Carmela Borst é indicada ao Prêmio Mulheres das Nações Unidas/EUA Rise and Raise Others

CEO, sócia-fundadora e idealizadora da edtech SoulCode Academy, é a única brasileira indicada na categoria Educação de Qualidade. Carmela é ativista pela causa da transformação de vidas por meio da inclusão social via educação e tecnologia, implementando o S do ESG nos negócios e como propósito de vida

Salvador, 24/10/2022 – No próximo dia 26 de outubro, na Califórnia, acontecerá a cerimônia de entrega do “Prêmio Mulheres das Nações Unidas/EUA Rise and Raise Others”, um reconhecimento, promovido pela ONU Mulheres EUA, que destaca as conquistas que mulheres alcançaram apoiando e inspirando outras mulheres e meninas de todo o mundo.

A ONU Mulheres tem com um de seus principais propósitos aumentar a conscientização sobre os direitos das mulheres. A proposta é engajar a comunidade local sobre as questões mundiais que envolvam o universo feminino, defendendo a igualdade de gênero e o empoderamento. Apoiar, incentivar e contribuir para a promoção da igualdade racial política, econômica e social da sociedade feminina é a principal missão. Neste ano, quatro brasileiras foram indicadas ao prêmio, dentre elas, Carmela Borst (CEO, sócia-fundadora e idealizadora da edtech SoulCode Academy); a única do país concorrendo na categoria Educação de Qualidade.

Carmela Borst é uma defensora e ativista pela inclusão social por meio da tecnologia e da educação. Trouxe o conceito do S (Social) do ESG na condução de suas atividades quando executiva e desde de 2020 como fundadora e CEO da edtech SoulCode Academy. Para além dos negócios, hoje a SoulCode é referência em geração de empregos e renda para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social e digital; boa parte delas mulheres, quando não só mulheres, mulheres e negras. Com isso, a SoulCode transforma a vida de pessoas por meio da educação que gera capacitação e por consequência emprego, renda e empoderamento. Carmela participa de grandes movimentos de inclusão de gênero e promoção de igualdade inclusive por meio de parcerias com instituições voltadas às favelas e comunidades periféricas.

O vencedor de cada tema é definido através de votação popular (no link), que fica aberta até o dia 25 de outubro. Neste ano, as categorias escolhidas pela premiação são: Acabar com a Pobreza, Boa Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Inovação Industrial e Infraestrutura, Redução da Desigualdade, Ação Climática e Paz, Justiça e Desenvolvimento Institucional.

Quem é Carmela Borst?

Com formação em Administração de Empresas e mais de 25 anos de experiência em tecnologia, Carmela foi vice-presidente da Oracle e da AON na América Latina. A executiva é uma ativista pela causa de transformar vidas por meio da tecnologia e da educação, atuando como conselheira das ONGs Casa do Zezinho, Gerando Falcões, Instituto Ser+, e voluntária da CUFA – Central Única das Favela.

Foi, justamente, por esse desejo de transformar vidas por meio de tecnologia, que Carmela começou a se questionar sobre a possibilidade de levar as diversas oportunidades de emprego que o setor de tecnologia possui para as pessoas das favelas e regiões periféricas. Depois de fazer um levantamento e um vasto estudo de campo, em edtechs de vários países, que ofereciam formação de modo gratuito, decidiu criar a SoulCode Academy, que forma profissionais em carreiras digitais e de tecnologia com bolsas 100% integrais.

Vale reforçar que a questão de impulsionar as mulheres a atuarem na área é um dos focos da SoulCode, tanto que 52,61%, de todos os alunos formados até o momento, são mulheres, e mais de 50% da equipe da edtech também é feminina.

Últimas notícias