Dow acelera a transformação digital e reduz custos de sua fábrica com soluções da Microsoft

Salvador, 04/10/2022 – A Dow, empresa que fornece soluções inovadoras e sustentáveis para segmentos de mercado como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicativos de consumo, está usando dados para reduzir custos operacionais da companhia com soluções da Microsoft. A empresa busca agregar e integrar dados em silos para poder orientar a tomada de decisões em todos os níveis de seus negócios.

“As ferramentas digitais nos ajudaram a impulsionar nossa vantagem competitiva e continuam a elevar nossa posição no setor”, diz Billy Bardin, diretor de Digitalização Global da Dow. A empresa trabalha com parceiros estratégicos para maximizar o potencial dessas tecnologias. Essa estratégia agrega valor a longo prazo, ao mesmo tempo em que ajuda a empresa a se manter atualizada. “Não se trata de perseguir a tecnologia”, diz Clark Dressen, diretor Sênior de Sistemas de Informação da Dow. “Trata-se de encontrar oportunidades para mudar a forma como trabalhamos, entender o valor que essa oportunidade pode oferecer para nossos negócios e, em seguida, selecionar a tecnologia inovadora certa para entregar esse valor”.

A Dow começou a explorar tecnologias de monitoramento remoto de plantas já em 2011. Em 2014, a empresa adotou uma abordagem da Indústria 4.0, investindo em interconectividade, automação, aprendizado de máquina e dados em tempo real. Essa iniciativa abrangeu digitalização e análise de dados, melhorias na experiência dos funcionários, monitoramento remoto, manutenção preditiva e maior adoção de automação digital e física.

A qualidade e a disponibilidade dos dados foram fundamentais para esse esforço. No entanto, muitos dos dados que a Dow coletava historicamente eram isolados e relativamente difíceis de acessar. A empresa queria uma solução abrangente para ingestão e integração de dados com a capacidade de agrupar, limpar, organizar e armazenar os dados em um formato facilmente acessível. “Temos muitos sensores em campo que capturam grandes quantidades de processos, equipamentos e dados de engenharia”, diz Bardin. “Precisávamos dar aos engenheiros e operadores no ambiente de fabricação acesso a esses dados em tempo real para que pudessem tomar decisões mais informadas com mais velocidade”.

Com foco na interconectividade digital, a Dow analisou várias arquiteturas, plataformas e formas de organizar e caracterizar dados e identificou o Microsoft Azure como uma possível solução em nuvem. “A Microsoft ofereceu um portfólio de produtos com vantagem competitiva por meio do Azure e seus recursos”, diz Bardin. Como um dos parceiros mais estratégicos da aliança global da Microsoft, a Accenture forneceu expertise para o programa geral, combinando o poder de três organizações líderes mundiais.

Depois de se reunir com representantes da Microsoft e da Accenture para desenvolver e concluir um teste de campo do conjunto de soluções em potencial e refinar melhor a proposta de valor para a fabricação digital, a equipe da Dow apresentou o esforço como parte de uma iniciativa geral de aceleração digital corporativa que recebeu apoio de liderança executiva e o Conselho de Administração da empresa. Os planos delinearam uma extensão proposital de interconectividade de dados e transformação digital em toda a Dow.

Construindo e testando uma nova arquitetura de dados

A Dow agregou dados de várias fontes de engenharia, manutenção e operações em uma plataforma hospedada na nuvem no Azure. A empresa poderia então conectar funcionários a dados por meio de aplicativos e serviços conectados à nuvem, integrando elementos de várias fontes de dados em um único hub de dados no Azure, facilitando os recursos de análise. Agora, a companhia pode usar os dados integrados para conduzir diferentes aplicativos em desenvolvimento.

A Dow também busca fornecer visualização e dashboards rápidos em todos os níveis de sua organização. Ao usar o Microsoft Power BI, os funcionários da companhia podem tomar decisões com base em análises em tempo real. Já para o gerenciamento de dispositivos, a equipe usou o Microsoft Intune para controlar quem tem acesso aos dispositivos e o que eles podem acessar. A companhia também usa o Azure Kubernetes Service para desenvolvimento e implantação de aplicativos rápidos e fáceis na nuvem.

Provando o valor

A equipe da Dow começou a construir a infraestrutura e planejar o teste de campo crítico para avaliar a nova plataforma em 2020. “Tivemos que provar que poderíamos usar essas tecnologias em um ambiente de produção em tempo real e resumir o resultado para que pudéssemos demonstrar o valor para lançar o programa”, diz Maulik Patel, Diretor Sênior de TI e Tecnologia Operacional da Dow.

Após um teste de campo bem-sucedido, a equipe de Patel desenvolveu um plano para implementação completa em escala no maior e mais integrado local de fabricação da empresa no Texas e, em seguida, em seu ecossistema global de fabricação. “Conseguimos escalar a mesma solução em outros locais na Europa e na região da Ásia-Pacífico”, diz Patel.

A Dow contou com a Microsoft, Accenture e vários outros parceiros estratégicos para aumentar a experiência dos funcionários da Dow trabalhando com sua plataforma e arquitetura existentes para acelerar o ritmo do projeto. “Estamos realizando uma implantação muito rápida em muitos locais diferentes”, diz Patel. “Apoiamos a orientação da Microsoft no desenvolvimento da arquitetura do Azure e no aumento de nossos recursos técnicos para que possamos atender a prazos acelerados e oferecer suporte à solução no futuro.”

Percebendo o valor da interconectividade expandida e do acesso a dados

A Dow está implantando a solução em toda a empresa e já forneceu melhorias mensuráveis em diversas áreas. “Com base em nossos dados, análises e infraestrutura de aplicativos do Azure, estamos vendo melhorias no tempo de atividade do equipamento, na eficiência da produção e na colaboração dos funcionários”, diz Dressen. “O poder desta solução é aparente em toda a empresa, facilitando tudo, desde uma melhor logística até uma programação de trabalho simplificada, com impacto no resultado final.”

Os fluxos de trabalho digitais trazem à Dow maior flexibilidade e agilidade para responder a mudanças e interrupções. “Usando o Azure como back-end junto com a plataforma profissional de campo conectada móvel, transformamos alguns processos manuais e baseados em papel em procedimentos digitais, o que nos ajuda a aumentar a visibilidade das informações e simplificar as práticas de trabalho”, diz Dressen. “Por exemplo, quando há um problema, um funcionário pode tirar uma foto e adicioná-la ao registro do caso para que outras pessoas vejam, em vez de apenas usar texto escrito. Isso nos dá mais contexto para tomar melhores decisões.”

A automação está simplificando o trabalho diário em todas as instalações de fabricação da empresa. “Se você vir uma anomalia, poderá convertê-la em uma notificação de manutenção em campo, em vez de voltar para sua mesa”, diz Patel. “É fácil capturar as informações relevantes e acionar fluxos de trabalho de manutenção instantaneamente. As soluções digitais que construímos estão mudando a forma como trabalhamos.”

Usando dispositivos móveis de nível industrial recém-implantados que executam o Windows 10, os funcionários podem colaborar de qualquer lugar usando reuniões de voz e vídeo e obter informações relevantes sempre que precisarem. “Estamos melhorando significativamente nosso fluxo de trabalho de manutenção e operações”, diz Patel. “Também aumentamos nossa utilização de ativos e reduzimos os custos operacionais. Temos até uma maneira melhor de gerenciar o desempenho do fornecedor.”

Alcançando uma visão de manufatura digital com a Microsoft

A Dow aproveitou a tecnologia e o engajamento da Microsoft — aspectos que a equipe espera que cresçam no futuro. “A Microsoft desempenhará um papel crítico em nossa escalabilidade e nossa capacidade de acompanhar a tecnologia, tornando mais fácil alcançar nossa visão digital para fabricação”, diz Patel.

A Dow também apreciou a prontidão da Microsoft em trazer seus principais especialistas quando surgiram problemas durante a compilação. “A capacidade da Microsoft de trazer experiência para lidar com problemas desafiadores é fundamental à medida que continuamos a aumentar nossa transformação tecnológica em nosso ambiente de fabricação e na empresa como um todo”, diz Bardin.

Acelerando a inovação para o futuro

“Enquanto estamos transformando essa nova arquitetura de dados em realidade, continuamos a ver oportunidades para fazer melhorias – coisas como desenvolver modelos de dados comuns e padrões do setor – e também maneiras de acelerar a limpeza e integração de dados e geralmente disponibilizar os dados para aplicativos mais amplos”, diz Dressen.

A equipe da Dow planeja continuar agilizando e simplificando os processos atuais à medida que expande a implantação globalmente. A Dow também planeja aprofundar seu uso de IA, aprendizado de máquina e automação à medida que trabalha para alcançar sua visão de ser a empresa de ciência de materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo.

Com base em nossos dados, análises e infraestrutura de aplicativos do Azure, estamos vendo melhorias no tempo de atividade do equipamento, na eficiência da produção e na colaboração dos funcionários. O poder desta solução é evidente em toda a empresa, facilitando desde uma melhor logística até uma programação de trabalho simplificada, com impacto nos resultados

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das 122 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.

Últimas notícias