Sistema TOTVS ajuda Grupo Polar a melhorar a confiabilidade dos dados e garantir excelência no armazenamento e transporte da vacina contra a COVID-19

Com TOTVS Backoffice – Linha Protheus, a empresa tem informações precisas em seu processo para garantir o cumprimento das normas da Anvisa exigidas no mercado farmacêutico

Salvador, 29/06/2021 – A pandemia evidenciou uma série de desafios enfrentados pela indústria farmacêutica, dentre eles, o momento em que os medicamentos saem do fabricante e precisam de transporte e armazenamento seguros e eficazes até chegarem ao destino. Sejam vacinas ou medicamentos termolábeis, todos exigem o controle de temperatura e umidade para garantir a sua eficácia, perante as normas da Anvisa.

Com mais de 20 anos de atuação, o Grupo Polar é especialista e pioneiro em soluções para atender essa Cadeira Fria (também conhecida como Cold Chain), no mercado nacional. Além da fabricação de embalagens para o transporte de medicamentos, o Grupo Polar conta com o Laboratório Valida, que possui um time de farmacêuticos e engenheiros que implementam a qualificação de embalagens, equipamentos, armazéns e frotas refrigeradas, além do controle de refrigeração no momento do transporte. Esse nível de qualificação permite a atuação da empresa no segmento de vacinas, incluindo as contra a COVID-19.

“A Anvisa impõe uma série de regulamentações sobre o monitoramento de tempo e temperatura dos medicamentos; a nossa função é prover, além da qualificação, embalagens e equipamentos que garantam o armazenamento e o transporte correto dessas medicações dentro do range de temperaturas estabelecido durante todos os pontos da cadeia – do fabricante até a administração ao paciente. Isso se torna ainda mais importante com as vacinas contra a COVID-19, já que há imunizantes que exigem, por exemplo, um armazenamento e controle térmico a -70ºC, e dada a atual situação da doença no Brasil, este é um processo em que não pode haver erros que eventualmente resultem no desperdício de doses e a sua ineficácia na população”, explica Gilberto Codarin, diretor administrativo financeiro do Grupo Polar.

Por trabalhar com insumos e produtos que exigem muito cuidado e atenção, o Grupo Polar sentiu a necessidade de contratar um sistema de gestão capaz de centralizar informações e ajudar no gerenciamento dos processos internos: “nos faltava uma base consolidada de informações para a tomada de decisões gerenciais e para operar as funções básicas de gestão de controles”, afirma o executivo. Para atender essa demanda, o Grupo escolheu o TOTVS BackOffice – Linha Protheus, que permitiu à companhia ter um melhor controle de planejamento de compras, recebimentos, estoque, contas a pagar e produção, garantindo ganho de produtividade e confiabilidade nas informações.

“No Laboratório Valida, nós temos sete câmaras climatizadas, que executam ciclos de temperaturas personalizados e possuem monitoramento constante. Com o sistema da TOTVS, conseguimos trabalhar de forma integrada, com economia de recursos, aumentando a produtividade e evitando retrabalho”, complementa Codarin.

A diretora de Manufatura, Logística e Agroindústria da TOTVS, Angela Gheller, reforça a credibilidade e confiança que a escolha de um ERP garante em um processo tão complexo quanto as tecnologias envolvidas na cadeia fria. “Cada vez mais observamos e entendemos a importância dos dados e das informações precisas nas operações rotineiras, assim como em decisões gerenciais e estratégicas para os negócios. No caso do Grupo Polar, essa necessidade de acesso em tempo real dos processos e informações ganha um peso a mais, uma vez que se trata de produtos essenciais”, afirma a executiva.

“Para nós, a principal vantagem da parceria com a TOTVS foi conseguirmos trabalhar de forma integrada, gerando economia de recursos, evitando retrabalho e aumentando muito a nossa produtividade”, finaliza o diretor do Grupo Polar.

Últimas notícias