TCM-SP agiliza atendimento e reforça transparência com adoção de tecnologia hiperconvergente da Nutanix

Sistemas de auditoria ganham performance no acesso diário nas licitações publicadas entre outros serviços que puderam ser acelerados com a nova tecnologia

Salvador, 26/07/2022 – O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) audita as contas e contratos da maior cidade do Brasil, sendo responsável por um orçamento de R$ 85 bilhões. Diariamente, precisa importar dados orçamentários e licitações do Diário Oficial da Cidade, realizar auditorias e ter um sistema robusto para consulta externa por empresas, imprensa e cidadãos, além dos próprios trâmites internos. Uma demanda muito forte para a enxuta equipe de TI que está mais focada nas atividades estratégicas do órgão após a adoção da plataforma de hiperconvergência da Nutanix, fornecedora global de nuvem privada, computação híbrida e multicloud.

A troca de sistema foi realizada após grande pesquisa, iniciada ainda em 2018, sobre hiperconvergência, considerada pelo departamento de TI como uma tecnologia promissora e mais econômica, sem prender o TCM-SP a hardware e software específicos e condizente com as limitações do orçamento público.

Estevan Camargo, gerente de infraestrutura do TCM-SP, explica que a integradora Clear IT apresentou a tecnologia da Nutanix, como funcionava e como poderia se adequar à atual infraestrutura, aproveitando o máximo do seu legado. A boa escalabilidade de hardware e software, além da proteção contra ransomwares embutida no equipamento, foram itens que também chamaram atenção da equipe do Tribunal. Ainda, o custo mais atrativo em relação às concorrentes foi um fator importante frente à responsabilidade com o bom uso dos recursos públicos.

A plataforma anterior era bastante complexa, de difícil gestão, uma vez que contava com vários equipamentos de diferentes marcas fabricantes: a solução antiga contava com uma infraestrutura de data center em camadas e um repositório Data Domain. A grande necessidade do Tribunal de Contas de São Paulo, explica Camargo, era simplificar a gestão do ambiente, de modo que tivessem um ponto único de interface e de infraestrutura que proporcionasse melhora na performance das aplicações e na rotina de backup e restore (recuperação).

Para o usuário final no TCM – cerca de 600 funcionários – houve uma melhora perceptível de acesso às máquinas (ao VDI – Virtual Desktop Infrastructure), com diminuição no tempo de login, além das pesquisas e consultas de processos. Outro ponto mensurável foi a redução do tempo de importação das licitações do Diário Oficial do Município, tarefa que abre o dia no TCM: antes da hiperconvergência Nutanix, levava-se 25 minutos na transferência desses dados, mas hoje o prazo é de apenas oito minutos.

É preciso apontar que neste usuário final também está inserido o público externo, pois o site do Tribunal de Contas é uma “via de mão dupla”. Pessoas e empresas acessam a ferramenta de BI (Business Intelligence) chamada IRIS (Informações e Relatórios de Interesse Social) para realizar pesquisas, registrar protocolos ou fazer consultas públicas na plataforma que reúne informações detalhadas sobre os gastos e investimentos da Administração Pública.

Em 2021, quando adquiriram o BI, precisavam de máquinas robustas. Havia então uma preocupação muito grande com projetos sendo implementados com BI, uma ferramenta de análise de dados que demanda muito dos servidores e com grande base de dados de órgãos públicos (prefeitura, União etc.). O E-TCM (Sistema de Processo Eletrônico) terá uma carga de aproximadamente seis milhões de páginas digitalizadas do legado em papel, exigindo mais processamento da aplicação que agora roda nos sistemas Nutanix.

Desenvolvedores também aprovaram

Do ponto de vista da área técnica de TI, as mudanças também foram percebidas e aprovadas. No quesito VDI, para usar o mesmo exemplo, a montagem de uma máquina diminuiu de 50 para 20 segundos. Além dos quatro nós Nutanix, o Tribunal de Contas de São Paulo passou a contar com uma solução de armazenamento, backup e 160 máquinas virtuais. O projeto está atualmente na fase final de migração, planejado estrategicamente pela equipe para ter sua conclusão no mês de junho de 2022, com todos os servidores no “cluster” de hiperconvergência.

A área de DevOps se beneficiou bastante da autonomia e segurança da plataforma. “Um ponto que chamou atenção no backoffice, que não é visível para o usuário, mas que faz toda a diferença, foi, desde o início, um ganho de performance em determinados cenários que nós não esperávamos. No nosso ambiente antigo de virtualização, levávamos quase 30 segundos para fazer o login de uma VPN em trabalho remoto, enquanto servidores que migramos para Nutanix estão fazendo a mesma tarefa em menos de cinco segundos. É uma resposta extremamente rápida, que eu nunca tinha visto”, relata Camargo.

“Para nós é motivo de orgulho fazer parte de um projeto que irá beneficiar os mais de 12 milhões de habitantes do município de São Paulo”, diz Leonel Oliveira, country manager da Nutanix Brasil. “O projeto do TCM-SP mostra a incessante busca do setor público para melhorar seus sistemas de TI de forma transparente, investindo nas melhores tecnologias e pessoas para aprimorar seus serviços. Agora o time de TI pode focar em acelerar ainda mais seus planos estratégicos com a garantia de disponibilidade, agilidade e, principalmente, segurança da informação”.

Sobre a Nutanix

A Nutanix é líder global em software para nuvem e pioneira em soluções de infraestrutura hiperconvergentes, tornando a computação invisível em qualquer lugar. Organizações de todo o mundo usam o software Nutanix para alavancar uma plataforma única de gerenciamento de qualquer aplicação, em qualquer local e em qualquer escala para seus ambientes privados, híbridos e multicloud.

Últimas notícias