Veja quais são as vantagens e proteção de plataformas como o Google Meet, Zoom e Skype

Os aplicativos de videochamadas ganharam cada dia mais popularidade, veja algumas vantagens e permanência por trás dos principais líderes do mercado!

Salvador, 01/11/2022 – O desenvolvimento da tecnologia permite incontáveis ferramentas que há alguns anos não existiam, fazendo com que o dia a dia das pessoas se torne ainda mais simplificado. No que diz respeito ao ambiente empresarial ou educacional, muitas plataformas têm se destacado nos últimos anos, por permitirem que as pessoas consigam criar reuniões online — tão ou mais eficazes do que as presenciais.

A mesma lógica de evolução tecnológica também se aplica ao âmbito pessoal, é claro, principalmente com a criação de conexões de internet cada vez mais rápidas. Plataformas como a https://7slots.casino/pt-br/ também surgiram para preencher uma demanda no universo dos jogos online, fazendo com que as pessoas ganhem cada vez mais liberdade para apostarem de onde estiverem. 

No entanto, no que diz respeito aos famosos aplicativos de videochamadas, por mais que eles tenham sido um divisor de águas para a comunicação moderna, nem tudo são flores. Continue a leitura e acompanhe os principais pontos positivos e negativos de cada um!

Muito além de uma chamada

Os antigos conceitos de chamada de voz já não são suficientes hoje em dia. Isso porque muitas vezes, ouvir a voz da outra pessoa não chega, portanto é necessário também um compartilhamento de imagem. De forma pessoal, as pessoas usam simplesmente uma ligação de vídeo do Whatsapp ou o próprio Facetime do Iphone, no entanto, nas empresas essas ferramentas podem não ser suficientes. Diante dessa demanda surgiram aplicativos como Skype, Zomm e Google Meet que permitem chamadas com recursos adicionais — por exemplo, compartilhamento de telas, reuniões com dezenas de pessoas etc.

Expansão do home office e recursos adicionais

Com a explosão da modalidade de trabalho home office, que inclusive tem se mostrado muito benéfica para a economia desses profissionais, os recursos de comunicação a distância se tornaram a nova galinha dos ovos de ouro. A modalidade home office está presente na sociedade há muitos anos, no entanto, com a pandemia que o mundo enfrentou a partir de 2020, que obrigou ainda mais pessoas a permanecerem em casa, essa modalidade até então um pouco desconhecida veio à tona.

Muitos profissionais tiveram que resolver suas pendências a partir de casa, e então os aplicativos de videochamadas tornaram-se uma peça principal do dia a dia dos funcionários. Inclusive, era praticamente impossível passar um dia sem entrar numa reunião ou conferência online utilizando um desses aplicativos, que acabaram por se aperfeiçoar mais ainda, aproveitando que estavam na crista da onda e que era a altura certa para conquistar ainda mais o público.

Vantagens e desvantagens de cada aplicativo

Como tudo na vida, infelizmente nem sempre as vantagens existem isoladamente. Os aplicativos de videochamadas conseguem facilitar e muito a vida das pessoas, um exemplo é a vida dos professores, que se viram obrigados a continuar as aulas de forma remota durante a pandemia. Mesmo assim, esses aplicativos não são perfeitos e também apresentam algumas desvantagens ou inconsistências que podem ser um ponto menos positivo da perspectiva do usuário. A seguir, selecionamos três dos principais aplicativos disponíveis no mercado hoje em dia e listamos coisas boas e más a respeito de cada um deles.

Google Meet

O Google Meet é um serviço que, como o próprio nome diz, foi desenvolvido pela Google para comunicações em vídeo. Ele substitui o antigo Hangouts.

Pontos positivos

•  Possui um design simples, principalmente para pessoas acostumadas com os aplicativos da Google.

•  Sincroniza facilmente com outros aplicativos como o calendário do Google.

Pontos negativos

•  O microfone e a câmera podem apresentar algumas falhas, principalmente no início da configuração.

•  A versão gratuita só comporta reuniões de até 60 minutos para 100 pessoas.

Zoom

O Zoom foi desenvolvido pela Zoom Video Communications e hoje em dia é uma das principais ferramentas do mercado, competindo diretamente com a versão do software da Google. 

Pontos positivos

•  Permite compartilhamento das reuniões em outros locais como Youtube e Facebook.

•  Permite a gravação das chamadas.

•  O anfitrião pode dividir os participantes em diferentes salas.

•  Na versão gratuita, as reuniões podem ter a duração máxima de 40 minutos e a presença de 100 usuários.

Pontos negativos

•  Algumas chamadas têm qualidade de imagem não muito boa.

•  Alguns planos empresariais que oferecem mais vantagens são caros.

Skype

O Skype é a versão de comunicador desenvolvida pela Microsoft, presente no mercado há muitos anos, e famoso por ser uma versão multiplataforma, o que permite ainda maior liberdade para os usuários.

Pontos positivos

•  Foi uma das pioneiras no que diz respeito às videochamadas, sendo assim, conquistou a confiança do público há muito tempo.

•  Permite o compartilhamento de tela.

•  É possível criar formas de interação com o público, por exemplo, enquetes.

Pontos negativos

•  O aplicativo muitas vezes trava durante chamadas, principalmente com mais gente.

•  Requer pré-instalação prévia e o aplicativo ocupa um espaço considerável no dispositivo.

Como foi possível perceber, todos os aplicativos apresentam vantagens e desvantagens e são bem reconhecidos no mercado. Desta forma, é preciso perceber o que melhor se adequa à situação de necessidade do usuário, tanto do ponto de vista dos recursos quanto do ponto de vista da interface, já que alguns são mais facilmente interpretados do que outros.

Últimas notícias