Impressora in-house: vantagens de produzir seus próprios rótulos e etiquetas

Por Luiz Carli, Diretor Geral da OKI Data Brasil

Salvador, 10/02/2021 – Um instante. Em um mundo cada vez mais repleto de marcas e opções, isso é tudo que as empresas têm, hoje em dia, para conquistarem seus clientes e se diferenciarem da concorrência. Nesse contexto, tão importante como oferecer um produto de qualidade é a capacidade de atrair a atenção dos clientes de maneira prática e objetiva. Afinal, como começar uma boa experiência de consumo estando no meio de uma gôndola de supermercado? A resposta definitivamente pode passar pelo seu rótulo.

Investir em uma estratégia de rotulagem de alta qualidade é fundamental para chamar a atenção e se posicionar. Engana-se, porém, quem pensa que fazer isso é uma tarefa complexa e cara. Ao contrário. É cada vez mais fácil tornar a produção de rótulos em um diferencial competitivo de sua companhia, e sem precisar fazer esforços ou ter custos excessivos.

Esse é um dos motivos pelos quais contar com uma impressora in-house pode ser uma experiência totalmente diferente e interessante para as empresas. Ter a sua própria impressora, alocada no seu trabalho acarreta inúmeras vantagens. Basta imaginar que você não precisa ter a preocupação de ficar trafegando com arquivos externamente.

Imagine, por exemplo, que sua empresa precisa fazer uma campanha especial para vender produtos em um determinado evento. Ter uma impressora dentro da operação ajuda a evitar o vazamento da ação, por algum descuido.

Outro ganho é o de agilidade. Ter uma impressora própria agiliza possíveis ajustes sem a necessidade de imprimir várias peças – ou ter que enviar e-mails e portadores para todos os cantos. Mesmo que haja alguma modificação a ser feita no design do rótulo, é possível corrigi-lo internamente. Caso o problema esteja mais relacionado com o tipo de mídia, você consegue fazer testes para ver qual é o que mais se encaixa com a proposta.

Essa rapidez também significa a chance de ganhar mais rentabilidade com a customização de produtos para os mais diversos públicos da marca. Vale destacar que estudos indicam que a ‘personalização’ será cada vez mais uma via fundamental para a criação de uma experiência positiva para os clientes, e que esse fator deve se consolidar como um dos mais importantes focos das administrações corporativas nos próximos anos.

Não por acaso, análises da consultoria Euromonitor destacam a customização como uma das principais tendências para a próxima década. Oferecer soluções específicas é cada vez mais um fator-chave para criar uma experiência positiva dos clientes com as marcas. Os consumidores desejam que os produtos e serviços se adaptem às necessidades de consumo mais variadas e que ofereçam com clareza suas características e efeitos.

Em paralelo aos ganhos, a produção interna de rótulos pode significar, também, a chance de se obter economias dos mais diversos tipos – dinheiro, espaço, matéria-prima, tempo etc. Para um fabricante com vários produtos diferentes, por exemplo, pode ser bastante desafiador administrar estoques de rótulos e as demandas de cada produto. E até mesmo aproveitar ocasiões para fazer rótulos temáticos.

Além disso, a existência de uma impressora in-house permite realizar a impressão na hora, mesmo quando há a necessidade de se mudar as informações do rótulo na embalagem ou identidade do produto para situações muito específicas.

Todas essas possibilidades permitem a redução de custos para a produção de rótulos, sobretudo para quem precisa de pequenas e médias tiragens, ou de impressão sob demanda. Indiretamente, vale destacar, essa capacidade representa a chance de evitar o risco de divulgar dados obsoletos (de uma promoção, campanha ou linha, entre outros) garantindo mais assertividade e clareza às divulgações.

A eliminação da impressão excessiva e do descarte desnecessário de materiais ajuda, ainda, a manter a rotulagem dos produtos sempre em conformidade com as regras de seus segmentos, mesmo nos casos em que há mudanças constantes por conta de vigilância e regulamentação industrial das informações dos itens. Ter uma impressora própria permite que seja possível que a empresa seja capaz de adicionar ou remover qualquer conteúdo, sem que isso resulte em desperdício.

A facilidade de adequar a impressão de rótulos, quando a produção é feita dentro da própria empresa, gera uma vantagem competitiva real para os negócios. Ela oferece a chance de se agregar mais inteligência e estratégia à operação, o que possibilita maior flexibilidade ao uso dos rótulos como um elemento de diferenciação e destaque da empresa no mercado. Ao investir em equipamentos de qualidade e fornecedores confiáveis, bem como experientes no mercado de rotulagem, as organizações ganham um atalho na jornada de conquista dos clientes. Resta saber quem está atento a essa oportunidade.

Últimas notícias