Transformação digital acelerada aumenta busca de empresas por profissionais de TI

Por Glauco Maschio, fundador e CEO da Pixter

Salvador, 07/03/2022 – Uma das profissões que mais vem ganhando destaque no mercado de trabalho sem dúvidas são os especialistas em tecnologias, como desenvolvedores e cientistas de dados. Até 2024, o País terá uma demanda de 420 mil especialistas nas áreas de tecnologia, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

As estratégias tecnológicas fazem parte de muitos processos essenciais nas empresas e de acordo com a Brasscom, nos quatro primeiros meses do ano de 2021 o setor abriu 69 mil postos de trabalho, 10 mil a mais do que em todo o ano de 2020.

Enquanto algumas profissões estão desaparecendo, novas oportunidades e carreiras surgem no mercado nacional e internacional. De acordo com a pesquisa FEEx — FIA Employee Experience, quem atua com tecnologia recebe 84% mais convites para participar de processos seletivos em outra organização na comparação com a média geral de profissionais.

O primeiro passo para reter esses profissionais é proporcionar estabilidade e uma carreira de trabalho promissora para o seu desenvolvimento e crescimento dentro da corporação. Com diversas oportunidades nessa área o profissional optará por posições que façam mais sentido com o seu crescimento dentro do mercado.

A pandemia, sem dúvidas, acelerou as demandas desse mercado e demonstrou com precisão a necessidade das empresas estarem bem posicionadas em relação aos seus processos tecnológicos. Um período marcado em estruturar uma experiência digital melhor para os consumidores. Segundo o estudo da consultoria IDC Brasil, o setor de tecnologia tem tido um dos maiores crescimentos da economia nacional, em 2020 o segmento apresentou crescimento de 4,2%, e as projeções apontam alta de 50% a mais para 2021.

A área de tecnologia da informação tende a ser mais independente, porém é necessário que esse profissional seja condicionado e direcionado em sua carreira para que se estabeleçam e criem laços consolidados e se as corporações não enxergarem de forma rápida essa necessidade, poderão perder grandes talentos.

Um estudo realizado pela Decoding Digital Talent, conduzida pelo Boston Consulting Group (BCG) e a The Network, revelou que 93% dos funcionários de empresas latino-americanas entrevistados que trabalham em tecnologia ou têm cargos em áreas digitais esperam trocar de empresa nos próximos dois a três anos, enquanto que 64% estão buscando ativamente por novos empregos.

Últimas notícias