacionais do mundo, que possui uma tradição de mais de 50 anos.

O objetivo do Catapulta é impulsionar a carreira profissional de estudantes, além de atuar como uma ponte entre estes jovens e o ingresso no mercado de trabalho na área de Dados. Não há nenhum tipo de taxa para participação neste programa, e ele será 100% remoto e gratuito, com conteúdos ao vivo. Assim que finalizado, haverá um processo seletivo para estágio na modalidade home office, supervisionado e remunerado, sendo que os participantes serão indicados para oportunidades de trabalho nas empresas apoiadoras do programa. Já no programa Travessia o objetivo é ajudar as pessoas na transição de carreira para, com isso, aumentarem suas possibilidades de recolocação no mercado de trabalho.

Marcos Palmeiro, Founder da DataStrategy, explica como se originou a ideia de lançar programas como estes. “O momento atual está difícil para empresas que precisam contratar pessoas neste setor em específico. Existem corporações buscando profissionais e do lado dos potenciais talentos temos uma oportunidade incrível, porque esse é um segmento que, pela escassez, está apresentando oportunidades muito boas, além de possibilidades de crescimento”, comenta. “Com esse cenário, criamos o programa no qual não queremos resolver todos os problemas, mas queremos ajudar as pessoas e as empresas com esta qualificação de mão de obra”.

Lean Kássio, Head de Data Visualization & Delivery Manager na DataStrategy, reforça a importância do Catapulta. “Enxergamos uma oportunidade de atender a jovens que moram em locais que dificilmente teriam uma oportunidade como essa, por não contar com empresas que trabalham com essas tecnologias, e, assim, decidimos oferecer essa capacitação de forma gratuita”, diz. “Aqui na DataStrategy gostamos de ser esse facilitador e impulsionador na carreira dessas pessoas e sempre incentivamos nossos colaboradores a alavancarem sua jornada profissional. Esperamos disseminar conhecimento e oportunidades por meio do Catapulta”.

A vivência na DataStrategy e projeções para o futuro

Indo ao encontro do cenário apresentado por Lean, Ana Clara Ribeiro, ex-colaboradora da DataStrategy, que entrou na empresa como Analista de UX/UI Design na área de dados e finalizou sua trajetória como Analista de Data Visualization, comenta como foi sua vivência na consultoria. “Fiquei muito feliz quando recebi essa oportunidade, foi algo que mudou a minha vida. Na DataStrategy, o pessoal foi bastante receptivo. Aprendi muitas coisas novas com o meu supervisor da época, e, com isso, a cada dia que passava eu evoluía cada vez mais”, conta.

A passagem de Ana pela DataStratgy só teve fim devido à oportunidade que ela teve de ingressar em uma multinacional que era um sonho de carreira para ela. “Recebi uma proposta para ir para outra empresa e eu fui pois era um sonho trabalhar nessa companhia que atuo hoje. Mas posso afirmar que a DataStrategy mudou a minha vida completamente, se não fosse por ela eu não estaria onde estou hoje e nada disso teria acontecido”, lembra Ana.

O fundador da DataStrategy, Marcos Palmeiro, ressalta o quão gratificante são os relatos como o de Ana Clara. “Para nós, poder fomentar este crescimento profissional é muito satisfatório e ficamos felizes em participar de alguma forma desta jornada na vida de jovens talentos. Inicialmente havíamos pensado apenas no Catapulta, mas logo percebemos a oportunidade de agregar valor na carreira e na vida de profissionais de com 50+ anos, o que deu origem ao Travessia”, esclarece.

Palmeiro prossegue mencionando que “com o Catapulta e o Travessia, queremos ser um elo entre quem quer uma oportunidade de trabalho em uma das áreas mais aquecidas do mercado e as empresas que necessitam desta mão de obra qualificada”, conclui.

Últimas notícias