Zero Trust universal: a chave para acelerar a inovação, reduzir despesas e simplificar a segurança corporativa

Por Marcos Tabajara, country manager da Appgate no Brasil

Salvador, 05/07/2023 – O Acesso de Rede Zero Trust universal (ZTNA universal) vem sendo implementado proativamente na infraestrutura corporativa complexa por bons motivos: acelera a transformação digital, reduz gastos com TI, simplifica a segurança da rede e reduz as superfícies de ataque. Em última análise, a solução garante flexibilidade, controle e extensibilidade para organizações sofisticadas com ambientes multifacetados, altos requisitos de segurança e topologias de rede intrincadas.

O conceito de ZTNA universal (ou ZTNA em todo lugar) foi criado pelo Gartner, que aponta em relatório que “à medida que as organizações se familiarizam com o Zero Trust, há uma tendência crescente de adotá-lo não apenas para casos de uso de trabalho remoto, mas também para funcionários no escritório”.

Seja migração para a nuvem, mudança para um ambiente de DevOps de alta velocidade ou mudança sem servidor, o ZTNA universal oferece conectividade e acesso de rede adaptáveis. Isso significa que todos os usuários, incluindo terceiros, têm a mesma experiência de conexão segura, independentemente da localização, o que ajuda a impulsionar a inovação corporativa e a acelerar os negócios.

A economia significativa com custos operacionais é outra vantagem. Ao usar seu modelo de política adaptável e refinado para sobrepor a infraestrutura existente, as organizações podem começar sua jornada Zero Trust sem uma onerosa atualização tecnológica de remoção e substituição. Notavelmente, a solução também provou reduzir as despesas de rede de longa distância (WAN), particularmente no que diz respeito à eliminação de circuitos MPLS.

O ZTNA universal também oferece mais flexibilidade em termos de topologia de rede e arquiteturas de implantação. Soluções legadas como VPNs perpetuam um modelo centrado no perímetro, onde há um ponto de entrada para a rede corporativa, e os usuários contam com WANs e túneis VPN para acessar recursos distribuídos pela empresa. Esse modelo se torna ainda mais desafiador ao acessar recursos na nuvem. No entanto, o ZTNA universal elimina a complexidade com um modelo de segurança unificado que pode ser implementado no local, na nuvem e em ambientes híbridos. Essa abordagem fornece uma postura de segurança consistente em toda a organização e pode eliminar a necessidade de várias soluções de acesso seguro.

Outra vantagem é a redução da superfície de ataque da rede. Ao implementar uma abordagem Zero Trust, as organizações limitam o acesso apenas àqueles que precisam. Isso garante que, se um invasor obtiver acesso à rede, ele não poderá se mover lateralmente e escalar privilégios, pois não tem as credenciais necessárias para fazê-lo. Essa abordagem também garante que os dados confidenciais sejam protegidos, já que somente aqueles que precisam de acesso o recebem.

Por fim, o acesso universal à rede Zero Trust oferece melhor visibilidade da atividade da rede. Com modelos de segurança tradicionais, o monitoramento de rede eficaz pode ser um desafio. No entanto, com o ZTNA universal, as organizações podem automatizar as políticas de acesso e o monitoramento para garantir a conformidade com as políticas organizacionais. Essa abordagem oferece melhor visibilidade, permitindo detecção e resposta às ameaças cibernéticas com mais eficiência.

Com benefícios como acesso adaptativo e contextual, arquitetura flexível e sobrecarga reduzida, o ZTNA universal permite que as organizações se beneficiem com segurança e rapidez de novas tecnologias, usem a segurança como uma vantagem competitiva e reduzam os custos operacionais.

Últimas notícias