Petrobras economiza R$37 milhões por ano com solução de Expedição Inteligente, em parceria com a SAP

Solução vencedora de hackathon interno otimiza armazenamento da Petrobras e tem potencial de economia de 37 milhões de reais por ano. Evento de inovação reuniu Labs das duas empresas 

Salvador, 13/04/2021 – Um processo de automação desenvolvido pela Petrobras, com mentoria da SAP, promete otimizar os trâmites de expedição de materiais da empresa, dentro de sua jornada de transformação digital. A solução, originada em uma maratona de inovação da companhia, a Innoweeks Petrobras, tem o potencial de gerar uma economia de até R$ 37 milhões por ano.

Nomeada “Expedição Inteligente”, a solução foi desenvolvida durante quatro semanas como parte do hackathon interno, realizado com mentoria de especialistas da SAP Labs Latin America e que reuniu os laboratórios de inovação das duas empresas. Para chegar às soluções dos desafios propostos pela competição, os cinco times participantes percorreram quatro ciclos de desenvolvimento, com a criação de protótipos de baixa fidelidade, protótipo de alta fidelidade, protótipo funcional e arquitetura dos softwares.

“A inovação é um dos principais pilares da gestão da Petrobras. Nessa parceria com a SAP, unimos nossos dois laboratórios, o SAP Labs e Corporate Labs, focando em resolver juntos desafios importantes para o desenvolvimento da Petrobras. O resultado comprova que a co-inovação e a colaboração são fundamentais para o processo de transformação digital”, afirma o Chief Digital Transformation Officer (CDO), da Petrobras, Robert Nunes.

Para Matheus Souza, CDO do SAP Labs Latin America, a parceria mostra como a tecnologia pode auxiliar nas jornadas de inovação e transformação digital de clientes e parceiros da SAP. “A Petrobras e a SAP uniram seus labs de inovação para auxiliar na resolução de problemas de negócios e estimular o processo criativo”, definiu.

A equipe vencedora, formada por profissionais das áreas de Suprimentos, Tecnologia, Logística, Planejamento e Gestão de Estoques, conquistou a primeira colocação nas quatro categorias da competição: Apresentação; Design; Viabilidade Técnica e Inovação. A tecnologia conta com recursos que melhoram a expedição de materiais e otimizam operações de armazenamento, como emissão de remessas e notas fiscais de transporte, separação de materiais, embarque, entre outros. “Com este produto, esperamos aumentar a eficiência do processo de transferência, diminuindo custos com transferências não atendidas ou ineficazes, reduzindo gastos da ordem de 37 milhões por ano”, explica Carlos Malta, membro do time e parte do Centro de Excelência em Robotização e Digitalização da Petrobras.

Desafios  

Os cinco desafios propostos no Innoweeks Petrobras foram:

•  Criação de chatbot específico para compras diretas prontas para uso com interface SAP. A solução funcionaria como um ‘tradutor’, interpretando os inputs de informações dos usuários e correlacionando-os com critérios da requisição de compras.

•  Desenvolvimento de solução que, com base no histórico de consumo de materiais, tempos de ressuprimento e métodos estatísticos, definir e sugerir políticas de reposição de estoque e que atualize seus respectivos parâmetros de ressuprimento baseado em inteligência Artificial.

•  Solução de automação e controle do processo que permita que os operadores de armazém (expedição) concentrem suas tarefas apenas nas atividades físicas e de supervisão.

•  Aplicação integrada ao SuccessFactors Recruiting que permita, durante um processo de seleção de especialistas, combinar informações do currículo e perguntas do processo seletivo, gerando cálculo de elegibilidade.

•  Desenvolvimento de solução integrada para o processo de oferta de vagas em cursos de instituições externas à Petrobras, integrando a oferta do fornecedor com a inscrição no sistema de RH e seus registros.

Critérios de avaliação e premiação

Uma banca avaliadora foi responsável pela análise das soluções desenvolvidas no Innoweeks com base nos seguintes fatores:

– Melhor Apresentação: exposição e defesa da ideia.

– Melhor Design: Estética e experiência do usuário (UI/UX).

– Melhor Viabilidade:  Valor agregado da ferramenta proposta.

– Melhor Inovação: time mais inovador (votação aberta).

Sobre o Corporate Labs da Petrobras

O Corporate Labs da Petrobras tem a função de promover a inovação corporativa. Com forte articulação com o ecossistema, o Labs conecta startups, empresas de tecnologia, universidades e outros parceiros para ajudar a resolver os desafios da companhia e gerar valor por meio da inovação aberta. Além disso, também está promovendo o intra-empreendedorismo, por meio de programas como o Startups Internas.

Sobre a SAP    

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes. Como líder de mercado em software de aplicativos corporativos, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho: 77% da receita de transações do mundo passa por um sistema SAP®. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar o negócio dos clientes em companhias inteligentes. A SAP fornece às pessoas e organizações uma visão profunda dos negócios e promove a colaboração que os impulsiona a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam – sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicativos e serviços permite que clientes públicos e empresas de 25 setores em todo o mundo operem com lucro, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações sobre a SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil

Sobre a SAP Labs Latin America

SAP Labs Latin America é a organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas. Fundada em 2006, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), é o primeiro e único centro da SAP na América Latina, um dos 20 mantidos pela companhia em todo o mundo e um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. A SAP Labs promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizada no Tecnosinos – Parque Tecnológico São Leopoldo – na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, possui mais de 1.400 funcionários.

Últimas notícias