Redes Neurais Artificiais: InfoStore usa a tecnologia para otimizar performance de servidores

Pedro Mussi, CEO da Infostore e Mundo do Servidor

Por Pedro Mussi, CEO da InfoStore e Mundo do Servidor

Estimativa do Grupo InfoStore é de uma otimização de até 65% nos servidores com aplicação dos princípios de RNA

Salvador, 12/08/2019 – O que diferencia os seres humanos de outras formas de vida? Certamente, é a capacidade de raciocinar. E essa é justamente a busca por trás dos estudos de Inteligência Artificial (IA): dotar o computador dessa particular capacidade de pensar.

Dentro do vasto campo da Ciência da Computação, as Redes Neurais Artificiais (RNA) [do inglês, Artificial Neural Networks – ANN], se destacam por apresentar um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes, uma tecnologia computacional que busca dotar o computador de “inteligência” por meio da experiência, tema comumente abordado também quando falamos de Aprendizado Profundo (do inglês, Deep Learning).

As RNA estão em evidência no mundo acadêmico e empresarial nos últimos anos, com aplicações no mercado financeiro para previsão de ações, em reconhecimento facial, em reconhecimento de áudio, em processamento de textos, dentre outros.

Arquiteturas de aprendizagem complexas, tais como redes neurais profundas, foram aplicadas em campos diversos como: visão computacional, reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural, reconhecimento de áudio, filtragem de rede social, tradução automática, bioinformática, concepção de medicamentos, análise de imagens médicas, inspeção de materiais e jogo de tabuleiro, onde têm produzido resultados comparáveis e, em alguns casos superiores aos dos especialistas humanos.

RNA como solução para otimização do servidor

Com a missão de “ser uma empresa referência em atendimento ao cliente no suprimento de produtos específicos e serviços técnicos avançados em informática”, Pedro Henrique Mussi de Amorim Brandão criou a InfoStore, em 2004, colocando à disposição do mercado brasileiro, produtos específicos e profundo conhecimento técnico.

Em parcerias com empresas americanas que fabricam partes e peças de Servidores e Equipamentos para Data Centers e juntamente com empresas de logística internacional, a Infostore passou a atender necessidades de grandes empresas no Brasil como: Organizações Globo, Petrobras, Ibovespa, CBF – Confederação Brasileira de Futebol, praticamente todos os bancos e empresas públicas. Trabalho desenvolvido por meio de uma assessoria e análise da solução ao problema do cliente, com controle de prazos para entrega dos serviços, equipamentos de TI e otimização de custos dos projetos.

Baseado nesse conceito, o sistema Server X-Ray é exposto a uma carga cotidiana de processos enviados ao servidor dos clientes, analisando-os e buscando classificar processos através de um conhecimento prévio, desenvolvendo uma experiência, que evolui para a aquisição de conhecimento e aprendizado.

“Estamos em desenvolvimento de um sistema RMM (Remonte Monitoring and Management) voltada para servidores. Atualmente o mercado possui ótimas ferramentas de monitoramento remoto, porém em quase sua totalidade voltada ao parque de informática como um todo. Quando decidimos nos especializar na parte de servidores buscamos atender uma lacuna ainda não preenchida por nenhuma empresa no mercado mundial. Nosso desafio é criar um sistema de gerenciamento e otimização da performance de servidores que visa atender desde uma pequena empresa até um data center com milhares de equipamentos. Nossa ferramenta é capaz de monitorar e administrar as tarefas cotidianas como upgrades e patches de segurança”, afirma Pedro Mussi.

Com o objetivo de alcançar o mercado mundial, o software será lançado em Inglês, Português e Espanhol.

A estimativa do Grupo Infostore é uma otimização de até 65% nos servidores. “Se levamos em conta os custos de hardware e de licenciamento de software para aquisição de um parque de servidores tal otimização pode gerar grande economia aos clientes”.

Últimas notícias