Prefeitura de Salvador oferece Wi-Fi seguro e gratuito a milhares de pessoas

Salvador, 11/08/2020 – Primeira capital e quarta maior cidade do Brasil, Salvador é conhecida por sua arquitetura colonial portuguesa e por seu legado afro-brasileiro, assim como por seu maravilhoso litoral, pela hospitalidade do seu povo e pelo maior festival de rua do planeta: o Carnaval da Bahia. Com uma posição histórica de destaque no cenário nacional, o governo da cidade sempre vinculou o desenvolvimento de tecnologias a uma gestão urbana inteligente e sustentável, especialmente em relação às atividades culturais.

Em 1986, a Prefeitura de Salvador criou a Cogel (Companhia de Governança Eletrônica de Salvador) para fornecer soluções inovadoras em tecnologia da informação e comunicação, garantindo consistência na qualidade do serviço oferecido aos cidadãos. A Cogel é responsável pela criação, desenvolvimento, coordenação e supervisão dessas iniciativas.

Inovação digital para a inclusão social e econômica

Todo verão, milhares de turistas chegam a Salvador para aproveitar suas maravilhosas atrações naturais e festividades reconhecidas no mundo todo, como o Carnaval da Bahia.
Com o enorme fluxo de turistas, a administração da cidade precisa responder rapidamente às crescentes demandas de infraestrutura.

“Já vínhamos notando uma mudança no comportamento de turistas e cidadãos”, conta Cláudio Maltez, diretor técnico da Cogel. “Antes, os foliões iam às festas para dançar, pular e se divertir. Mas a partir de 2015, começaram a usar seus celulares para tirar selfies e fazer lives de seus shows favoritos”, explica. A quantidade de pessoas usando smartphones nas festas aumentava a cada ano, assim como as imagens de Salvador circulando pelo mundo. “Percebemos a necessidade e a oportunidade de promover Salvador de uma maneira melhor”, avalia Maltez.

Em 2017, Salvador iniciou um grande projeto de inovação digital chamado Conecta Salvador. Em parceria com a Fortinet, a Cogel passou a oferecer conexão Wi-Fi segura e gratuita nas festas de Carnaval dos principais bairros da cidade. A TeleData, parceira local da Fortinet, implementou o projeto.

Desde então, o serviço cresce a cada ano e hoje está disponível nos maiores eventos e atrações de Salvador, como o Festival da Virada, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim. Em 2019, foram registradas 6 mil conexões simultâneas durante o carnaval, com 80 pontos de acesso em 15 locais diferentes. Em 2020, mais de 80 mil pessoas puderam aproveitar o Wi-Fi seguro e gratuito por meio de 100 pontos de acesso FortiAP disponibilizados em 20 locais.

Mas o Conecta Salvador é mais do que Wi-Fi, enfatiza Maltez. “Conectar as pessoas foi o primeiro passo”, diz ele. “Percebemos que, além de incentivar o turismo e promover a cidade por meio dos milhares de vídeos e fotos de foliões e turistas, podíamos também impulsionar a economia local. Nosso Wi-Fi gratuito facilita o trabalho de motoristas de táxi, vendedores ambulantes e o comércio local. Vemos famílias inteiras que dependem desse tipo de negócio”, explica o diretor. “Eles utilizam o Wi-Fi para coordenar seus processos e atender às demandas do público. Ajudamos a aumentar as vendas e a melhorar a qualidade do serviço prestado”.

Os pontos de acesso foram instalados nas áreas menos populosas da cidade para que as pessoas tivessem segurança ao usar seus smartphones. “A logística é sempre um desafio, mas a Fortinet nos ajudou com uma solução robusta que melhora o fluxo do tráfego”, revela Alberto Braga, presidente da Cogel.

Conectividade e segurança: combinação perfeita para engajar pessoas

Vendo tantos cidadãos e turistas compartilhando conteúdo com o resto do mundo, a Cogel sabia que a segurança seria uma peça-chave para o sucesso de qualquer projeto de conectividade. “A segurança foi nossa preocupação desde o início. E foi nisso que a Fortinet fez a maior diferença, já que a segurança é inerente às suas soluções”, avalia Maltez.

A solução de acesso seguro da Fortinet promoveu escalabilidade e flexibilidade, com uma solução Wi-Fi totalmente segura em nível de infraestrutura. Os pontos de acesso FortiAP da Fortinet utilizam um protocolo proprietário chamado FortiLink que permite que eles sejam gerenciados diretamente pelo dispositivo FortiGate Next-Generation Firewall (NGFW). Isso torna a configuração dos pontos de acesso FortiAP muito mais simples, de modo que o time de TI tem menos funções para aprender e administrar.

Além disso, a solução de acesso seguro da Fortinet permite um controle centralizado a partir do Data Center da Cogel, utilizando o gerenciamento centralizado FortiManager e o registro e a análise do FortiAnalyzer. Já o FortiAuthenticator fortalece a segurança, garantindo que apenas a pessoa certa acesse a rede wireless.

“Nosso pessoal de tecnologia adora [a solução de acesso seguro da Fortinet] porque sua configuração é muito simples – não é preciso lidar com dois ou três sistemas diferentes. Nos sentimos muito seguros e satisfeitos. As soluções Fortinet atendem ao alto nível de exigência tanto da nossa equipe quanto dos turistas”, revela o diretor da Cogel.

Prontos para o futuro

Após quatro anos de conexão efetiva e confiável, o Conecta Salvador virou a principal solução de conectividade para quem visita as atrações da cidade. “Este foi o terceiro Festival da Virada, e o que antes era uma tendência, hoje já é realidade. A cada ano disponibilizamos mais pontos de acesso para oferecer Wi-Fi gratuito a jornalistas, colaboradores, turistas e ambulantes, e a cada ano o volume de tráfego dobra”, completa Maltez.

Atualmente, a Cogel considera expandir ainda mais a sua rede Wi-Fi, chegando a novas áreas turísticas e praças públicas. A companhia pretende também lançar um novo projeto de conectividade e segurança, utilizando SD-WAN e Wi-Fi as a Service (WaaS).

Últimas notícias