O que é preciso para receber dinheiro de anúncios do Google

Salvador, 14/08/2020 – Além de líder no segmento de buscas, o Google se tornou uma fonte geradora de dinheiro para os seus usuários.

Com a criação do Google AdSense, a companhia atrai cada vez mais produtores de conteúdos digitais interessados em fazer receita com verba publicitária.

O serviço funciona assim: o usuário cadastra o seu blog ou canal na ferramenta e o Google se encarrega de encaminhar os anúncios que melhor se alinham com o público em questão.

Para cada clique no anúncio, o dono da página recebe uma porcentagem do valor pago pela empresa ao Google referente à peça publicitária.

O lucro costuma ser de apenas alguns centavos de dólar e no começo isso tende a desanimar. Mas quanto mais popular for o canal, mais dinheiro o blogueiro ou o youtuber ganha.

O negócio parece ser promissor para ambas as partes. De acordo com os resultados do segundo trimestre de 2020 divulgado pela Alphabet, dona do Google, recentemente, 66% da receita da companhia no período veio dos anúncios do Google e do YouTube.

Este último é responsável por US$ 3,81 bilhões do total de US$ 38,3 bilhões de receita acumulada pela companhia entre abril e junho deste ano.

O resultado positivo ficou acima do esperado pelos especialistas e pode ser consequência do isolamento social que popularizou as lives e levou milhões de pessoas a se valerem da plataforma digital como forma de entretenimento e aquisição de conhecimento.

Estratégia de sucesso

Por mais sedutora que seja a ideia de ganhar dinheiro sem sair de casa, é preciso saber que o sucesso da empreitada depende de uma estratégia muito bem estruturada.

É que a aparente facilidade de criar um canal no YouTube ou um blog nas inúmeras ferramentas disponíveis atualmente deixou o mercado bastante competitivo. Se destacar requer dedicação, consistência e conhecimento básico de marketing de conteúdo.

O primeiro passo é escolher um tema que seja familiar para o produtor de conteúdo. Ou seja, para produzir algo relevante e eficiente a pessoa precisa dominar o assunto que será abordado.

Além disso, é necessária excelência na escrita. Erros de português, falta de coerência e coesão não são perdoados pelos usuários da grande rede mundial de computadores, que estão cada dia mais exigentes.

Para atender a essa demanda um passo a passo básico de marketing fundamental pode ajudar melhorar as chances de se destacar: conhecer bem o público com o qual se pretende falar, produzir conteúdos relevantes e originais, dominar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e gerar tráfego de pessoas no blog ou canal, podendo usar as redes sociais para isso.

Regras do AdSense

Seguir o roteiro acima aumenta as chances de chamar a atenção do AdSense, mas há outras regras que precisam ser atendidas antes do braço publicitário do Google aceitar a parceria com determinado veículo de comunicação digital.

Não há um número exato de conteúdo para ser aceito como parceiro do Google, mas há quem diga que o ideal é ter 15 textos publicados, com 600 palavras cada, mínimo necessário para que o blog apareça nos mecanismos de busca.

Já para o YouTube, plataforma em ascensão, é preciso ter no mínimo mil inscritos, pelo menos quatro mil horas de conteúdos assistidos nos últimos 12 meses, bom engajamento e conteúdo adequado (não ofensivo) para os anunciantes, além, é claro, de possuir direitos autorais sobre o que é postado.

Um detalhe que não pode passar batido é que, para que possa ser aceito pelo AdSense, o conteúdo produzido não pode conter apologia à violência ou ao uso de drogas, tampouco ser pornográfico ou oferecer algum tipo de risco à saúde física e mental do usuário. É fundamental conhecer os termos de serviço do Google para se adequar às exigências.

Caminho do dinheiro

Cumpridas todas essas exigências, é possível abrir a conta no AdSense. Para isso, é preciso ser maior de 18 anos, ter uma conta de e-mail do Google, um telefone e uma conta bancária ativa para receber os pagamentos.

Com os conteúdos adequados e a conta criada, o Google irá direcionar os anúncios que se alinham ao público do canal ou blog. Ainda assim, o dono pode escolher se aquela peça vai ou não ser veiculada.

Assim que uma pessoa clica na propaganda, o titular do canal ou blog recebe a sua porcentagem no lucro publicitário.

Essa quantia sai, em dólar, da conta bancária do Google diretamente para a conta do produtor de conteúdo no Brasil.

Tradicionalmente, essa transferência internacional é feita por meio do código SWIFT, uma chave numérica que permite a comunicação entre os bancos.

Essa transação implica no pagamento de taxas que oneram bastante o processo, em especial, quando considerado o valor a ser recebido (são centavos de dólar).

A boa notícia é que essa não é a única maneira de fazer a transferência internacional. Atualmente, existem no mercado diversas agências financeiras que fazem esse serviço por meio da tecnologia, cobrando taxas bem menores do que praticadas pelos bancos tradicionais.

Para que a transação seja legal, será preciso fornecer documentos. Quantias a partir de USD 20 mil recebidos demandam a apresentação dos comprovantes de pagamento fornecidos pelo Google.

Últimas notícias