O que a Inteligência Artificial vai contar para os meus netos?

Por Carlos Sollito, CEO da Legacy Inc.

Salvador, 07/05/2024 – Voltei do Web Summit e me perguntei isso. Durante os 3 dias de conferência, as camadas da Inteligência Artificial impressionam por seus desdobramentos e por alguns assombramentos. Afinal, para uma parcela da população, é um território que gera receio.

Em todos os painéis, masterclasses, showcases e conversas de corredor, olha ela AI presente. De atriz principal à coadjuvante. A solução que veio para ficar.

A Embraer-X mostrou todo seu olhar visionário com a Eve Air Mobility e seus eVTOLS: aeronaves 100% elétricas, emissão CO2 e oito rotores distribuídos. IA e Data Science são pilares vitais. Existirão no mercado, principalmente, protótipos não tripulados, muito evoluídos graças à Inteligência Artificial.

No meu olhar de futuro, o grande projeto inovador da Embraer é o plano de carbono zero até 2050 e seus imensos desafios.

Das surpresas para prestar atenção, conheci a MeloKids com a sua linha educacional para crianças a partir de músicas criadas por IA; e a Papum se denominando “o TikTok de aprendizagem corporativa” no modo just in time learning.

Andando mais pelo interior do evento, questionei o meu eu interior. O lado mais humano e menos máquina. Essa evolução que estamos vivendo veio para ficar e, consequentemente, dominar muitos pilares da sociedade. Iremos ganhar mais liberdade ou ficaremos mais reféns? Será que os nossos avanços na PJ trarão mais tempo livre na PF? É artificial ou, daqui a pouco, todo mundo superficial?

Mudança desperta incertezas. Porém (sempre tem um “porém” da salvação ou preocupação), no meio de tanta novidade, pensei nos meus netos. Hoje não tenho nem filhos, mas logo pensei na geração seguinte a eles. Porque aquela frase tão emblemática “O que eu vou contar para os meus netos?” vai perder força.

Os meus e os seus netos vão perguntar sobre a vida, primeiro, para uma máquina. Atrapalhando toda a surpresa familiar que sempre existiu. Mesmo assim, isso nunca deverá estragar a magia que é ouvir a sua avó e o seu avô contando uma boa história.

Lembrar dos meus, enquanto escrevo este texto, me fez abrir um sorriso. A relação humana sempre prevalecerá, pois Inteligência Artificial não cria laços familiares reais. Muito menos avós legais.

Mas sabe criar soluções.

Últimas notícias