Shoppings investem em plataformas para integrar o meio digital com o ambiente físico

Por Sergio Mendonça, Diretor Comercial da DigitalSeller.

Salvador, 14/04/2020 – O e-commerce brasileiro alcançou a marca dos 75 bilhões ano passado. Foram mais de 178 milhões de pedidos realizados, gerando um crescimento de 22,7%. Além disso, houve um crescimento de mais de 40% no números de clientes, que saiu de 22 milhões para 31 milhões em 2019. A tendência é de que os números melhorem ainda mais nos próximos anos, visto que, atualmente, o Brasil conta com 128 milhões de internautas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E o numero só cresce.

Diante deste cenário o grande desafio para os shoppings é a integração do meio digital com as lojas físicas, focados no omnichannel, conceito que oferece ao consumidor uma possibilidade de relacionamento com os diversos canais da empresa com a mesma experiência e eficiência. Os hábitos de consumo mudaram e as relações com as lojas se tornaram mais digitais.

Em Pesquisa recente da agência GFK, especializada no levantamento de informações referentes a mercados e consumidores, constatou que o número de clientes que pesquisam no online e preferem realizar a compra na loja física, o chamado webrooming, vem crescendo. Segundo o estudo, na América Latina, os índices de preferência de compra webrooming e showrooming (pesquisa na loja física e compra online) estão bem próximos: 86% e 78%, respectivamente.

Os dados, mostram que o omnichannel, ou seja, a integração do online com o offline, já não é mais apenas uma tendência, e sim uma realidade atual. Vejam alguns dados importantes:

•  39% dos entrevistados, consideram ter acesso online a informações sobre o estoque da loja física  fundamental para facilitar a compra.

•  35% dos consumidores, acreditam que ofertas personalizadas são grandes atrativos para ira a loja física, que podem ser geradas por meio de informações obtidas pelo histórico do cliente, beacons e QR codes.

•  72% já utilizaram um serviço de click & collect (pontos de retirada)

•  49% recorreram mais a ele do que o faziam há um ano

•  21% fazem isso em pelo menos metade de suas compras

•  28% comprariam em outro varejista se o click & collect não estivesse disponível

•  17% não realizariam a compra nesses casos.

•  75% optam pelos pontos de retirada pela conveniência

•  74% elogiam a forma de entrega gratuita por suas compras

•  65% dos consumidores fazem compras adicionais nos pontos de retirada.

Ou seja, cada vez mais, as pessoas estão comprando na internet, mas retirando os produtos adquiridos nas lojas físicas. O consumidor moderno busca acima de tudo praticidade e uma boa experiência de compra tanto na loja física quanto no ambiente virtual permitindo que o shopping esteja mais próximo do frequentador, ampliando a divulgação de suas ações e otimizando as interações com o público.

Últimas notícias