Dia das Mães: como a tecnologia ajuda o varejo a potencializar as vendas no físico e no digital

Confira dicas da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, para os varejistas ampliarem os resultados em uma das datas mais importantes para o comércio

Salvador, 14/05/2023 – O Dia das Mães está chegando e, como a data é uma das mais importantes para o calendário de vendas do comércio, é preciso que os varejistas estejam preparados para atender às demandas dos consumidores e não perder oportunidades. E isso vale tanto para vendas na loja física quanto para o comércio digital.

Em 2022, um levantamento da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) mostrou que, na semana que antecedeu o Dia das Mães, as vendas em shoppings de todo o Brasil cresceu 28,6% em relação ao ano anterior, gerando um faturamento de R$ 5,3 bilhões. Em paralelo, no mesmo período o e-commerce teve um crescimento de 15% – também em relação à 2021 –, faturando R$ 7 bilhões e gerando um volume de pedidos de 14 milhões, segundo dados da Neotrust.

Para Elói Assis, diretor-executivo de produtos de Varejo da TOTVS, maior empresa de tecnologia do país, “todo dia é um dia importante para o varejo, mas sem dúvidas, datas comemorativas aumentam ainda mais o fluxo de consumidores e as oportunidades. Ou seja, estar bem-preparado para a data em questão pode significar um aumento nas vendas. Investir em tecnologias que agreguem à experiência do cliente, tanto em plataformas digitais quanto em lojas físicas, é essencial”, afirma o executivo.

Para alavancar os resultados do varejo neste Dia das Mães, o executivo separou algumas dicas e pontos de atenção:

Omnicanalidade

Em um mercado tão competitivo, o canal único de vendas não faz mais parte da estratégia dos varejistas. Segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo, estudo da TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, 94% dos varejistas entrevistados possuem ao menos um canal de vendas digital e 90% possuem lojas físicas. O estudo ainda mostra que 80% fazem negócios pelo chat commerce (aplicativos de mensageria), 69% por telefone tradicional e 67% pelas redes sociais (Instagram e Facebook).

“Hoje, o consumidor quer uma experiência 360 com a marca e conseguir transitar pelos canais que ele deseja. Um exemplo: ele pode se interessar pelo produto nas redes sociais, tirar dúvidas no aplicativo de mensagem e realizar a compra na loja física. Por isso, é essencial que o varejo seja omnichannel e tenha as ferramentas necessárias para integrar todos os canais, oferecendo ao consumidor uma jornada de compras única e sem interrupções”, destaca Elói Assis.

Estratégias de fidelização

O varejista sabe o quão desafiador é a missão de conquistar um cliente. Mais difícil que essa, é a missão de fidelizar esse cliente. Por isso, datas comemorativas, como o Dia das Mães, são boas oportunidades de oferecer benefícios aos clientes, mirando a sua fidelização para além da ocasião festiva.

Alguns exemplos são programas de fidelidade com cashback, descontos progressivos, pontuações, brindes etc. Essas podem ser estratégias que fazem a diferença no momento de escolher uma marca.

Meios de pagamento

Outro fator importante na experiência do cliente na jornada de compra é no momento do pagamento. Oferecer diferentes possibilidades de pagamento pode ser um diferencial competitivo importante para conquistar o consumidor, que busca conveniência. Sem dúvidas isso contribuiu para aumentar as oportunidades de vendas.

“Além das opções de pagamento digitais, também destaco para lojas físicas a importância de investir em um PDV dinâmico. Disponibilizar caixas de autoatendimento, por exemplo, pode facilitar o fluxo da loja em períodos com muito movimento, como o Dia das Mães, atraindo inclusive quem está com o tempo contato para realizar aquela compra”, reforça Elói Assis.

Últimas notícias