DMA Distribuidora inova e expande sua rede de supermercados com Oracle Cloud

Salvador, 11/03/2021 – A inovação está cada vez mais no dia a dia do varejo. Prova disso se reflete na estratégia de negócios e atuação da DMA Distribuidora que ampliou sua área de atuação de Minas Gerais para o restante do Brasil. Assim foi o ano de 2020 para o grupo de varejo e atacarejo de Minas Gerais, chegando a 170 unidades distribuídas no estado mineiro, Espírito Santo, Bahia e mais seis estados na região norte e nordeste. Nesse ano de mudanças com a pandemia que impactou o crescimento de diversas empresas. Por outro lado, com apoio da tecnologia, o grupo ampliou a presença da marca em milhões de lares no País.

Para reforçar essa estratégia, a empresa ajustou seu sistema de gestão, mais especificamente para a área fiscal, para manter o aumento de seu fluxo de informações no ambiente on-premise para um mais ágil e alinhado com o crescimento de suas dezenas de unidades. Marco Túlio, head de TI da DMA, conta que analisaram propostas de projetos para migrar seus dados para a modalidade de nuvem. “Nós avaliamos vários parceiros. Testamos alguns ambientes em nuvem, no segundo semestre de 2019, até conhecermos o Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Fizemos testes de forma tranquila e transparente. Após quatro meses, a área fiscal já estava levando os dados para o ambiente da nuvem e em produção”, conta.

Durante os testes, foi possível ter um aumento de 86% no desempenho. “O objetivo era aumentar com o novo ambiente em torno de 75%, mas tivemos um resultado ainda melhor do que o esperado. Além disso, nosso tempo de acesso aos dados também foi otimizado em mais de 60%, explica Marco Túlio. Ao perceber os ganhos em escalabilidade e estabilidade – sem impacto para clientes e usuários, a empresa decidiu levar outras soluções para o OCI.

Quando se trata de pagamentos fiscais, o governo tem prazos e datas específicas exigidas para as empresas contribuintes. Com o uso da infraestrutura da Oracle ajuda a evitar qualquer atraso nas entregas legais.

Segundo Tennessee Howard, diretor sênior de Oracle Cloud, muitos usuários estão acostumados a trabalhar com uma solução dentro do servidor, assim ainda possuem uma certa resistência com a mudança. “A partir do momento que migram e passam a utilizar uma solução remota como o OCI, os clientes começam a ver os impactos positivos, como a agilidade nos processos, segurança, a possibilidade de operar a partir de qualquer lugar, etc. Esse foi o caso da DMA, que viu sua performance aumentar, ganhou rapidez no setor fiscal e escalabilidade para expandir suas lojas para o território nacional, conclui Howard.

Sobre a Oracle

A Cloud Oracle oferece um conjunto completo de aplicativos integrados para vendas, serviços, marketing, recursos humanos, finanças, cadeia de suprimentos e indústria, além de dispor de infraestrutura altamente automatizada e segura de Geração 2, com o Banco de Dados Autônomo da Oracle.

Últimas notícias