O que é VPN e porque usar

Salvador, 09/07/2020 – As VPNs funcionam conectando um computador a um servidor intermediário, que se responsabilizará por criptografar e fazer a ponte entre o usuário e a Internet. Dessa maneira, é possível navegar de forma segura, burlar algumas restrições geográficas impostas por serviços como Spotify e Netflix e até mesmo permanecer anônimo.

Entretanto, muitas pessoas, ao conectar-se via VPN, enfrentam lentidão e perda de dados durante a navegação online. E as causas desse problema podem ser muito simples.

Causas de lentidão

Servidor muito distante

O motivo mais comum que ocasiona a perda de velocidade durante uma conexão VPN é o servidor em que estamos conectados. As empresas que oferecem este tipo de serviço contam com milhares de servidores espalhados pelo mundo e, caso estejamos conectados em um servidor muito distante, isto pode resultar em uma conexão lenta. Uma solução seria conectar-se em servidores mais próximos de você, de preferência no seu próprio país.

Servidor sobrecarregado

Servidores sobrecarregados também são sinônimo de lentidão. Caso você esteja conectado em um servidor muito próximo de você, e ainda assim enfrenta problemas de velocidade, pode ser que o seu servidor esteja sobrecarregado. Isto significa que muitas pessoas estão conectadas simultaneamente no mesmo servidor, fazendo com que a sua largura de banda seja criticamente fracionada. Uma alternativa de saída é conectar-se em servidores um pouco mais distante, porém menos saturados.

Criptografia

Outra causadora de lentidão pode ser a criptografia. Quando você conecta seu computador ao servidor VPN, a conexão estabelecida é criptografada a fim de proteger as informações dos usuários. Além disso, o nível de criptografia oferecida pelo provedor varia desde branda (associada a baixas mensalidades) até de ponta (altas mensalidades e maior segurança). Assim sendo, quanto maior a criptografia menor será a sua velocidade de conexão. Mas vale ressaltar que o tamanho da criptografia não está relacionado com o nível dela, e sim com a qualidade na qual ela foi construída.

Software

Outro motivo que pode acarretar a lentidão durante uma conexão VPN pode ser configurações de software. Uma configuração incorreta do nosso firewall ou antivírus, ou até mesmo um software que você instalou anos atrás e hoje nem usa mais pode ser a causa da perda de velocidade. Portanto, lembre-se sempre de manter todos seus softwares atualizados e busque por informar-se se aquele programa pode estar interferindo na sua conexão.

Velocidade de conexão

Além disso, a velocidade da nossa conexão também pode afetar a velocidade da VPN. A velocidade máxima que você alcançará em condições ideais será o máximo dos pacotes de serviços que você contratou. Em outras palavras, se você contratar um provedor de internet de 100 Mbps, este será o máximo que sua conexão VPN poderá atingir.

Contrate um provedor de confiança

Nada neste mundo é de graça. Ao recorrer a serviços gratuitos de VPN, você provavelmente estará abrindo mão de alguma coisa para “pagar” por essa gratuidade. Além disso, VPNs gratuitas geralmente vêm acompanhadas de uma série de limitações que podem frustrar a navegabilidade na web. Nesse caso, são comuns limites de velocidade e de tráfego mensal de dados, que não são nada generosos. Para piorar ainda mais o cenário, vários desses serviços coletam informações de navegação do usuário, endereços de e-mail e outros dados pessoais.

Há também os diferentes tipos de criptografia citados acima que variam de provedor para provedor. Caso você queira proteger seus dados online, é fortemente recomendado que assine um provedor com uma criptografia impecável e confiável.

Assim sendo, não perca seu tempo com VPNs lentas e não arrisque seus dados com provedores poucos confiáveis. Caso você esteja buscando um provedor que possua confiabilidade, criptografia altamente segura e servidores próximos e amplos, a nossa recomendação é o NordVPN; uma empresa considerada uma das melhores VPNs na indústria e que se tornou a líder de mercado durante o ano de 2019. Para saber mais, confira a análise realizada pela VPNoverview.

Últimas notícias