Fiat Chrysler simplifica e agiliza o desenvolvimento de veículos com Cisco UCS

Salvador, 14/10/2019 – Em produções industriais de larga escala, a quantidade de dados gerados e processados já é grande por natureza. Contudo, esse volume aumenta exponencialmente à medida que inovações são implementadas, processos modernizados e tecnologias inteligentes são adotadas. Com esse desafio, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) buscava simplificar e agilizar seu processo de design e desenvolvimento a partir da adoção do conceito de desktop virtual (VDI, na sigla em inglês). Como solução, adotou servidores Cisco UCS (Unified Computing System) para criar um ambiente capaz de rodar com alta velocidade e performance desenhos pesados gerados e manuseados pelos times de engenharia.

O projeto de data center baseado na plataforma Cisco UCS permitiu redução drástica do tempo total de processamento de dados em softwares de modelagem 3D, reduzindo esse processo de 50 para apenas cinco minutos. Esta redução beneficiou todo o ciclo de desenvolvimento de veículos da FCA, o que também trouxe ganhos subsequentes em toda a operação da empresa.

O DESAFIO

O desenvolvimento de veículos da Fiat Chrysler Automobiles tem como ponto focal Betim (Minas Gerais), mas o desafio da empresa começava quando esses projetos precisavam ser compartilhados com profissionais de outras unidades, como em Goiana (Pernambuco), Córdoba (Argentina) e plantas em outros continentes como América do Norte, Europa e Ásia, além fornecedores. Essa integração tão necessária trazia consigo um grande volume de tráfego de dados, e com isso, algumas limitações.

O primeiro entrave era o alto custo necessário com as conexões que suportassem o volume de dados, mas além disso havia o desafio da performance. Mesmo com rede de alta velocidade, a manipulação dos arquivos tridimensionais não entregava uma boa experiência aos usuários. Essa criticidade já era conhecida de longa data pelo time de engenharia, arquitetura e infraestrutura da FCA, que já havia testado soluções de virtualização de desktops, porém sem alcançar resultados satisfatórios.

Criar um ambiente de VDI ajudaria a agilizar os processos de desenvolvimento de automóveis, uma vez que os projetos e arquivos de design poderiam ser acessados e manipulados de forma remota. Viabilizar esse cenário era complexo, pois os arquivos 3D são bastante pesados, exigindo alto poder computacional na camada de servidores para entregar uma experiência adequada aos usuários. Apenas para se ter uma ideia, o conjunto de desenhos que formam um carro completo possui mais de 1TB (Terabyte) de dados.

SOLUÇÃO

O diferencial dos servidores Cisco UCS consistia justamente na possibilidade de virtualizar interfaces gráficas (GPUs) NVIDIA de alta capacidade. O foco principal da solução VDI para a FCA são os fornecedores externos, uma vez que a virtualização dos desktops simplifica muito o processo de conexão, reduzindo fortemente os custos envolvidos e aumentando a performance e a segurança da informação. O projeto contou com o apoio da ForceOne, parceira Cisco.

PRINCIPAIS RESULTADOS

A solução permitiu centralizar o processamento dos sistemas de engenharia no data center da FCA, em Minas Gerais. Atualmente, é possível construir e testar cada uma das mais de 5 mil peças que formam um carro inteiro de forma totalmente virtual. É possível ainda simular como esses componentes vão funcionar e se relacionar entre si, antecipando eventuais problemas e aumentando a qualidade e o desempenho do produto final.

Além da redução no tempo de processamento de dados, o projeto abriu um leque de opções para o time de engenharia da empresa, possibilitando os especialistas produzirem e manusearem desenhos e projetos de onde quer que estejam. Atualmente, cerca de 80 funcionários do time da FCA se beneficiam da solução.

Outro ganho está relacionado ao perfil de computadores. “Ao invés de uma workstation potente e, consequentemente, de custo de aquisição e manutenção mais elevados, os projetos agora podem ser abertos em qualquer equipamento. Dessa maneira, o mesmo notebook usado para ler e-mail ou realizar outra tarefa administrativa pode rodar o trabalho de engenharia”, afirma Anderson Tavares Pereira, especialista em TI voltada para a engenharia do produto.

De forma geral, a solução de VDI rodando em servidores Cisco UCS ajudou a FCA a reduzir também os gastos com estação de trabalho, licenças de software (que passaram a ser centralizadas), bem como diminuíram os gastos com links de internet, além de aumentar a segurança, pois os projetos são acessados via VPN (Virtual Private Network) e ficam protegidos no data center da montadora. Junto com a flexibilidade entregue ao engenheiro, o projeto trouxe redução de custo, diminuiu riscos e garantiu aumento da satisfação dos usuários com relação ao desempenho das aplicações.

Sobre a Cisco:

A Cisco é líder mundial em tecnologia, que tem feito a internet funcionar desde 1984. Seus colaboradores, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades da transformação digital do futuro.

Sobre a Fiat Chrysler Automóveis

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) desenvolve, projeta, fabrica e comercializa automóveis, veículos comerciais leves, componentes e sistemas de produção em todo o mundo. O Grupo opera 102 fábricas e 46 centros de P&D. No Brasil, a FCA possui três principais plantas: o Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE) e a planta de motores em Campo Largo, Paraná. Mais informações em www.fcapress.com.br.

Últimas notícias