Mercado cinza x desenvolvimento internamente x fabricante do produto

Ao definir as prioridades de tecnologia para o próximo ano, você pensa em investir ou economizar

Por Luciano Oliveira, Diretor Geral Brasil e Portugal do OTRS Group

Salvador, 05/01/2022 – Pesar os prós e os contras pode ser desafiador, principalmente porque, à primeira vista, as diferenças de valores podem ser significativas. Como todos sabemos, no entanto, o preço é apenas parte da decisão de compra. Quando se trata de avaliar o mercado cinza em comparação com as outras opções, certifique-se de considerar esses quatro pontos:

1. Suporte e Serviços
Colocar em funcionamento é uma coisa, mas assim que sua nova solução estiver pronta, o que você pode esperar? O que acontece quando um problema é encontrado? Isso interromperá a entrega do serviço ou não será mais do que um soluço? Considerar:

•  Mercado cinza. Muitas vezes, são empresas pequenas que se concentram em atrair novos clientes e cumprir novos contratos. Embora eles pretendam oferecer ajuda e orientação, eles geralmente não têm os recursos para torná-lo uma prioridade após a instalação do sistema. Você pode esperar dias ou semanas por ajuda e, às vezes, os problemas simplesmente não são resolvidos porque eles não têm os recursos para resolvê-los.
•  Interno. Ao trabalhar com alguém internamente para criar uma solução, você tem a certeza de ter experiência hoje. Mas, a questão é se esse recurso pode ser dedicado de forma contínua. Além disso, é importante considerar ter um backup que seja igualmente bem versado na solução customizada ou então você corre o risco de perder o conhecimento necessário para dar suporte à solução caso o designer inicial e o desenvolvedor deixem sua empresa.
•  Fabricante do produto. Como uma empresa, os fabricantes de produtos possuem mesas de suporte dedicadas que o ajudarão e orientarão a longo prazo. Essas equipes existem especificamente para ajudá-lo em momentos de necessidade. Além disso, como este é o produto deles, eles investem em documentação e outras bases de conhecimento que tornam o uso do produto o mais fácil possível.

2. Segurança da Informação
Como GDPR, CCPA, LGPD e outros focaram na proteção de dados, a segurança de um novo sistema é uma consideração crítica. Não há apenas implicações de privacidade agora, mas também implicações financeiras, à medida que multas pesadas e a perda de confiança do consumidor se enraízam. Sua empresa estará segura se você trabalhar com:

•  Mercado cinza. Essas equipes implementam produtos pertencentes a outras empresas. Isso significa que eles podem fazer alterações de personalização que enfraquecem as considerações de segurança que foram implementadas originalmente pelo fabricante. Além disso, os fabricantes rotineiramente lançam patches para resolver vulnerabilidades. Certifique-se de que eles serão aplicados e, mais importante, se eles ainda podem ser aplicados após a personalização!
•  Interno. Se você for lidar com um projeto de desenvolvimento internamente, certifique-se de que sua equipe esteja familiarizada com os conceitos de privacidade por design e as considerações de segurança mais recentes.
•  Fabricante do produto. A reputação do fabricante do produto depende da segurança de seu produto, portanto, eles contam com especialistas na equipe que avaliam os protocolos e requisitos de segurança mais recentes para garantir que sejam incorporados ao produto. Além disso, eles trabalham continuamente para corrigir vulnerabilidades … e até fazem isso por você, se você estiver trabalhando com uma solução gerenciada.

3. Longevidade do parceiro
Ao comprar uma solução, você também está comprando uma empresa. O seu parceiro estará lá por muito tempo?

•  Mercado cinza. Embora existam alguns fornecedores do mercado cinza que são maiores e mais estabelecidos, muitos dos mais baratos estão apenas começando no mercado ou são uma simples empresa de cinco pessoas. Eles não são operadores de negócios comprovados que podem garantir a você que estarão disponíveis a longo prazo.
•  Interno. Claro, isso depende do indivíduo. Você deve considerar a possibilidade de que a pessoa que está desenvolvendo e apoiando possa eventualmente procurar um novo emprego. O que acontecerá com a solução nesse ponto?
•  Fabricante do produto. Novamente, o produto é assunto do fabricante do produto. Financiamento, estratégia, suporte e desenvolvimento são os fundamentos do negócio. Se o produto estiver no lugar, você pode confiar que a empresa estará por perto para mantê-lo operacional a longo prazo.

4. Oportunidades para o futuro
As necessidades mudam com o tempo. Se você investir em um novo sistema hoje, como pode ter certeza de que ele atenderá às suas necessidades ao longo dos anos? Você será capaz de se ajustar e se adaptar tão rapidamente quanto necessário?

•  Mercado cinza. Mais uma vez, existe o risco de trabalhar com uma empresa que pode fechar as portas a curto prazo. Além disso, no entanto, esses fornecedores não estão focados no desenvolvimento futuro de novos recursos, incorporando feedback do cliente ou implementando conceitos modernos.
•  Interno. Contanto que você possa combater os riscos mencionados acima, ter o trabalho feito internamente ajuda a oferecer flexibilidade. Se o desenvolvedor trabalhar diretamente para sua organização, ele poderá compreender rapidamente suas necessidades e modificar a solução para atender a seus objetivos.
•  Fabricante do produto. Garantir que o produto esteja atualizado com as tendências e necessidades do cliente é o que o mantém relevante, de modo que os fabricantes de produtos investem muito tempo e dinheiro na coleta de informações dos usuários e na observação das tendências do setor. Esses são os alicerces do roteiro, de modo que suas necessidades futuras sejam atendidas de maneira rápida e rotineira.

Para 2022, faça um orçamento para melhor. Abandone os serviços do mercado cinza e libere recursos internos. Procure fabricantes de produtos que tenham a certeza de fornecer suporte e segurança, economizando tempo e dinheiro.

Últimas notícias