Alunas brasileiras chegam em 3º lugar no maior hackathon do mundo

Space Apps Challenge é a maior maratona de programação do mundo e conta com participantes de 70 países

Salvador, 06/11/2018 – Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, três alunas da primeira turma brasileira da Laboratória – startup líder em inclusão de mulheres no setor de tecnologia latino-americano – participaram da edição paulistana do Space Apps Challenge, um hackathon de 48 horas de código organizado pela NASA, que possui edições em 187 cidades ao redor de 70 países.

Iniciado em 2012, o Space Apps Challenge é, atualmente, o maior hackathon do mundo. O squad, formado por Juliana Augusta da Silva, Tathiana Emmanuelle e Ana Carolina Almeida, ficou em terceiro lugar e recebeu uma bolsa de 25% no bootcamp de aceleração de startups do Founder Institute.

Selecionadas entre mais de 1000 inscrições para a edição ocorrida em São Paulo, as estudantes receberam o desafio: criar um produto digital capaz de exibir e analisar dados de maneira a comunicar descobertas interessantes e melhorar a compreensão pública do nosso planeta. “Com esse desafio em mente, desenvolvemos a plataforma digital “NASA4YOU”, que extrai e organiza as informações do repositório da NASA por meio de integrações, gerando uma interface simples e amigável, e transformando a experiência do usuário em uma jornada personalizada e atraente”, conta Juliana Augusta da Silva, 29.

Agora, as alunas da Laboratória e seus companheiros de equipe – o designer Bill Martinez e a administradora Paula Marques – disputam a etapa internacional do evento na categoria “O que o mundo precisa agora é?” junto aos vencedores da mesma categoria nas outras 186 cidades participantes. O squad vencedor, além do reconhecimento será premiado com uma viagem internacional, na qual poderão acompanhar o lançamento de uma nave espacial da NASA.

“Nós não tínhamos idéia de como funcionava a dinâmica de um hackathon tão grande. Foi uma experiência incrível e nosso squad trabalhou muito bem! A experiência do Bill e da Paula somaram muito para o time e aprendi muito durante todo o processo. Estamos muito felizes com o reconhecimento e ansiosos pela próxima etapa”, disse Ana Carolina Almeida, 26 anos.

A Laboratória tem Convocatória aberta para os Bootcamps de 2019 nos centros de formação São Paulo, Brasil; Santiago, Chile; Cidade do México e Guadalajara, México; As inscrições para São Paulo podem ser realizadas por meio do site: selecao.laboratoria.la/ até o dia 30/11 e o bootcamp acontece na região da Av. Paulista, nas instalações do IBMEC São Paulo, parceiro da Laboratória Brasil.

Sobre a Laboratória

A Laboratória é um empreendimento social que trabalha para capacitar mulheres latinoamericanas com as habilidades necessárias para construir uma carreira de sucesso no setor tecnológico. A Laboratória treina a milhares de mulheres como desenvolvedoras de software para depois colocá-las em empregos na área de tecnologia, onde elas poderão transformar seus futuros e contribuir com a construção de um mercado mais inclusivo e diverso. Até o momento, mais de 70% das alunas formadas já trabalham no setor. Os principais parceiros da Laboratória no Brasil são: Accenture, IBMEC, Google.org, Microsoft, Omidyar Network, Blackrock, DRK Foundation e Citi Foundation.

Últimas notícias