Nova Central de Serviços de TI do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba amplia eficácia no atendimento ao cidadão

Solução implementada pela Lanlink acelerou processos e aumentou taxa de resolução de chamados para quase 100%

Salvador, 18/06/2024 – Uma mudança no setor de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vem trazendo mais eficiência aos cidadãos no acesso à informação. A nova Central de Serviços e Inteligência proporcionou a aceleração do processo de tomada de decisões e maior proteção a dados sensíveis contra acesso não autorizado. O novo sistema foi implantado por meio do trabalho da Lanlink, empresa integradora de tecnologia da informação com 35 anos de atividade no Brasil. Apenas em março deste ano foram contabilizados 5.044 chamados na nova central, com quase 100% de taxa de resoluções. Desde outubro de 2023, quando a solução foi implementada, foram contabilizados 33.662 chamados entre os diversos canais de atendimento disponibilizados na nova central.

A Central de Serviços e Inteligência do TJPB proporcionou suporte tecnológico aos públicos internos e externos. O sistema trouxe uma série de inovações, permitindo o registro de chamados por telefone, chat e Whatsapp. “A implantação bem-sucedida das novas ferramentas de ITSM, Gestão de Ativos e Chatbot (para telefone, chat e Whatsapp) representou um marco significativo”, afirma Thiago da Silva, Gerente de Projetos na Lanlink.

“Superamos desafios técnicos e organizacionais, otimizando processos e melhorando a eficiência da operação. Em pouco tempo, realizamos um excelente trabalho com o apoio conjunto da equipe do TJPB”, destaca.

O gerente de Atendimento da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB, Fábio Alencar ressalta que a solução representou um grande salto tecnológico para o Tribunal, permitindo mais mobilidade para os técnicos que prestam apoio às comarcas, monitoramento das aplicações e dados para atuar preventivamente e proativamente para diminuir a indisponibilidade dos sistemas – uma proposta muito mais moderna às demandas do judiciário paraibano.

“Nós tínhamos um contrato antigo de prestação de serviços de atendimento e tecnologia da informação, mas que possuía uma limitação forte. Com o passar dos anos ele foi se tornando cada vez mais obsoleto para as demandas que se apresentavam no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Então a gente resolveu escrever um novo contrato que abarcasse todas as nossas demandas, que pudesse nos ajudar a fazer a gestão de TI, com mais métricas de resultados”, explica o gestor.

O sistema está em execução desde novembro do ano passado, mas novas funcionalidades ainda estão sendo acrescentadas, como na ferramenta de chatbot. “Tem sido muito salutar essa parceria com a Lanlink e a gente estima excelentes resultados, bem como a própria alta administração aqui no tribunal também almeja”, afirma Fábio.

Apenas em março deste ano foram contabilizados 5.044 chamados na nova central, com quase 100% de taxa de resoluções

Melhorias
‌    ‎
Com uma infraestrutura de TI robusta, os membros do sistema judiciário têm acesso rápido e seguro às informações relevantes, como registros judiciais, documentos legais, decisões anteriores e jurisprudência. Isso não apenas acelera o processo de tomada de decisões, mas também garante que os dados sensíveis sejam protegidos adequadamente contra acesso não autorizado.

Qualquer demanda dos usuários é recebida por um sistema muito mais eficiente, com opção de suporte mais ágil e direta, como o Atendimento por Chat e o Autoatendimento, recurso utilizado para solucionar questões comuns de forma autônoma, dentre outras significativas melhorias.

Luana Alves, Gerente de Produto BU DO&S, destaca que a implantação bem-sucedida da nova Central de Serviços foi possível devido parceria estabelecida entre Lanlink e TJPB desde o início do projeto. “O nosso contrato agregou valor com novas possibilidades, assistente virtual para o autoatendimento dos usuários (desde o registro do chamado até consulta de informações gerais sobre as unidades judiciais) através do WhatsApp, Chat Google e Portal do Usuário, além dos três níveis de atendimento. Então é uma solução completa, inclusive com gestão de ativos, e a gente conseguiu, num curto prazo, agregar valor ao cliente ativando progressivamente a central de atendimento”, analisa.

Sobre a Lanlink

A Lanlink tem como objetivo contribuir com a competitividade e consequente sucesso de seus clientes, e conta com o apoio de mais de 1200 colaboradores, tendo sido eleita por seus colaboradores pela 7ª vez uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará pelo prêmio GPTW- Great Place to Work. Atua em todo território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos.

Últimas notícias