Sustentável e 100% brasileira, a Granol agora está na nuvem
Com apoio da SOU.cloud, a empresa voltada à produção de óleos vegetais e biocombustíveis de soja deu o próximo passo rumo à transformação digital
Salvador, 20/07/2021 – Nascida em 1965, a Granol dedica-se à produção e comercialização de grãos, farelos, óleos vegetais e biodiesel para os mercados interno e externo. Empresa 100% brasileira, ela conta com cinco complexos industriais, 24 regionais de compra e armazenagem de grãos, três usinas de biodiesel, duas usinas de glicerina e uma fábrica de lecitina, além do escritório matriz em São Paulo.
Como um negócio em expansão, a Granol viu-se diante da necessidade de evolução tecnológica para minimizar gastos com infraestrutura e modernizar suas operações. Por isso, decidiu migrar do data center tradicional para a nuvem e contou com o apoio da SOU.cloud para uma mudança ágil e descomplicada.
Empresa brasileira especializada em soluções de nuvem Microsoft, a SOU.cloud recentemente alcançou o status de Azure MSP Expert, título concedido a menos de 100 parceiros em todo o mundo. “A escolha ocorreu devido à segurança e à integração, além de oferecer o melhor custo-benefício”, explica o Coordenador de TI da Granol, Ricardo Janotta.
A janela de tempo disponível era curta: apenas um final de semana, devido ao volume de transações no período. Segundo o gestor, o apoio da SOU.cloud foi um diferencial a fim de que os negócios não parassem durante a transição, que levou somente 24 horas. “Quando começamos a trabalhar foi como uma segunda-feira qualquer. Não tivemos a sensação de mudança brusca, porque tudo estava funcionando tranquilamente, graças a todo o preparo anterior e aos profissionais envolvidos”, pondera o coordenador de TI da Granol.
Para Mateus Silva, Account Manager da SOU.cloud, grande parte do sucesso também se deve à qualidade do planejamento e da execução. “É emblemático que, no dia do go live, a equipe tenha podido ir para casa às 17h, com missão cumprida. O tempo que levou essa migração faz deste um caso de sucesso, considerando a robustez do ambiente e a quantidade de usuários”, avalia.
A Granol já tinha outros recursos em nuvem, como o Microsoft 365, mas a mudança de infraestrutura foi uma quebra de paradigma. Com mais segurança e escalabilidade, a empresa preparou-se para uma nova fase em suas operações. Assim, quando a Covid-19 forçou uma mudança intensa no mundo dos negócios e nas relações de trabalho, a Granol estava pronta para lidar com a situação.
De maneira geral, o resultado é um impacto positivo na produtividade da equipe técnica, acelerando a realização de projetos. Janotta destaca ainda benefícios financeiros a partir da queda na demanda de estrutura técnica e de pessoal para resolver problemas de maquinário: “São ganhos em tempo, em facilitadores, em segurança, foi um processo que fez muito sentido para a Granol”.
O CEO da SOU.cloud, Fábio Junges, considera a parceria com a gigante da produção de óleos vegetais e biocombustíveis de soja um sucesso: “Ficamos felizes de saber que as expectativas da empresa e dos colaboradores foram e continuam sendo atendidas. Estamos aqui para ajudar a Granol a alcançar a sua melhor versão na nuvem”.