Centro Paula Souza e GeneXus abrem 500 vagas gratuitas para curso de tecnologia

Salvador, 20/09/2022 – O mercado de Tecnologia da Informação sofre com o déficit de profissionais capacitados. Das 159 mil vagas abertas para o setor em 2021, apenas 53 mil profissionais se formaram, segundo levantamento da Brasscom. Um dos caminhos é apostar em cursos profissionalizantes para suprir a demanda e esta é uma saída para promover oportunidades para muitos jovens.

De olho nesse cenário, o Centro Paula Souza (CPS) e a GeneXus, desenvolvedora global de soluções Low-Code, promovem a abertura de 500 vagas para o curso on-line e gratuito sobre tecnologia low-code, que é realizado por meio do Programa Minha Chance, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo com intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Para participar, basta possuir no mínimo 18 anos, ter noções básicas de informática, e ser aluno das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. O programa também é aberto para a população em geral. Para mais informações, basta acessar.

Nesta parceria, a GeneXus fornecerá todos os materiais didáticos, as licenças da sua ferramenta Low-Code e o exame de certificação, enquanto o Centro Paula Souza se responsabilizará por realizar a gestão do curso, a criação das turmas, o acompanhamento dos alunos e a análise dos resultados, que pode gerar indicações dos alunos para as vagas de emprego disponíveis na GeneXus ou em empresas parceiras.

De acordo com o Prof Dr. João Carlos Lopes Fernandes, coordenador do programa Minha Chance, a abertura de cursos extracurriculares em parceria com empresas reconhecidas busca atender o déficit de preenchimento de vagas na área de TI dentro de uma nova visão de formação técnica, que passa a ter seu espaço em função de poucos profissionais graduados.

“O GeneXus é uma das primeiras plataformas Low-Code, desenvolvida há mais de 30 anos, e que vem acompanhando as mudanças das linguagens e do mercado. Hoje, com o cenário da carência de profissionais de TI, vemos na GeneXus uma opção para que as pessoas possam ingressar no setor, seja por meio do primeiro emprego ou uma recolocação profissional”, comenta Fernandes.

Nesta nova etapa, a GeneXus acredita que o programa Minha Chance terá a possibilidade de gerar reconversão laboral, uma vez que não é necessário ter conhecimento aprofundado de informática para se tornar um especialista em low-code. “A união do CPS com a comunidade GeneXus tem sinergia e será uma grande contribuição para inserir os alunos e a população paulista ao mercado de TI ou até mesmo promover o empreendedorismo”, finaliza Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil, Portugal e Cabo Verde.

Últimas notícias