Extravio de Bagagem

Salvador, 04/11/2019 – Você se prepara todo, escolhe o destino, pesquisa os preços de passagens, compra na data que vai coincidir com as férias ou feriadão. Depois, pesquisa a hospedagem ideal para acomodar a família e amigos nos dias de passeio. Uma delícia esse planejamento de viagem, não é mesmo!

Você sabia que há muitas opções de imóveis para alugar em Salvador? Sim e está cada vez mais comum esta prática. Quem viaja está preferindo alugar um imóvel no local do que se hospedar em hotéis e pousadas, pois alugando um imóvel o turista fica mais livre na questão dos horários e também pode conseguir uma boa economia na hora de fechar o contrato.

apartamentos para alugar em Salvador que são ótimas opções para acomodar quem pretende passar dias inesquecíveis nessa cidade encantadora.

Mas para que tudo saia perfeito do começo ao fim, a sua bagagem é prioridade! Alguns cuidados devem ser tomados para que a sua mala vá e volte em segurança, afinal ninguém merece descobrir que a sua bagagem simplesmente não chegou ao destino ou pior: se perdeu pelo caminho. Confira as nossas dicas.

As causas mais frequentes do extravio de bagagem

Entre as causas que mais são destacadas como motivo de extravio de bagagens estão os voos com conexões.

Em uma troca de aeronaves, às vezes pode acontecer do passageiro embarcar no próximo voo e sua mala não. Essa situação é frequente quando há pouco tempo entre os voos, pois as companhias aéreas priorizam os horários de partida, deixando as bagagens dos passageiros para depois, se for o caso.

A perda da bagagem também pode acontecer quando a etiqueta de identificação se desprende da mala, deixando-a literalmente sem dono, ou ainda, se a sua mala vai para a esteira e outro passageiro a leva embora por engano achando que é a dele.

Também pode acontecer o furto na área interna, externa ou na esteira do aeroporto. Portanto, é bom sempre ficar de olho em sua bagagem.

Como evitar o extravio de bagagem

Algumas medidas simples podem ser tomadas nas viagens, para você não ser pego de surpresa, caso aconteça algum problema com a sua bagagem. É melhor prevenir do que remediar.

Leve sempre uma muda de roupas limpas e itens de primeira necessidade  como remédios, pasta de dente, agasalho em sua mala de mão, assim caso sua mala suma, você tem uma troca de roupas e seus itens básicos na mão para se virar até a sua mala aparecer.

Também evite despachar objetos de valor como celulares, eletrônicos portáteis, dinheiro e cartões de crédito, joias ou objetos de grande valor. Além do prejuízo e da grande falta que esses objetos irão fazer em caso de extravio, as empresas aéreas não se responsabilizam.

Para evitar erros, retire todas as etiquetas de voos antigos, para que a informação atual fique claramente à mostra. Confira o peso e a etiquetagem de sua bagagem, que deve indicar o seu destino final e pergunte quais os procedimentos que deve seguir para retirá-la. Guarde com cuidado o comprovante de despacho da bagagem até ter certeza que está tudo certo e tire fotos de dentro e de fora da sua mala antes de despachá-la, apenas para garantir.

As suas informações devem constar na bagagem, pode colocar uma tag ou um cartão de visitas com nome, endereço, e-mail e telefone legíveis do lado de fora e outro com as mesmas informações dentro da mala, para garantir, caso a tag seja arrancada.

Os cadeados são essenciais para que dificultem a abertura da mala. Em viagens para os EUA, utilize modelo aprovado pelo TSA para evitar danos. Fique atento na hora da entrega na esteira, coloque algum tipo de adesivo, fitas, lenço ou identificador específico, para que você e os outros passageiros do voo tenham mais facilidade na identificação, especialmente se ela for preta ou muito comum. E não descuide nem por um minuto, da sua bagagem nas áreas comuns do aeroporto, praça de alimentação ou banheiros.

Quando for planejar sua viagem é bom evitar as conexões com menos de uma hora em voos domésticos e 2 horas e 30 minutos para voos internacionais, principalmente se forem de companhias diferentes e prefira as companhias aquelas que fazem parte da mesma aliança ou que possuem acordo de compartilhamento de voo.

O que fazer se a sua bagagem for extraviada

Se, por um acaso, a sua bagagem for extraviada, danificada ou furtada, você sabe o que precisa fazer? Não se desespere e confira as orientações de como proceder nesses casos.

Se a sua bagagem for extraviada, você deverá procurar a empresa aérea que viajou o quanto antes (ainda na sala de desembarque) e contar que o que aconteceu. Depois basta preencher o formulário P.I.R. (Property Irregularity Report), que pode ser retirado na própria empresa aérea.

Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem e documento com foto.

De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), você tem até 15 dias para relatar o fato ocorrido para a empresa responsável pelo seu voo.

Já se a sua bagagem for danificada, você deverá procurar a empresa aérea para relatar o fato, preferencialmente ainda na sala de desembarque e fazer o registro por escrito na própria empresa em até 7 dias após a data de desembarque.

Mas se o seu problema for furto de bagagem você também deve procurar a empresa aérea que viajou e comunicar o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro.

Seus direitos em caso de bagagem extraviada

Alguns direitos asseguram os passageiros que tiveram problemas com as suas bagagens, fique atento em quais são:

Depois de procurar a empresa e enviar a reclamação por escrito, caso a empresa não possa entregar sua bagagem de imediato, você pode exigir alguma compensação financeira para comprar itens de primeira necessidade. Este valor varia de acordo com as rotas de vôos nacionais e internacionais e com a política da própria empresa.

Caso a sua bagagem seja entregue com atraso superior a 72 horas de seu desembarque, você tem direito a uma compensação financeira maior. No entanto, as empresas têm até 30 dias em voos domésticos e 21 dias em voos internacionais para localizar a bagagem antes de oficializar o extravio. Somente após esse prazo elas começam a falar em indenização.

Em todos os casos, você tem direito a receber sua bagagem na cidade e no endereço de sua conveniência, caso ela seja encontrada. Vale dizer, que mesmo nos casos em que a bagagem extraviada é entregue, uma compensação pelos danos morais poderá ser requerida.

E quando a bagagem extraviada não é encontrada, as empresas aéreas devem oferecer uma proposta de indenização de acordo com o peso da mala registrado no check-in.

Últimas notícias