Copel adota soluções da Privacy Tools para adequação à LGPD

Projeto de implantação contou com a parceria da empresa pernambucana CmTech

Salvador, 29/10/2023 – Conforme uma pesquisa recente, 80% das empresas no Brasil ainda não têm seus processos totalmente alinhados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). À frente do mercado, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), maior empresa do estado, adotou as soluções da Privacy Tools para conferir mais segurança e confiança aos seus titulares de dados.

A Copel é um dos maiores grupos integrados de energia elétrica do Brasil. A empresa administra mais de 200 mil km de redes de distribuição e atende a mais de 5 milhões de clientes no Paraná. Prestar atendimento de qualidade a um público tão amplo pode ser um desafio. Daí a escolha pela startup gaúcha que oferece um sistema completo para auxiliar o DPO e se adequar à LGPD.

“A plataforma Privacy Tools contribuiu para a implantação do programa de governança em privacidade na Copel, de acordo com os requisitos previstos no artigo 50 da atual legislação. A solução permite a gestão de atividades e boas práticas de privacidade e proteção de dados de forma integrada e centralizada numa única ferramenta”, explica Lilian Andrade, DPO da Copel.

A partir da implantação, todos os cidadãos – ou seja, clientes ou pessoas que possuem dados tratados pela Copel – podem exercer seus direitos através do Portal da Privacidade, solução oferecida pela Privacy Tools. O objetivo da empresa de energia é promover mais transparência com segurança quanto aos direitos dos titulares de dados.

Para a DPO da companhia, esse é um dos aspectos mais relevantes do projeto: “Podemos destacar especialmente a disponibilização do Portal de Privacidade no website da Copel, local em que os titulares de dados podem fazer uma requisição em formulário integrado na ferramenta”.

Além disso, a Copel conta ainda com o Data Discovery integrado ao atendimento dos titulares de dados. Conforme Lilian, a agilidade junto ao consumidor é de fundamental importância para a companhia. “A ferramenta Data Discovery permite a localização dos dados pessoais de forma integrada aos sistemas da Copel, permitindo a resposta célere ao titular”, explica.

O projeto de implantação da Privacy Tools na Copel foi realizado pela parceira CmTech, uma das PME’s que mais crescem no Brasil. Com mais de 20 anos de história, a companhia pernambucana presta atendimento a centenas de negócios em todo o país, tanto governamentais quanto empresas privadas.

“Realizar o Data Discovery integrado com o Data Mapping e automatizar o fluxo de atendimento dos titulares envolve um profundo conhecimento em TI, SI, DevOps e LGPD. Não basta uma ferramenta robusta, é preciso saber implantar com foco nos titulares de dados. Este foi um dos projetos mais importantes de adequação à LGPD que já realizamos”, analisa Rodrigo Vasconcelos, sócio da CmTech.

Para a CEO da Privacy Tools, Aline Deparis, a união de esforços foi um dos pontos altos desta recente implantação. “Projetos de alta complexidade de grandes organizações com milhões de titulares precisam da colaboração entre todas as as partes envolvidas. Por isso, contar com parceiros fortes como a CmTech e com a competência das áreas de compliance e tecnologia da Copel foi fundamental para o sucesso do projeto”, comemora.

Sobre a Privacy Tools

A Privacy Tools é uma plataforma de privacidade líder no mercado brasileiro e pioneira na oferta de soluções para LGPD no Brasil.

Fundada em 2019 por Aline Deparis, a empresa possui clientes que incluem Rede D’or, Usiminas, Banco RCI, Pague Menos, Farmácias São João, Grupo Bom Jesus, Grupo Fleury, Eletrobrás, Grupo RBS, entre outras.

Com o objetivo de auxiliar as empresas no processo de adequação à LGPD, a Privacy Tools traz soluções de gerenciamento da privacidade com módulos pensados para o uso em diferentes segmentos do mercado e para cumprir com as obrigações das diferentes legislações, como LGPD e GDPR.

Além de todos os aspectos de privacidade, a empresa oferece módulos para ESG (Environmental Social & Governance), GRC (Governance Risk & Compliance) e Cibersegurança. Trabalha ainda com IA Generativa para acelerar a adequação à LGPD e facilitar a vida dos profissionais de privacidade.

Últimas notícias