Com plataforma online de Ensino Baseado em Projeto, startup DreamShaper ajuda escolas brasileiras a se adaptarem às reformas na educação
Salvador, 23/12/2019 – Desenvolver competências socioemocionais nunca foi tão importante para o mercado de trabalho. Diante de tanta transformação, as empresas estão exigindo que estas habilidades sejam colocadas em prática não apenas como diferencial, mas sim como obrigatórias. E se antes o ensino não olhava para essa formação, as reformas educacionais no Brasil começam a fazer com que este mercado se reinvente. Diante deste cenário, surgem empresas como a DreamShaper, plataforma online que apoia as escolas e os professores a implementar e melhorar as suas metodologias ativas de ensino, promovendo o desenvolvimento habilidades socioemocionais e do mundo do trabalho nos alunos.
Por meio de uma plataforma online, os professores orientam os alunos na construção de projetos relacionados com as suas disciplinas ou curso. A DreamShaper guia os alunos por uma metodologia de passo a passo, incentivando-os e apoiando-os a criar, pesquisar e debater cada parte do seu projeto, seja ele um projeto de negócio, resolução de problemas, pesquisa ou outro. Assim, os alunos aumentam a motivação, aprendem mais e melhor, e desenvolvem competências do séc. XXI (como pensamento crítico, criatividade, comunicação, argumentação, colaboração, entre outras) em alinhamento com as novas reformas educacionais, como a BNCC e a Reforma do Ensino Médio.
“A plataforma está desenhada para o alunos percorrerem um conjunto de etapas e desafios que, com o apoio de recursos pedagógicos, lhes conferem autonomia e motivação para trabalhar nos seus projetos, em colaboração com os seus colegas de grupo. Por outro lado, incentiva a que o professor seja o orientador do trabalho dos seus alunos”, explica João Borges, CEO e Cofundador da DreamShaper.
A DreamShaper disponibiliza ferramentas para o professor orientar, contribuir e avaliar o trabalho dos seus alunos de forma simples e prática. Diante da Reforma do Ensino Médio e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o cofundador da DreamShaper acredita que as instituições de ensino estão cada vez mais a olhar para esse modelo de ensino-aprendizagem e para as competências exigidas pelo mercado, embora precisem de auxílio para conseguir implementar esse tipo de ação dentro das escolas.
Cada vez mais instituições de ensino estão a trabalhar com Ensino Baseado em Projeto, e para elas a DreamShaper oferece uma solução fácil de implementar e de baixo investimento financeiro, que ajuda a melhorar a qualidade e eficiência dos processos pedagógicos. A plataforma garante autonomia aos alunos no seu trabalho, diminuindo a necessidade de apoio constante e facilitando o acompanhamento e avaliação por parte do professor. Por outro lado, aumenta a motivação e relevância do aprendizado para os alunos, preparando-os melhor para os desafios do séc. XXI.
A DreamShaper se lançou no mercado da educação em 2015 através de uma parceria com a Fundação Lemann, tendo já sido usada por 150.000 alunos e mais de 1000 professores, sobretudo em escolas e universidades públicas, o que permitiu melhorar e adequar o produto às reais necessidades da educação do séc. XXI. Com soluções para o Ensino Básico, Técnico e Superior, a DreamShaper é a empresa brasileira com maior experiência em apoiar escolas e universidades a implementar e melhorar as suas práticas de Ensino Baseado em Projeto, tendo inclusivé internacionalizado para outros países da América Latina e Europa.