Dispositivos vestíveis: a alternativa capaz de reduzir a rotatividade de profissionais do varejo

Por Levi Lima, Gerente de Engenharia de Vendas e Soluções da Zebra Technologies no Brasil

Salvador, 09/08/2023 – A sabedoria popular não erra quando diz que o trabalhador feliz rende mais. No mundo profissional, as necessidades mudam a cada instante e, com o amplo desenvolvimento da tecnologia, a perspectiva é desafiadora. Cada vez mais ativos, os colaboradores exigem melhores ferramentas, além de treinamentos e suporte para realizarem suas atividades de maneira mais precisa e significativa.

As indústrias do varejo, logística e manufatura não estão indiferentes a essas necessidades. Nestes setores, a rotação de profissionais pode ser alta na linha de frente devido à falta de ferramentas e/ou treinamentos, o que gera frustração no trabalhador. Além disso, de acordo com o último Warehousing Vision Study, feito pela Zebra Technologies, 45% desses trabalhadores se sentem pressionados para se adaptar às novas tecnologias por medo de perder seus empregos.

Nesse panorama, a melhor solução se apresenta por meio de dispositivos vestíveis, a ferramenta que deve se tornar um elemento básico em cada armazém e que tem como finalidade maximizar a produtividade e a eficiência das operações com o objetivo de simplificar e reduzir os tempos de capacitação para os usuários. Estes dispositivos indicam aos trabalhadores, seja de maneira sonora ou visual, aonde ir e o que fazer quando chegam ao local de trabalho, ajudando-os, assim, a atingirem produtividade máxima de uma maneira mais tranquila e natural. Com eles, ninguém precisa se preocupar em pegar e deixar um aparelho sempre que precisa carregar outra coisa. E mais: o empregado aprende mais rápido a utilizar as ferramentas e a se tornarem autônomos.

Os dispositivos vestíveis proporcionam uma tecnologia que facilita a formação no posto de trabalho de forma simples, direta e familiar, ao invés de obrigar os novos colaboradores a aprender tecnologias complicadas para realizar novas tarefas. Essas ferramentas são intuitivas, autoexplicativas e familiares e podem diminuir o tempo convencional de 4.7 semanas que um empregado leva para alcançar a produtividade plena. Ainda de acordo com o Warehousing Vision Study, 76% dos revendedores afirmam que investiram tempo e dinheiro treinando funcionários sobre como usar tecnologia no trabalho. Os dispositivos vestíveis, por sua vez, guiam os colaboradores no desenvolvimento das suas funções, facilitando a formação, acelerando a produtividade e ajudando na retenção de talentos sem a necessidade de formação técnica secundária durante a incorporação.

Em resumo, há uma série de razões que contribuem para os dispositivos portáte ajudarem na diminuição da rotatividade de colaboradores, entre elas o fato de gerar autonomia e controle dos empregados, fazendo com que se sintam mais valorizados e comprometidos. Eles também podem ajudar os trabalhadores a se conectarem com seus colegas de trabalho e gerentes, melhorando o clima e criando um sentimento importante de comunidade.

Em geral, essa tecnologia é uma ferramenta poderosa que ajuda as empresas a melhorarem a capacitação, satisfação e produtividade de seus empregados. Para qualquer empresa que está buscando formas de melhorar o rendimento, os dispositivos vestíveis são uma excelente opção e transitar por este caminho só trará benefícios para as empresas e seus colaboradores, além do desenvolvimento da indústria.

Últimas notícias