Município argentino vira referência internacional com mais de 800 câmeras instaladas

O município argentino instalou câmeras em pontos de ônibus e dentro de veículos para criar um sistema de videovigilância amplo e efetivo

Salvador, 30/11/2016 – Vicente López, município vizinho à cidade de Buenos Aires, na Argentina, planeja ampliar este ano um projeto inovador de segurança pública que inclui a construção de oito unidades de prevenção local e uma força policial com aproximadamente 500 agentes.

Com pouco mais de 80 câmeras em 2011, a cidade passou a contar com câmeras anti-vandalismo nas paradas do principal sistema de transporte local, o Metrobus, que liga o município à capital argentina, além da incorporação de câmeras nas principais rotas escolares, reforçar a segurança nessas áreas.

Estendendo a capacidade de prevenção, Vicente López instalou 100 câmeras especiais para uso veicular nos automóveis da Defesa Civil, que agora transmitem imagens à central de monitoramento urbano local (CMU) – tecnologia inovadora mesmo em países economicamente desenvolvidos. As câmeras são resistentes a impactos, vibrações e choques. Este conjunto de investimentos está transformando o município em um dos principais projetos de segurança pública da América do Sul.

O ponto alto do projeto são as câmeras IP de alta resolução espalhadas pela cidade, em prédios públicos e nas ruas. A cidade construiu uma rede de câmeras digitais IP, grande parte da Axis Communications, atual líder do mercado e pioneira na tecnologia IP, que veio para substituir o antigo sistema analógico.

O impacto na operação da cidade foi imediato – o plano inicial, que previa 500 câmeras, foi ampliado para 700 equipamentos que logo receberam o reforço da tecnologia Axis Q6000-E, câmera que conta com 4 lentes full HD com capacidade de visualizar uma área equivalente a 4 campos de futebol, enquanto simultaneamente dá zoom em detalhes da cena sem perder a visão total. Esta é a mesma tecnologia utilizada pela Polícia Militar de São Paulo. Graças à contínua visão de 360 graus, diminui o risco de deixar de ver um evento apenas porque a lente da câmera está apontada para outra direção.

Com o registro em tempo real de grande parte da cidade, as autoridades diminuiram o tempo de espera do cidadão em diversas situações, como incidentes no trânsito. “Com este sistema de câmeras Axis de última geração, conseguimos com que nossa vizinhança se sinta segura e com que possamos responder rapidamente a quaisquer incidentes, seja um delito, uma discussão de trânsito ou a identificação de suspeitos”, informa a Secretaria de Segurança de Vicente López.

O atual secretário de segurança do município, Santiago Espeleta, e o subsecretário, Martin Gasulla, já recebem delegações de outras cidades e países interassados em reproduzir a experiência.

Outras experiências ao redor do mundo

Países como Espanha, Rússia e Índia desenvolveram projetos com características similares e resultados positivos.

No verão, a população de Playa de Aro aumentava em 119% e, com isso, também crescia a quantidade de delitos. O destino turístico espanhol instalou câmeras de videovigilância Axis com a capacidade de identificar em tempo real veículos suspeitos ou relacionados a delitos passados, em pontos estratégicos de entrada e saída da cidade, graças ao reconhecimento de placas e à gestão de alertas.

Já no México, em Puebla, a estratégia da segurança incluiu a instalação de 49 pontos de monitoramento ao longo de 49 km de estradas, com 147 câmeras de rede Axis. O governo também adquiriu drones equipados com 18 leitores de placas de veículos a serviço de três avenidas principais. Na prática, quando um veículo está envolvido em um incidente criminoso, por exemplo, a placa pode ser incluída no sistema imediatamente e a informação passada para as autoridades, para resgatar vítimas ou fazer detenções.

A experiência russa, em Kaliningrado, uniu a segurança pública com a otimização da resposta de serviços emergenciais – combinação entre câmeras e analíticos de vídeo que permitem a identificação automática de incidentes, como invasão de fronteiras, leitura de placas e reconhecimento facial. O sistema também grava imagens em casos de violações às leis do trânsito, como conduzir o veículo no sentido contrário da via ou ocupação de pistas exclusivas.

Nos arredores de Mumbai, a cidade indiana de Kolhapur abriga palácios e jardins. Para o município, o tráfego e a prevenção de delitos era um desafio que só foi superado com a implementação de 165 câmeras de rede Axis em pontos estratégicos de entrada e saída, assim como nos principais pontos turísticos. Dessa forma, a cidade se tornou mais segura e as autoridades ganharam mais autonomia no gerenciamento do trânsito em tempo real.

Últimas notícias