Feriado prolongado no condomínio: você é da folia ou do sofá?

Por Marcus Nobre, CEO da uCondo

Salvador, 18/02/2023 – Morar em um condomínio é como viver em uma minicidade: para que tudo funcione em harmonia, é preciso que administrador, síndico, moradores e funcionários sigam regras pré-acordadas. Quanto mais claros e simples forem os processos, maior a chance das regras não serem quebradas. Esse é um fator importante principalmente durante os feriados prolongados, como o Carnaval, que se aproxima, quando as pessoas buscam descansar ou focar nas festividades.

Assim como nas cidades, dentro de um condomínio encontramos uma multiplicidade de personalidades e estilos de vida. Já na sexta-feira de Carnaval, enquanto alguns caem na folia das ruas, outros fazem festa dentro do condomínio, e outros, ainda, preferem relaxar, passando o feriado entre a cama e o sofá. É na hora dessa escolha que as regras do conjunto podem, ou não, se tornar um problema.

Para aqueles que querem festejar dentro do condomínio, o primeiro passo é reservar o espaço destinado a essa função. Nos feriados, a grande quantidade de pedidos de reserva pode causar desinformações, problemas de comunicação e tomar mais tempo do síndico do que ele gostaria. Além disso, quando vários moradores pedem a mesma coisa ao síndico e apenas um pode consegui-la, mesmo que seja usada a ordem de chegada, para os mais impacientes, a situação pode gerar um conflito.

Aqui na uCondo, nós usamos a tecnologia para facilitar a vida dentro dos condomínios e evitar dores de cabeça. Em nossa plataforma, o processo de agendamento de espaços comuns é prático e rápido. Dentro do menu há a opção de “reservas” e basta o usuário selecionar que deseja fazer uma nova reserva e escolher um dia e horário disponíveis no calendário. Ainda é possível deixar uma mensagem de observação caso seja necessário. Ao aceitar os termos de uso do espaço, pronto: reserva feita sem burocracia!

A reserva via app uCondo permite que o gestor defina regras de uso dos espaços antes de disponibilizá-los aos moradores (incluindo o bloqueio de inadimplentes). Os moradores conseguem reservar espaços sem acionar o síndico e o zelador e demais funcionários do condomínio ficam sabendo da reserva a tempo para deixar o espaço limpo e organizado.

Durante as festas, as reclamações mais comuns entre vizinhos são o som alto e o barulho excessivo dos convidados. É só “dar um Google” para encontrar uma enxurrada de notícias sobre brigas de vizinhos por esse motivo, já que algumas delas terminam na polícia. O clima permissivo das festas também não ajuda. O número de mortes relacionadas ao uso abusivo de bebidas alcoólicas aumentou 24% no Brasil, segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), em relatório publicado em 2022.

Novamente, a caixinha de aceite de termos de uso do espaço no app uCondo é uma ferramenta muito útil para lembrar e reforçar as regras de convivência do condomínio. O termo, disponível para leitura por meio de um link, também pode incluir a punição, pré-estabelecida, para o morador que desrespeitá-las. Ou seja, ninguém precisa dizer isso a quem está fazendo a reserva, está tudo posto, sem conversas desconfortáveis. Além disso, diante de qualquer problema sobre determinada festa, é possível minimizar a situação acionando responsáveis pelo app. Acreditem, o feriado em condomínio pode ser bom para todos.

Últimas notícias